Quanto é uma boa taxa de conversão?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Conversão, o objetivo de qualquer empreendedor que quer melhorar os seus ganhos e ter uma vida mais confortável. Eu fico olhando algumas pessoas que dizem que a conversão não é o foco de um projeto de marketing digital e pensando, será que ela está dizendo a verdade realmente? Sabe por quê? A contextualização do termo é tão genérica e ao mesmo tempo, tão focada no objetivo individual de cada projeto que eu costumo analisar muito.

Até entendo que a conversão em formato de vendas não seja o primeiro objetivo ou então o objetivo principal de um novo modelo de negócio. No entanto, eu acredito que, ao lançar uma nova marca, você tem um objetivo, um propósito, não é mesmo? Tenho certeza que você não passou horas e mais horas criando uma estratégia, construindo um layout para o seu site e preocupado em gerar conteúdo de qualidade para apenas colocar no ar e deixar lá, correto? Você quer ter leitores, quer que as pessoas comentem, quer que elas assinem sua lista, divulgue, compartilhe.. Você pode querer qualquer coisa, sendo assim você quer uma conversão.

Entenda que meu exemplo foi apenas uma forma de ilustrar uma situação, pois sei que assim você iria conseguir visualizar melhor a situação. Quis pontuar isso de uma forma mais didática, pois vejo muitas pessoas ligando o termo conversão á palavra “vendas” e seu significado não são só esse!

 

boa taxa de conversão,

 

Quem irá definir o que é conversão para o seu modelo de negócio é você, pois ninguém melhor do que você para escolher e direcionar seu público alvo para a ação que deseja que ele execute. É justamente por esse motivo que estratégias de marketing são criadas para que será possível fazer com que todas as etapas do processo sejam feitas.

Preciso confessar que comecei a criar esse conteúdo há muito tempo, acredito que até há meses atrás. No entanto, eu queria tanto passar um conteúdo de extrema qualidade que ficava pensando qual seria o melhor embasamento e alinhamento que daria a ele, uma vez que, entendo que se você está aqui está procurando saber quanto é uma boa taxa de conversão para o seu negócio e queria poder te dar uma resposta justa e precisa. Por esse motivo, demorei tanto para concluir esse conteúdo.

Não entenda como insegura da minha parte de forma alguma, até porque falar de marketing digital é um prazer imenso, mas eu gosto de estar certo de que estou te ajudando de uma forma exata, curando aquela feriada que tanto te incomoda, sabe? Logo, pode ter certeza que esse conteúdo é o melhor de mim para você!

Passou a ser muito comum em meu dia a dia, em palestras que dou, em cursos que ministro e até mesmo em mensagens ou e-mails que recebo, as pessoas chegaram para mim e diz: “Thiago, estou com uma dúvida, será que pode me ajudar? Qual seria uma boa taxa de conversão?” Sempre que respondia essa pergunta, ficava pensativo, pois nunca tive um numeral exato para apresentar. E exatamente por isso, hoje estamos aqui!

Quero esclarecer de uma vez por todas, quanto é uma boa taxa de conversão!

 

Afinal, quanto é uma boa taxa de conversão?

A pergunta que não quer calar, qual é a porcentagem de uma boa taxa de conversão? Possa até te decepcionar um pouco, mas preciso ser leal aos meus valores e ser sincero com você. Eu não sei! Calma, não fique bravo comigo, pois vou te ajudar a encontrar a melhor taxa de conversão para o seu negócio.

Para começar, preciso que você entenda que a taxa de conversão não é um número exato ou uma formula que se acrescenta valor e pronto, saiu o resultado. Até existe sim, porém tudo vai depender das métricas que seu negócio desempenhou no mês, ou seja, muitos fatores podem influenciar o numero final.

