Você sabe o que é Marketing de Nicho? – Entenda Tudo

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Sempre que falamos em estratégias de marketing, ao menos uma dezena de possibilidades vem à nossa mente.

No digital, essas novidades e transformações são ainda mais frequentes. Temos diversas “escolas” de marketing. Não é verdade?

Há quem prefira o Inbound, o Outbound, o marketing de guerrilha, o de conteúdo, o direto, indireto, o de exclusividade, de fidelização, entre outros.

Claro, há os profissionais que preferem misturar o melhor de cada mundo, criando sua própria estratégia.

A grande questão é que por mais que haja diversos tipos de marketing, todos eles se encontram no fato de que é preciso saber direcionar muito bem a estratégia ao público-alvo e/ou mercado.

Só assim é possível modelá-la ao ponto de atingir o sucesso, o objetivo principal, seja ele qual for.

Geralmente, costumamos chamar esse “direcionamento” de segmentação, certo?

  • Mas, e quando essa segmentação não é o bastante para chegar lá?

Muitos se perdem, acreditando que estão utilizando uma estratégia ou um tipo de marketing inadequado para o mercado, o público ou mesmo ocasião.

Infelizmente, esse é um erro que ocorre frequentemente por falta, pura e simples, de conhecimento.

  • Você sabia que existe uma forma de ultra segmentar o marketing?

Não?

Então você precisa conhecer o marketing de nicho!

Lembra que falamos sobre unir o melhor dos mundos? Esse tipo de marketing quase sempre está em meio à estratégia desse estilo.

Vem entender tudo com o Mestre do Adwords!

Marketing de Nicho

Afinal, o que é Marketing de Nicho?

Como você já deve desconfiar, o marketing de nicho trata-se de um conjunto de estratégias que visa a ultra segmentação.

Seu foco é voltado aos micro nichos de um mercado ou público, com o objetivo de captar ou atender partes bem específicas.

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no marketing de nicho, mas ele é praticado já faz um bom tempo, antes mesmo do universo digital surgir.

Oficialmente, esse tipo de estratégia foi utilizada, apresentando resultados positivos, em 1902.

O marketing de nicho foi utilizado em uma campanha de alimentos, que focava em anúncios de revistas femininas para mulheres do lar.

O mais interessante é que a empresa responsável estava passando por momentos ruins, próxima de uma falência.

Ao lançarem os anúncios, basicamente eles buscavam aumentar as vendas, é claro, a partir de uma ideologia. A de que o produto em questão era a “sobremesa preferida da América”.

Ao final da campanha, houve uma explosão de vendas do produto, assim como a mensagem perpetuada nas casas de milhares de famílias.

A marca? Em menos de 4 anos foi bastante valorizada, saindo de uma situação preocupante para mais de 1 milhão de dólares em conversões.

Como você pode perceber, o marketing de nicho, nesse caso, foi utilizado por uma empresa de grande porte.

O que prova que não se trata de uma estratégia exclusiva para marcas que estão começando ou pequenas.

A verdade é que você pode utilizá-lo em conjunto com outras estratégias de marketing, potencializando seus resultados e aumentando a qualidade da segmentação.

Afinal, muito provavelmente, dentro do seu público alvo, existem micro nichos que, talvez, não estão sendo muito bem “atendidos” diante das suas campanhas e técnicas.

Marketing de Nicho – Quais São os Benefícios de Utilizá-lo?

Marketing de Nicho.

Um dos grandes benefícios de utilizar o marketing de nicho tem ligação direta com o seu principal objetivo.

Isso quer dizer, o fato dele focar em pequenos grupos de pessoas ou micro mercados e suas necessidades.

Esse foco, principalmente, quando integrado à outras estratégias, permite que a marca tenha uma visão ao mesmo tempo mais ampla e aproximada do cenário que a cerca.

Algo importante para conseguir entender e atender o seu consumidor, se diferenciando com destaque no mercado.

Responda com sinceridade:

  • Quantas necessidades diferenciadas se apresentam dentro do seu grupo principal de potenciais consumidores?

Provavelmente algumas, não?

  • É certo que algumas características e interesses os aproximam, mas como você lida com os comportamentos que os distanciam?

Nesse caso, o marketing de nicho pode lhe ajudar a ser mais assertivo com todas as nuances do seu público. E o melhor, com investimento mais baixo.

Além disso, esse tipo de estratégia ainda pode lhe ajudar a entender melhor quem são seus concorrentes mais diretos, lhe entregando possibilidades poderosas para ganhar posições de maior destaque.

No caso de você ainda estar pensando em abrir um negócio, o marketing de nicho ainda pode lhe trazer uma vantagem extra. O de encontrar oportunidades pouco exploradas, mas que possuem grande potencial de sucesso.

Esse tipo de estratégia quase sempre está ligada à inovação, à exclusividade, à maiores rendimentos, já que não há quem atenda a demanda dos potenciais consumidores diretamente.

É como se você encontrasse um modelo de negócio especializado.

Interessante, não é mesmo?

Quais as principais técnicas e estratégias utilizadas no Marketing de Nicho?

Marketing de Nicho..

Aqui você vai encontrar estratégias e técnicas muito utilizadas em outros tipos de marketing.

Uma delas é a produção de conteúdo específico e direcionado à um público, algo muito difundido dentro do Inbound e Content Marketing.

No caso do foco no nicho, o conteúdo precisa ser muito segmentado, apresentando soluções aos problemas, dores e necessidades do micro público, por exemplo.

Mais uma vez, o que baseia o marketing de nicho é a segmentação poderosa. Quase todas as técnicas e estratégias seguem esse preceito.

No digital, já temos uma porção de ferramentas que torna a tarefa mais simples de ser executada. Concorda?

O Google Adwords é uma delas. Atualmente, você pode anunciar para um público bem específico, basta que você conheça suas características.

Claro, assim como em outras técnicas, é muito importante ficar atento aos movimentos do mercado e dos potenciais clientes através das métricas.

Desse modo, você aprimora seus resultados ao passo em que conhece mais sobre cada um deles.

Acha que o marketing de nicho pode lhe ajudar a potencializar suas conversões? Então comece a praticar hoje mesmo!

Esperamos que tenha curtido o conteúdo.

Em caso de dúvidas, escreva para nós!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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