Youtube Adwords: Como investir com apenas R$ 0,11? (Garantido)

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Ao ler o título desse artigo você já pensou em criar a sua campanha de youtube agora mesmo, não? “Caramba Tiago, pagar apenas R$ 0,11 para anunciar no maior website de vídeos do mundo é realmente incrível” Pois sim, isso é verdade.

Ainda encontro muitos empresários e empreendedores que perdem uma grande oportunidade por não investir nessa mídia. O Youtube é a “emissora de TV” de maior sucesso na internet, e ainda por cima umas das maneiras mais baratas de divulgar o seu vídeo.

Há uma frase que sempre cito sobre a melhor forma de anunciar e conquistar novos clientes: “Uma imagem vale mais do que mil palavras e um vídeo vale mais do que mil imagens

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Com essa frase podemos entender melhor a importância dos vídeos em nossos negócios, através deles podemos facilmente aumentar nossa audiência, fortalecer nossa marca, nos comunicar melhor com nosso público-alvo e claro…. vender ainda mais. Eu confesso que anunciava muito pouco no Youtube até acompanhar o crescimento fenomenal em canais de alguns clientes e parceiros, que conseguiram resultados fantásticos em seus lançamentos de produtos e negócios anunciando no Youtube Adwords.

Há muito tempo já venho dizendo que nosso canais abertos perderão uma grande fatia para o mercado (na verdade, já perderam) pois o Youtube cresce a cada ano de uma forma enloquecedora…

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Mas quanto custa investir no Youtube Adwords?

Na última campanha que criei há alguns dias atrás o CPV médio (Custo por visualização) estava em R$ 0,11, ou seja, cada usuário que assistia o meu vídeo por 30 segundos ou mais eu pagava apenas R$ 0,11 para o Google.

Na linha de descrição do vídeo tinha um link que direcionava para o website, e você sabe quanto que me custou cada usuário que entrou no meu webiste através desse link? NADA. É isso mesmo, o custo para cliques nesse link é absolutamente ZERO.

 

Como posso gerar resultado no Youtube Adwords?

Caso você já tenha investido alguma vez no Youtube Adwords e não alcançou o seu objetivo, eu acredito que você tenha cometido algum dos 5 principais erros que muitos anunciantes pecam na hora de anunciar no Youtube:

1. Qualidade do Vídeo: Não anuncie vídeo ruim, fique atento a qualidade de imagem, áudio e principalmente o roteiro. Vídeos que não tem uma qualidade mínima aceitável não passam credibilidade e os usuários costumam sair rapidamente, não assistem até o final e também não farão a ação que você definiu como seu objetivo. Escolha o seu vídeo mais profissional, caso não tenha um, talvez seja a hora de pensar em produzir.

 

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2. Segmentação: 80% das campanhas de Youtube Adwords que eu verifico não estão segmentadas corretamente. Lembre-se que vale muito mais a pena pagar R$ 0,25 por um usuário que assistiu o seu vídeo que pode se tornar um futuro cliente seu do que pagar R$ 0,05 por um usuário que nem sequer irá visitar o seu website. O segredo para o sucesso no Youtube Adwords é segmentação. Entenda a importância do avatar nesse vídeo.

 

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3. Call-to-action: Não esqueça de definir a ação que você quer que o usuário faça após assistir o vídeo. Coloque essa “chamada para a ação” no vídeo, por exemplo, no final do vídeo você pode dizer: “Clique no link abaixo para saber maiores informações de como você pode conseguir 15% de desconto comprando hoje. Espero você. Até mais”. Lembre-se que objetivo é fazer com que o usuário aja, então enfatize isso no roteiro do seu vídeo.

