SnapChat X Instagram Stories – Novo Round de Um Embate Épico

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Parece que o embate épico entre o SnapChat e o Instagram Stories não terá um fim tão cedo. Isso porque a cada dia que passa, novos rounds surgem, mostrando que conquistar um espaço no mercado digital é coisa séria.

Nesse novo round, entre esses dois gigantes, quem saiu ganhando foi o Instagram Stories, pois a plataforma conseguiu reduzir em, incríveis, 40% as interações de seu arquirrival, o Snapchat.

Achou pouco? Então saiba que não foi “só” isso, pois o volume de downloads e até a quantidade de visualizações do SnapChat caíram.

É fato incontestável, o Facebook, dono do Instagram, não quer perder espaço, nem que sejam milímetros, para ninguém.

Nós, do Mestre do Adwords, estamos sempre de olho nas novidades de nosso mercado digital, e, hoje, vamos te contar um pouco mais sobre esse movimento que pode mudar bastante o cenário atual.

Ficou curioso? Então nos acompanhe, pois temos informações bastante interessantes.

 

SnapChat-X-Instagram-Stories

 

Como o Instagram Stories tirou 40% das Interações do SnapChat?

Tudo começou em 2016, nós até trouxemos para vocês essa novidade, aqui no Mestre do Adwords, quando o Instagram Stories foi anunciado. Lembra?

Era agosto e nesse época, ninguém esperava o que esse lançamento faria com o mercado.

Bem, envolta de muita polêmica, a batalha do Snapchat X Instagram só ganhava mais um capítulo, era o que todos imaginavam.

Só que fomos surpreendidos mais uma vez. Em uma recente pesquisa feita pela TechCrunch, onde eles analisaram o crescimento do Instagram em relação ao SnapChat, a revelação foi bombástica:

  • A queda do Snapchat variou entre 15% e 40% desde que o Instagram Stories surgiu como seu concorrente direto.

Por outro lado, o recurso do Instagram, que propõe algo muito parecido ao do SnapChat, ou seja, fazer postagens de vídeos e fotos com “prazo de validade”, que se auto destroem, acumulou mais de 150 milhões de novos usuários ativos. Detalhe: Em, apenas, 6 meses, ou menos.

Esse número pode não ser tão impressionante para você, mas isso só pode ser possível porque você ainda não sabe que 150 milhões de usuários ativos é o volume que o SnapChat apresentou em seu balanço mais recente, por volta do final do primeiro semestre do ano passado, 2016.

Um dos perfis analisados na pesquisa é o de Hannah Stocking, um @ bastante famoso nas redes sociais.

Segundo os dados, o perfil de Stocking no SnapChat teve um tombo enorme, desde o lançamento do Instagram Stories. Em agosto ela possuía, em média, 150 mil visualizações, em janeiro, apenas, 5 meses depois, esse volume caiu para 90 mil.

Nesse mesmo período, o perfil dela no Instagram “bombou”, partindo de 1 milhão e 200 mil seguidores para 4,3 milhões, quase quatro vezes mais.
Nesse momento, o SnapChat deve estar reunindo forças para combater o risco que está correndo, afinal, o Instagram Stories tem grande potencial de crescimento, podendo afundar de vez o aplicativo rival.

Pense com a gente… O Instagram tem, atualmente, 600 milhões de contas ativas ao redor do planeta. O seu recurso tem, hoje, 15 milhões de usuários ativos, conquistados em, apenas, 6 meses de funcionamento.

Considerando esses números e a forte tendência de mudança no comportamento dos usuários que buscam por mais privacidade na rede, o que você acredita que irá acontecer?

Nós acreditamos fortemente que o Instagram Stories vai dominar e engolir o SnapChat em pouco tempo, caso nenhum contra-ataque ocorra.

 

SnapChat-Instagram-Stories

 

A Má Fase do SnapChat Contextualizada em Estudos

Em um outro estudo, feito por uma empresa que analisa conteúdo online, as perspectivas para o SnapChat são bem preocupantes.

A pesquisa reuniu mais de 20 mil histórias produzidas no Snap. A análise confirmou a queda de 40% no período que se inicia em julho, mês do lançamento do Instagram Stories, até novembro.

Lembra que comentamos sobre a queda no volume de visualizações dos conteúdos da plataforma? Bem, o estudo também não foi favorável nesse ponto, pois registrou baixa que girou em torno de 20% e 30% quanto aos vídeos.

Quanto aos downloads do aplicativo o que houve não foi uma queda e sim um salto de paraquedas. Isso porque o SnapChat ocupava o terceiro lugar entre os aplicativos mais baixados do ano e agora ele está no décimo primeiro lugar.

 

Instagram-Snapchat

 

Você pode estar pensando:

  • O que a concorrência pode impactar em um negócio, não é mesmo?”.

Concordamos com você! A concorrência pode impactar seriamente um negócio, mesmo que ele pareça ter um futuro incrível.

Por isso é importante sempre estar de olho no movimento do mercado, isso garante que seja possível se preparar da melhor forma.

Só que no caso do SnapChat, não foi só o Instagram Stories que o colocou em desvantagem.

A realidade é que muita gente debandou depois que a rede social descontinuou a função “avançar automaticamente” nos Snaps. Mais uma vez, o Instagram Stories, inteligentemente, estava atento e aproveitou para manter a função em sua plataforma, atraindo os usuários infelizes do aplicativo do fantasma.

A sua dúvida agora pode ser:

  • Porque essa única função faz tanta diferença?”.

É bem simples. Ela melhora a experiência do usuário, ao deixar que ele escolha o que deseja ver, sem precisar assistir à tudo. Só que por outro lado, isso traz queda na visualização geral. Certo? Exatamente o que aconteceu no SnapChat.

Como consequência de tudo que está acontecendo, os criadores de conteúdo acabaram migrando para o Instagram, já que lá, o volume de visualizações, seguidores e probabilidade de interações são maiores.

Inclusive, o Instagram é um aplicativo mais conhecido de modo geral, o que acrescenta mais um ponto negativo para o SnapChat.

 

Será que se a oferta de compra do Facebook fosse refeita agora ao SnapChat, ela seria aceita?

Sem dúvidas, 3 bilhões de dólares, em uma fase dessas, não é algo tão ruim, concorda?

Nós não temos certeza do que vai acontecer nos próximos capítulos desse embate épico, mas, sem dúvidas, assim, não vai ficar.

Sabe porquê? O SnapChat já informou que nessa semana está previsto o lançamento de suas ações na bolsa de Nova York.

A perspectiva é de alta arrecadação, chegando em torno de U$25 bilhões de dólares.

Se será um sucesso ou não, pouca gente sabe, mas certamente se a IPO acontecer, mostrará claramente à todos os rumos que o SnapChat tomará nos próximos rounds.

Será o fim ou só começo? Vem dividir a sua opinião sobre essa briga do SnapChat X Instagram Stories com a gente.

Até a próxima!

Forte Abraço.

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