Você sabe o que é CAC no marketing digital? – Desvende Agora

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Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em CAC, se pertence, de alguma forma, ao mercado digital. Mas, você sabe exatamente do que se trata?

O que podemos lhe adiantar sobre o assunto é que ele é bastante importante, especialmente, dentro do marketing.

Não há, sequer, um negócio que trabalhe campanhas publicitárias que não deva olhar para o CAC com cuidado e de forma frequente.

Está começando a ficar preocupado por não conhecê-lo da maneira que deveria?

Não se desespere, nós, do Mestre do Adwords, estamos aqui para lhe ajudar!

Vem com a gente e entenda tudo o que você precisa, mas ninguém lhe conta, sobre o CAC no marketing digital.

CAC no marketing digital

Afinal, O Que é CAC no Marketing Digital?

Você deve estar pensando o quanto é complicado entender e estar atualizado em relação à todas as nomenclaturas e siglas do marketing digital, não é mesmo?

É verdade que o setor apresenta essa dificuldade e você não é o único a achar complexo lidar com ela.

A grande questão é que não tem jeito para solucionar esse ponto, à não ser buscar mais conhecimento dia após dia. E, quanto à isso, você pode contar com o Mestre do Adwords.

Nós estamos aqui para lhe ajudar sempre oferecendo conteúdo relevante. Ok?

Enfim, voltando especificamente ao CAC no marketing digital, primeiramente, precisamos deixar claro que trata-se de uma sigla.

O termo completo e, talvez, mais conhecido é Custo de Aquisição de Cliente (CAC), traduzido originalmente do inglês, Customer Acquisition Cost.

Superada essa questão, vamos nos aprofundar mais um pouco. De maneira geral, o CAC dentro do marketing digital trata-se de uma métrica muito importante.

Principalmente, porque ela tem correspondência direta com o rendimento financeiro do negócio, de acordo com as aplicações de suas estratégias de marketing.

O CAC é bastante utilizado nos bastidores das marcas com o objetivo de avaliar o quanto determinada estratégia ou ação pode chegar ao sucesso, baseando-se no volume de investimento indispensável para conquistar um novo cliente.

Claro, é preciso fazer essa análise em conjunto com outras métricas para ter segurança nos resultados. Nesse casos, também se faz a estimativa do Retorno sobre Investimento (ROI) em um comparativo com o tempo de vida do consumidor (CLV).

Essa métrica também leva em consideração todo o processo percorrido pelo cliente dentro do funil de vendas.

De maneira geral, apesar de ser bastante importante para todos os negócios, o CAC é complexo, por isso, muitos profissionais o desconhecem ou simplesmente o deixam de lado, sem saber dos riscos que correm.

Como calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) adequadamente?

CAC no marketing digital,

Essa, talvez, seja a parte que os profissionais acreditem ser a mais complexa quando se trata de custo de aquisição de clientes.

Isso porque, como você já deve ter percebido, é imprescindível considerar diversas variáveis de seu negócio para calcular adequadamente e chegar à um resultado satisfatório e seguro.

Apesar desse pensamento, não é tão difícil trabalhar com o CAC. Desde que você coloque em sua mente que esse é um processo importante e necessário para o sucesso do seu negócio. À partir disso, tudo fica mais simples.

De maneira básica, você deve fazer a seguinte equação:

 

Valor total dos Investimentos

CAC=____________________________________________________

Quantidade de Clientes Conquistados

Ou seja, você pegará o valor de investimento utilizado no Marketing de aquisição (MA), dividirá pelo volume total de clientes conquistados dentro do prazo estipulado.

Você não deve esquecer que os valores de investimentos para aquisição do cliente devem compreender toda e qualquer ação de marketing utilizada para esse objetivo, independente do canal.

Descarte, por exemplo, outras frentes de investimento que não atendam a fidelização do público-alvo ou as ações diretas das esferas de vendas e promoção.

Obviamente, você precisa incluir todas as outras áreas que necessitaram de investimento para que a aquisição acontecesse. Como mão de obra das equipes envolvidas, equipamentos, plataformas de marketing, ações off-line, entre outras.

Outro ponto importante à se considerar é que a conquista dos clientes devem estar ligadas diretamente à ação do investimento computado.

Isso quer dizer, não inclua na contabilização clientes adquiridos por meios que não foram os que receberam o investimento em questão. Uma divulgação espontânea, por exemplo, não entra nessa conta.

Por fim, mas não menos importante, é extremamente necessário levar em consideração o tempo.

O que estamos tentando dizer é que não adianta você realizar esse cálculo com uma durabilidade indeterminada.

Ele precisa, por exemplo, ser calculado com base nos últimos 6 meses, 3 meses ou desde o último investimento mais forte que esse tipo de estratégia recebeu.

A ideia é fazer a análise e conseguir resultados o suficientes para otimizar a estratégia, conquistando, assim, cada vez mais resultados. Além de evitar prejuízos irreparáveis.

Qual é o CAC Ideal no Marketing Digital?

CAC no marketing digital.

É difícil estabelecer um valor perfeito para o CAC no marketing digital, afinal, as variações dos tipos de negócio e os momentos que eles se encontram pode trazer idealizações diferentes.

Por exemplo, um negócio recém-lançado pode obter um número incrível de novos clientes com um investimento bastante baixo, no entanto, o resultado do CAC não seria tão sólido. Concorda?

Isso porque, ele está passando por um momento atípico, de lançamento, onde a curiosidade está influenciando muito o comportamento do consumidor.

O contrário também é válido. Um negócio novo no mercado pode demorar mais para ganhar visibilidade e, portanto necessitará de maior investimento para conquistar novos consumidores.

Isso quer dizer que a marca tende à fracassar? Obviamente que não. Nesse caso, o momento e, talvez, uma maior dificuldade na penetração desse mercado em questão pode estar influenciando muito nos resultados.

De maneira geral, os negócios constantemente começam com um CAC mais alto, até se encaixarem nos seus mercados ideais.

É claro que o CAC ideal é o mais baixo possível. No entanto, ele só pode ser conquistado com o tempo, com a otimização das estratégias de marketing e com o conhecimento do seu público e área de atuação.

ATENÇÃO! O tempo para que essa análise ofereça resultados confiáveis e contundentes, segundo especialistas, é de 12 à 18 meses de atuação do negócio.

Por isso, o CAC deve ser acompanhado de perto, mas não deve ser levado como ponto de convergência antes desse período mínimo.

Por hoje é só!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você.

Até logo.

Forte Abraço.

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