 

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4. Link para o website: Há pelo menos 2 lugares onde você deve colocar o link para o seu website: 1 – No próprio vídeo, onde você configura isso no próprio Youtube. 2 – Na primeira linha de descrição do vídeo. Esse link é primordial para o sucesso em uma campanha no Youtube Adwords, e ele tem que vir acompanhado com uma boa call-to-action, como por exemplo: “Ganhe seu Bônus agora: link website”. Eu não recomendo em hipótese alguma investir em Youtube Adwords sem esses links mesmo em campanhas de fortalecimento de marca, pois mesmo assim você pode direcionar os clientes para uma landing page onde tem maiores informações sobre sua empresa ou produtos e através do analytics podemos analisar o comportamento dos visitantes.

 

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5. Péssimo início: O seu vídeo precisa ser incrivelmente fantástico nos primeiros 15 segundos. Faça o máximo para prender a atenção do usuário. Quanto menos pessoas deixarem o seu vídeo rapidamente, maior será o índice de qualidade de sua campanha e menor será o custo por visualização, ou seja, o seu custo pode cair muito com esse índice nas alturas.

Recentemente eu recebi um e-mail do Google com um vídeo promocional muito criativo, ou seja, os 5 segundos iniciais fizeram toda a diferença nessa campanha. Segue abaixo a escrita do e-mail:

A NAIL, agência sediada em Rhode Island, sentiu-se incomodada pela a forma com que muitos anunciantes têm usado o YouTube Adwords: segundo os próprios, não explorando todo o potencial de adequação à plataforma.

Para provar este ponto, desafiaram-se a criar um anúncio pre-roll que ninguém quisesse pular.

O skip rate desta experiência foi de bons 26%.
E você, teria coragem de pular este anúncio?”

 

 

FONTE: E-mail “Updates do Google para agências” enviado no dia 28/08/2014.

 

Como ter um resultado ainda melhor no Youtube Adwords?

Quer um resultado ainda melhor? Então siga essas 7 dicas na hora de configurar o seu vídeo e desfrute de resultados que impulsionarão ainda mais seus negócios. As dicas abaixo também influenciarão positivamente no SEO e na relevância do seu vídeo no Youtube.

1. Título: Por que você está lendo esse artigo? Talvez o título o chamou muita atenção e gerou uma curiosidade enorme de como você pode anunciar no Youtube Adwords pagando apenas R$ 0,11, e é exatamente isso que você tem que fazer quando adicionar um título no seu vídeo no Youtube. Esse é o fator que eu pessoalmente considero mais importante para um vídeo de vários acessos, por isso gaste alguns minutos e pense em um título que realmente chame a atenção do seu avatar, algo com que seja impossível dele ignorar.

 

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2. Descrição: O Google ama textos, e confesso que até agora não utilizei a descrição como deveria, e analisando vários canais de sucesso no Youtube pude perceber algo em comum, muitos deles tem uma descrição super detalhada do vídeo, e nessa descrição há também links externos para sites, redes sociais etc. Não ignore esse fator que é realmente muito importante para o posicionamento do seu vídeo. PS: Eu tenho o costume de colocar o link do meu webiste na primeira linha de descrição, creio que é melhor para trazer trafégo orgânico para o meu blog.

 

youtube-descricao

 

3. Nome do arquivo do vídeo: Ao carregar um vídeo no Youtube fique atento também ao nome original do arquivo no seu computador, evite subir um vídeo com um título que esteja relacionado ao conteúdo do seu vídeo, como por exemplo, “video1.mp4”, “finalyt.wmv” etc. Altere o nome do arquivo que seja semelhante ao real título que você vai trabalhar no Youtube. PS: Isso é muito importante para o SEO.

 

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4. Imagem chamativa: Assim como usar um título chamativo, a imagem funciona da mesma forma quando você insere a miniatura no seu vídeo. Eu costumo escolher o melhor momento do meu vídeo e coloco uma frase chamativa usando o editor de imagens online Canva. Isso ajuda muito no crescimento de visualizações, pois no lado direito onde o Youtube recomenda vários vídeos, o usuário clicará no que chamar mais atenção dele, por isso tanto o título quanto a miniatura são de suma importância para atrair mais views.

 

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5. Escolhendo as TAGs: Vá no planejador de palavras-chave no Google Adwords e verifique quais são as palavras mais buscadas no Google e comece a utilizá-las nas TAGs do seus vídeos. O Google verifica as tags e recomenda o seus vídeos para outros usuários baseado nelas. Atenção: É recomendável que as tags sejam altamente relevantes ao conteúdo do vídeo, e para um melhor resultado final que as tags estejam também na descrição e no título.

 

youtube-tags

 

6. TAG única: Dica de ouro do meu amigo Gabriel Rockenbach do blog “O Novo Empreendedor” (recomendo fortemente em você conhecer o curso do Gabriel sobre Youtube Marketing (não é link de afiliado)). Bom a TAG única é a criação de um TAG que seria impossível outra pessoa usar, você pode adicionar várias letras e números, isso serve apenas para o Youtube interligar os seus vídeos, então quando um usuário está assistindo um vídeo seu, o Youtube recomendará os seus outros vídeos na lateral direita, devido a essa única TAG que é apenas usada por você.

 

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7. Fator Social: Peça para clicarem no botão GOSTEI, e se possível até comentarem, pois o fator social influencia muito para a relevância do vídeo no Youtube.

 

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Dica Bônus de Ouro: Como conseguir vários inscritos relevantes em 30 minutos?

Caso você tenha uma lista de e-mail e poucos inscritos no seu canal, siga os passos a seguir:

  1. Crie um vídeo de conteúdo super interessante;
  2. Crie um título de e-mail e do vídeo altamente chamativo;
  3. Divulge o vídeo para a sua lista de e-mails.

Atenção: A dica de ouro é não redirecionar diretamente para o vídeo, e sim para o link onde o usuário poderá se inscrever facilmente. Veja um exemplo de um link para conseguir mais inscritos.

 

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Enfim, Como faço para anunciar no Youtube com apenas R$ 0,11?

Você vai precisar um pouco mais para investir no Youtube, porque R$ 0,11 será o custo por cada usuário que assistiu o seu vídeo (esse valor pode variar entre R$ 0,08 a R$ 0,40). Mas vamos aos cálculos:

Calcular o invesitmento total:
Escolha quantas pessoas você quer que assista o seu vídeo e faça um cálculo de quanto você precisa investir.

TI (total de investimento) = Views x CPV (custo por view)
TI = 1000 x R$ 0,11
TI = R$ 110,00

Calcular o ROI:
Saiba exatamente qual será o retorno sobre o seu investimento.

ROI = Views x 1% (taxa média de conversão) x R$ 50,00 (valor do seu produto) – TI
ROI = 1000 x 0,01 x R$ 50,00 – R$ 110,00
ROI = R$ 390,00

Calcular o valor do ROI por view:
Quanto retorna de cada centavo que invisto no Youtube Adwords?

ROIview (ROI view) = Views / ROI
ROIview = 1000 / R$ 390,00
ROIview = R$ 2,56

PS: A cada R$ 0,11 que eu invisto no Youtube Adwords, me volta um total liquido de R$ 2,56.

PS2: Eu recomendo você fazer todos esses cálculos para ter um controle total de seus orçamentos e ROI.

Youtube Adwords: Como Começar?

Recentemente eu escrevi um artigo de um “Youtube: Guia Prático para Anunciar com Sucesso“. Caso realmente tenha interesse, eu recomendo que leia esse artigo para dar os primeiros passos no Youtube Adwords.

Lembre-se sempre de fazer todos os cálculos possíveis, definir uma estratégia e divulgar apenas para o seu público-alvo, ou seja, pessoas que realmente vão se interessar pelo seu produto ou serviço.

Pronto pra fazer sucesso no Youtube Adwords?

 

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  • Você alguma vez já investiu no Youtube Adwords? Qual foi o resultado?
  • Quais dicas você daria que não estão no artigo?
  • O que você considera mais importante em uma campanha de vídeos na internet?
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