 

boa taxa de conversão

 

Quero que entenda que é você quem define sua taxa de conversão e um bom valor sempre será qualquer número maior que o mês anterior, entendeu? Você pode falar comigo e dizer que seu projeto é novo e ainda não tem nem um mês no ar. Tudo bem, se esse for o caso, o meu conselho é que você dê o seu melhor, aplique tudo que aprendeu e mesmo que os resultados não forem tão bons quanto os que você planejou, siga em frente, uma vez que, será do segundo mês em diante que a taxa de conversão será ditar o seu sucesso.

Como dito acima, a taxa de conversão será a porcentagem de usuários que tiveram contato com seu produto, conheceram e executaram a ação que você planejou. Bom, vou dar um exemplo com números, pois acho que assim fica mais fácil de ser entendido.

Então, ok! Você tem um site com 100 usuários únicos mensais, ou seja, 100 pessoas acessam seu site no mês vigente, beleza? Em seu site, você colocou um formulário de conversão para capturar e-mails, sendo assim, ao preencher os dados, o usuário pode baixar um e-book gratuitamente. Das 100 pessoas que entraram no seu site, 30 delas ficam bastante interessadas em baixar seu e-book e fizeram o preenchimento, ok? Sendo assim, sua taxa de conversão é de 30%.

Deu para entender? Claro que a situação apresentada é apenas uma figuração da situação trabalhada com duas métricas. No dia a dia de trabalho, costumamos usar uma porção de dados que constroem nosso resultado final, porém acredito que tenha sido o suficiente para que você entendesse, estou certo?

Bom, agora você já tem sua primeira taxa de conversão, mas ela é boa? Talvez sim ou talvez não e sabe por quê? Porque ainda não temos números para comparar, logo você terá que esperar um pouquinho. No entanto, acredito que uma boa taxa de conversão é aquela que passa dos 50%, chegando aos 90% é perfeito e um grande feito!

O importante é que mês a mês, você consiga superar o valor do mês anterior. Sendo assim, se sua taxa de conversão foi 5%, trabalhe para ser 10%! Se foi 60%, trabalhe para ser 65% e assim por diante, sempre numa crescente! Importante: Os números são apenas exemplos, ok?

 

Antes de terminar, quero deixar um bônus para você! Ter dicas que ajudem você a turbinar sua taxa de conversão sempre é interessante, não é mesmo?

Então vamos lá!

 

Dicas para aumentar sua taxa de conversão

Muito já se foi falado nesse assunto, até mesmo nesse canal. No entanto, eu não me sentiria completo se não pudesse deixar algumas dicas para você!

 

boa taxa de conversão.

 

  1. Formulário de Conversão Compacto: Nada de pedir o nome da mãe, do pai, irmão, do cachorro em um formulário de conversão. Isso porque, quanto maior foram a quantidade de itens que seu usuário tiver que preencher, maiores serão as chances de ele desistir. Opte por algo compacto e de rápido preenchimento.
  2. Faça uso do Remarketing: Acredito que essa seja uma das ferramentas mais poderosas dentro do mundo do marketing digital, uma vez que, as chances da pessoa que já teve contato com você uma vez, voltar e executar a ação são muito maiores. Logo, prepare campanhas de remarketing realmente atrativas e com diferenciais que saltem aos olhos.
  3. Use as cores certas: Já pude ver muitos relatos de usuários que até queriam comprar tal produto ou serviço, mas a página era tão bagunçada e com cores tão estranhas que, apesar do preço atrativo, optaram por comprar em outro lugar. Lembre-se, as cores são a chave! Botão de call to action em destaque, cores fortes e que estimulem a compra.

 

Pronto, com essas dicas que passei somada com outros conteúdos que já disponibilizei no canal, tenho absoluta certeza de que você conseguirá melhorar sua taxa de conversão de forma bem expressiva.

Qualquer dúvida que você tenha no decorrer do processo ou que tenha ficado em relação ao conteúdo, entre em contato comigo. Será um prazer te ajudar!

 

Até muito breve!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram