Waze Ads – Vale a Pena Anunciar? [Entenda Como Funciona]

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Um dos maiores aplicativos de trânsito colaborativo do planeta, o Waze é a sexta plataforma com maior número de usuários ativos mensais no Brasil, segundo a App Annie.

Uma verdadeira gigante da era digital, sua jornada começou de maneira bastante padrão para o segmento. Ou seja, um modelo de negócio com recursos totalmente gratuitos aos seus usuários.

O crescimento da plataforma fez com que houvesse a necessidade de recorrer à uma maneira de monetizá-la.

  • Adivinha qual foi a solução?

Isso mesmo que você pensou! Os anúncios… Foi assim que surgiu o Waze Ads.

Aí você pode pensar:

  • Como funciona o Waze Ads?
  • Será que vale a pena anunciar no Waze?

Vem com o Mestre do Adwords e entenda tudo sobre o assunto!

Waze Ads 1

Números e Dados Relevantes Sobre o Waze

Antes de falarmos sobre como funciona o Waze Ads e se vale a pena anunciar, é importante que você veja alguns dados relevantes sobre a plataforma.

Dessa maneira, sem dúvidas, você conseguirá avaliar melhor os potenciais do programa de anúncios em relação ao seu negócio.

Bem, para começar, o Waze é um dos aplicativos de trânsito mais utilizados no Brasil, como falamos no início.

Segundo dados internos, 73% dos motoristas que se utilizam da plataforma navegam para destinos de até 30 km de distância de suas residências.

Por ser uma plataforma inteligente, o Waze consegue acompanhar todo o trânsito de seus usuários, identificando trajetos para o trabalho, no horário do almoço e na volta para casa, incluído locais que indicam tarefas de final do dia, como passar na farmácia.

Segundo o Deep Dive Mobile e a Google Brasil Q2, 54% dos Wazers são homens. 60% de todos os usuários possuem de 25 a 44 anos. 69% são pertencentes da classe AB.

No Brasil, de acordo com o Denatran e a Sindipeças, há 50 milhões de automóveis, 42 milhões de motoristas habilitados e 10 milhões de usuários do Waze.

Incrível, não?

Waze Ads – Como Funciona?

Como você já deve imaginar, o Waze Ads é uma plataforma de anúncios de um dos maiores aplicativos de trânsito colaborativo no Brasil.

Apesar de seguir o mesmo objetivo, o programa para anunciantes funciona de maneira diferente do Google Adwords.

Enquanto os links patrocinados da Google trabalham com palavras-chave, o alvo principal do Waze é a localização.

Waze Ads

É isso mesmo, o Waze usa a geolocalização para exibir anúncios potencialmente relevantes aos usuários.

Os anúncios são exibidos dentro do aplicativo, em uma espécie de banner, chamado de PIN, que contém algumas informações sobre o local, como distância do destino, e possibilidade para ajustar a sua rota para o estabelecimento.

O Pin pode ser padrão ou expandido, ambos são formados por logo da marca, um pequeno texto descritivo e uma chamada para ação, além de dados de contato, horário de funcionamento, site e opções de trajetos e endereço marcado no mapa.

O motorista poderá ver o anúncio pela exibição do Pin, devido à proximidade, por Preview do estabelecimento ou diretamente pela busca no Waze.

Os anunciantes possuem Dashbord com métricas importantes à disposição. Entre elas, impressões, usuários únicos, navegações, interações e CTR.

A cobrança da plataforma é feita por CPM (Custo Por Mil). Isso quer dizer, a cada mil exibições do seu anúncio, é cobrado, no mínimo, U$1 dólar do seu orçamento. O Waze oferece sugestões de CPM, de acordo com o nível de sua concorrência.

Ao contrário do Adwords e Face Ads, o Waze exige que o anunciante invista no mínimo U$50 dólares por mês.

Você também pode optar pela cobrança mensal. Nesse caso, será necessário definir um valor máximo para o orçamento por mês.

Um ponto, um tanto quanto, negativo, é que para anunciar no Waze Ads, você precisará ter um cartão de crédito internacional.

Vale A Pena Anunciar no Waze Ads?

Essa é uma pergunta complicada de responder, pois na verdade tudo dependerá do seu objetivo e do tipo de negócio.

Para chegar à uma conclusão, é preciso avaliar questões como potencial de retorno (ROI).

  • Sua marca e o seu objetivo é compatível com a proposta do aplicativo? Ou seja, atingir à motoristas em deslocamento em determinados horários do dia?
  • Seria positivo anunciar localmente?
  • Apostar em atração por proximidade de localização?

De maneira geral, a plataforma tem bastante pontos positivos, a começar por ser integrada ao Bing, Foursquare, Maps e outras ferramentas e recursos, como a busca geográfica do Google, que é também a proprietária do Waze.

Ela é acessível, tem um bom método de cobrança e oferece recursos muito completos de mensuração de performance das campanhas.

Algo essencial para que você possa conhecer o comportamento do seu público frente aos anúncios e, com isso, otimizar a estratégia e conquistar, cada vez mais, melhores resultados.

Se você tem um estabelecimento físico, como um restaurante, um posto de gasolina, clínica, farmácia, mercado e outras variações nesse padrão, provavelmente, anunciar no Waze Ads vale muito a pena.

Mas, se também, tiver um negócio digital, que almeja atrair o interesse do usuário ou posicionar a sua marca, possivelmente, também vale a pena anunciar.

No mínimo, faça um teste e verifique quais são as oportunidades oferecidas ao seu negócio naquele ambiente.

Waze Ads – Como Anunciar?

Waze

Mais um ponto positivo da plataforma de anúncio do Waze é o seu dinamismo. É que a ferramenta é uma das mais simples e intuitivas do mercado.

Claro, se você nunca entrou para conhecer o painel de anunciante do Waze, talvez, precise de algumas horas para dominá-la por completo, mas nada é tão difícil que seja obrigatório contratar um especialista para dar os primeiros passos.

Para começar, basta:

  • Caso ainda não tenha uma conta na plataforma, preencha o formulário que abrirá à sua frente ou faça login.
  • Assim que logar, você terá o auxílio de um “Assistente” para configurar a sua campanha. Você deverá digitar o seu endereço, subir o seu logo, escrever as mensagens e estipular a categoria do seu negócio.
  • Em seguida, informe seu número de contato, site, horário de funcionamento, referência geográfica e outras informações relevantes aos usuários,
  • Depois, basta definir o seu orçamento e informar os dados de cobrança, ou seja, do seu cartão de crédito.

A partir desse momento, basta aguardar a aprovação do seu anúncio!

E aí? Vai anunciar no Waze Ads?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se tiver dúvidas, escreva para nós.

Até mais!

Forte Abraço.

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