Youtube X Vímeo – Qual a melhor opção?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aplicar estratégias de vídeos em seus projetos de marketing digital é necessário, afinal, o aumento no consumo desse tipo de conteúdo é algo surpreendente. No entanto, sabemos também que a plataforma onde você irá disponibilizar esse conteúdo influência muito em seus resultados.

Obviamente, quando falamos em vídeos, o primeiro nome que nos vem à cabeça é o Youtube, não é mesmo?

E não é por acaso, ele é um dos sites mais acessados do planeta! Além disso, são milhões de conteúdos disponibilizados nele todos os dias, por isso tornou-se, realmente, uma referência na distribuição de conteúdo em vídeos.

A questão é que se há poucos anos atrás, o Youtube era uma plataforma única de vídeos, com o passar do tempo, outras vão surgindo no mercado e começam a ocupar seus espaços. Esse é justamente o caso do Vímeo.

Muitos profissionais têm dúvidas sobre qual das duas optar na hora de criar suas estratégias. Durante o ano, recebemos inúmeras perguntas sobre qual a melhor opção. Então, nada melhor do que trazer um comparativo entre os dois, não acha?

Nós, do blog do Mestre do Adwords, preparamos um conteúdo especial sobre isso. E na sua opinião, quem vence a disputa: Youtube X Vímeo?

Vem conferir!

Youtube X Vímeo

Em relação ao alcance, quem ganha?

Sem sombra de dúvidas, o Youtube ganha em relação ao alcance. Como falamos no início do conteúdo, ele é um dos sites mais acessados em todo o mundo. O seu aplicativo é um dos mais baixados da atualidade, liderando na lista de downloads, tanto para dispositivos androide, como para IOS.

O Vímeo cresceu bastante desde a sua criação, mas não conseguiu chegar à ser a potência que o Youtube já é. Segundo a própria plataforma, hoje ele tem, mais ou menos, 100 milhões de usuários. O que não é uma margem nada pequena, mas se comparada com o Youtube e seus bilhões de usuários únicos por dia, a diferença se faz muito grande.

Então, nesse quesito quem ganha é o Youtube.

Pago ou Gratuito, quem leva?

Talvez, essa seja uma das grandes diferenças entre as duas plataformas: O Youtube é totalmente gratuito. Enquanto o Vímeo, possui pacote de assinaturas pagas para diferentes tipos de públicos.

Só não ache que quem paga para utilizar o Vímeo não sai ganhando. A plataforma disponibiliza suporte e recursos que o Youtube não têm, logo dependendo do seu objetivo, ele acaba sendo muito mais interessante.

Para tal, é preciso avaliar quais são as necessidades de seu negócio e aí sim, escolher a melhor opção para você.

Podemos dizer que nesse quesito as duas ficam empatadas. Enquanto o Youtube é totalmente gratuito e acessível a todos, o Vímeo possui assinatura em alguns pacotes, mas que lhe dão ferramentas de trabalhos mais assertivas.

Essa escolha terá que ser sua!

Youtube X Vímeo...

Integração com Google, Youtube ganha!

Esse ponto temos que dar ao Youtube e não tem nem o que discutir. Ele é a plataforma oficial do Google, logo as facilidades de integração, monetização e aparecimento nos resultados de busca são muito maiores e, claro, mas eficientes.

Você pode criar um canal no Youtube e compartilhar em todos os tipos de locais, inclusive promovendo-o através de anúncios. Todas essas ações são bem facilitadas e integradas na própria plataforma.

O Vímeo não tem isso. Inclusive, há poucos anos, ele ainda não tinha um respaldo bacana para dispositivos móveis. Agora já tem, mas acreditamos que não seja tão bom quanto o do Youtube.

Clube de assinaturas, no Vímeo é possível!

Não podemos tirar as vantagens do Vímeo, então acreditamos que esse é um de seus grandes diferenciais. Com sua utilização, você consegue criar clubes de assinatura, onde só os usuários cadastrados têm acesso ao vídeo.

O Youtube é uma rede mais aberta, onde todo o conteúdo é compartilhado. Claro que, atualmente, já existe a opção de exibir apenas para quem recebeu o link de acesso no e-mail, mas sabe aquela página inicial onde o usuário entra com login e senha?

No Youtube isso não existe, já no Vímeo sim. Então, se você tem como objetivo uma área de membros nesse estilo, acabou de encontrar a solução.

Métricas – Qual entrega mais?

Há quem afirme que o Youtube consegue te entregar relatórios mais assertivos, já que está diretamente ligado ao Analytics. No entanto, nada lhe impede de fazer o mesmo com seus vídeos do Vímeo.

De qualquer maneira, por já estar integrado em relação às funções e botões, o Youtube te dá um maior conforto para a busca de resultados. Já que tudo fica ali disponível em suas mãos.

Youtube X Vímeo..

Seo no Youtube funciona melhor

Seria até um erro não mencionar essa questão. O Youtube tem um trabalho muito forte com relação às palavras-chave. Se você otimizar muito bem seus vídeos, inserindo os termos no título, na descrição e nas tags, as chances de ser encontrado aumentam muito. Isso tanto para a busca dentro da ferramenta, quanto para os motores de busca do Google.

No Vímeo isso já não acontece, à não ser que otimize uma página que contenha o vídeo, no entanto, você terá que investir em uma hospedagem e em conteúdo à parte para que esse posicionamento ocorra.

E aí, qual a melhor opção? Youtube X Vímeo?

A responsabilidade da escolha está em suas mãos. Apesar de pontos mais positivos para o Youtube, principalmente, por ser uma plataforma de vídeos gratuitos. O Vímeo apresenta funcionalidades próprias que podem se adequar mais aos seus projetos e objetivos.

O melhor é fazer um levantamento de suas necessidades para que você consiga obter essa resposta de uma forma mais simples e segura.

Nós, do blog do Mestre do Adwords, esperamos ter lhe ajudado a esclarecer mais informações sobre o assunto.

Até breve!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram