SEO para E-commerce – Erros que você deve estar cometendo

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Com a facilidade do uso de ferramentas e plataformas, a criação de uma loja virtual ou de um e-commerce tornou-se acessível a qualquer pessoa que quer vender produtos na internet.

Basta procurar por algumas opções disponíveis, sejam pagas ou até mesmo gratuitas, que você terá em poucos minutos tudo pronto! A estrutura da loja, carrinho, métodos de pagamento e em alguns lugares, até a possibilidade do disparo de e-mail marketing.

Tudo isso parece perfeito, se não fosse por um detalhe: Sem tráfego sua loja não vende.

Anunciar pode custar caro e pode ser que você não tenha verba para tal. Sua única opção é ser encontrado por seus produtos, mas se você não aplica SEO para e-commerce, como isso será possível?

Há algum tempo, já demos algumas dicas de aplicação sobre esse assunto, mas o que estamos notando é que muitos não estão aplicando da forma correta. Ou pior, estão cometendo erros de implementação que prejudicam suas vendas.

Nós queremos que você gere muitas conversões, aumente e escalone o seu negócio. Para isso, preparamos um conteúdo sobre erros que, certamente, você deve estar cometendo em seu e-commerce e que estão te fazendo perder dinheiro.

A essa altura, seus concorrentes são fortes. Quem atua no marketing digital tem a total noção de que esse não é um espaço para amadores, o melhor precisa ser construído, afinal, é a imagem de seu negócio que está em jogo.

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SEO para E-commerce

#Erro 1 – Não usar temos de interesse do público

Esse é um dos erros mais cometidos. Muitos empreendedores perdem tanto tempo buscando palavras-chave relacionadas às variações dos nomes de seus produtos que acabam se esquecendo, completamente, de dar atenção à um ponto muito mais importante: a forma com que seus clientes em potenciais digitam o nome do produto.

Por vezes, seu público não sabe a grafia correta ou, mesmo, utilizam termos mais longos para visualizarem sugestões para o que desejam. Por exemplo:

  • Sandália para vestido de casamento madrinha
  • Meias para usar com tênis de corrida

O que você precisa entender é que, às vezes, as pessoas entram no Google buscando sugestões para algo, já que elas não têm a menor ideia do que procuram. Se você trabalha uma estratégia de marketing de conteúdo que foque em sanar essas dúvidas, seu SEO para e-commerce irá resultar em melhores métricas.

Caso você tenha dúvidas sobre como obter esses termos, você pode usar o Google Trends ou o Planejador de palavras-chave do Google Adwords. Ambos, podem te direcionar muito bem com relação a isso.

# Erro 2 – Fazem spam nas descrições dos seus produtos

Isso acontece muito, principalmente com vendedores que usam o mercado livre para comercializar. Como as páginas da plataforma posicionam muito bem, as descrições dos produtos ficam cheios de repetições estranhas.

Acredite, isso não é fazer SEO para e-commerce, guarde isso que estamos lhe falando. Tomar essa decisão é colocar a qualidade de seu conteúdo em risco, afinal, ficar repetindo o termo milhares de vezes de forma pouco fluída e desconexa, nunca posicionou melhor.

Acreditamos que não seja nenhuma novidade para você que o Google tem atualizado seus algoritmos de forma constante. A última trouxe os testes com meta descrições maiores.

  • Você tem ideia do que ele quer dizer com isso?

Ele está mostrando que tem valorizado mais o conteúdo de qualidade e a entrega de informação aos usuários. Se ele aumenta o tamanho da meta descrição, por exemplo, consegue passar maiores informações sobre o link, sem tirar o usuário da página de pesquisa. Então, ele só irá acessar se, realmente, tiver muito interesse.

SEO para E-commerce ..

#Erro 3 – Copiar as descrições oficiais do produto

Sabemos que parece tentador e para alguns, até pode ser o mais correto a se fazer, mas você não deve copiar as descrições dos produtos oficiais para colocar em sua loja ou e-commerce.

Se você estiver falando de um dado técnico, até passa. Mas a explicação sobre o produto deve ser algo 100% original e focado no interesse da venda.

É sério, ao comprar uma blusa, o usuário não quer saber se ela foi produzida pela marca tal, com fios de tantos % de poliéster e algodão. Ele quer realmente saber, qual o tamanho dela, as cores disponíveis, com o que pode ser usada, entre outras coisas pertinentes à experiência ao adquirir o produto.

Venda a experiência e eles comprarão seus produtos.

# Erro 4 – Ser invisível nas redes sociais

Esse é um ponto que tanto para e-commerces, quanto para lojas virtuais conta muito: Sua marca precisa se fazer presente nas redes sociais, senão você não irá vender.

Primeiramente, os sinais sociais irão ajudar a melhorar o seu posicionamento orgânico, mas isso é assunto para um outro artigo. Segundo, se você não tiver essa ferramenta ativa, a impressão que passará é de que não é uma marca real e, por isso, não merece confiança.

Principalmente, se você for uma marca nova que está chegando ao mercado, use as redes sociais como forma de posicionamento. Faça publicações, responda os comentários de forma aberta para que seu público sinta-se confiante em comprar de você.

SEO para E-commerce..

# Erro 5 – Site lento

Diversas vezes nós já falamos aqui sobre essa questão, mas parece que quanto mais o tempo passa, mais as pessoas ainda deixam passar esse fator importante.

Se o seu e-commerce tiver um site lento, seus possíveis clientes não terão paciência de esperar que tudo carregue, com isso, irão abandonar a página.

A decisão de compra precisa ocorrer de forma rápida, então seu site precisa acompanhar isso!

Esperamos que você tenha anotado com cuidado cada uma dessas dicas, pois se algo que falamos aqui estiver ocorrendo com você, talvez esse seja o motivo das suas vendas estarem abaixo do esperado.

Faça uma análise cuidadosa e veja se encontra algum dos problemas mencionados.

Boas vendas!

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