Prospectar Novos Clientes – 7 Dicas para Montar um Bom Plano

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estamos ainda no início de 2018 e, portanto, esse é um momento muito propício para que a maioria dos negócios busquem prospectar novos clientes.

Claro, trazer novos consumidores à empresa é uma meta recorrente na maioria das vezes, mas dependendo dos resultados ao longo do ano, as estratégias nesse sentido vão ficando mais em plano de fundo. Afinal, é preciso trabalhar em outras frentes para extrair o melhor em conversões.

Enfim, o que estamos tentando lhe dizer é que nesse período, pelo menos até o fim do primeiro semestre, esse é o plano número 1 da maioria dos negócios. Até porque, estamos buscando crescer ou renovar a cartela de clientes para ter um ano ainda melhor e sem clientes, sequer é possível sobreviver ao mercado.

Se você está aqui, é porque, provavelmente, também tem esse, entre os seus objetivos.

  • Quer prospectar novos clientes, mas não está conseguindo montar um bom plano?

Então vem com o Mestre do Adwords. Hoje, nós preparamos um conteúdo com 7 dicas que irão lhe guiar nessa empreitada.

Não fique parado aí! A sua decisão de começar agora mesmo pode mudar, para melhor, o destino do seu negócio.

Prospectar Novos Clientes.

Tem Um Período Mais Propício Para Prospectar Novos Clientes?

Como falávamos, o primeiro semestre do ano é o período onde as empresas estão mais focadas em conquistar mais clientes. No entanto, isso não quer dizer que esse seja o único momento que pode parecer ideal para trabalhar um plano nesse sentido.

De maneira geral, você precisa olhar para dentro do seu negócio para encontrar a resposta da pergunta desse tópico.

Óbvio, geralmente, quanto mais clientes ativos, melhor. Mas focar em quantidade ao invés de qualidade no marketing digital nem sempre é a escolha mais adequada.

Pense bem…

Se você conquistar milhares de clientes, mas não manter um bom relacionamento com cada um deles, garantindo a satisfação e provocando até um encantamento por meio de suas ações, sua marca conseguirá desperdiçar mais dinheiro do que gerar lucros.

Muitas vezes, focar na conversão e na fidelização é mais interessante do que trabalhar com muita frequência na captação de novos consumidores.

Aí você pode perguntar…

  • Meu negócio está com uma cartela de clientes bem pequena, não tenho como focar só em fidelizar ou converter com esse volume…

Sua visão está correta! Para fidelizar e gerar conversões, é necessário captar antes, ter um volume de clientes ideal para gerar lucros.

Por isso, se o seu negócio é recente e está dando os primeiros passos, esse é o momento ideal para prospectar novos clientes.

Assim como, se você tiver verificado uma forte diminuição das vendas, um declínio expressivo da aquisição de novos consumidores, um mailing muito estancado e/ou falta de visibilidade por parte dos potenciais interessados no seu negócio.

Se identificou nas situações acima?

Então que bom que chegou aqui! Isso porque, esse é um forte indicador de que você precisa montar um bom plano para prospectar novos clientes o quanto antes.

Descubra como fazer isso com 7 dicas especiais que preparamos para lhe ajudar!

1ª Dica – Entenda Primeiro Do Que Se Trata a Prospecção de Novos Clientes

Parece uma besteira, mas entender perfeitamente do que se trata a prospecção de novos clientes evita que você cometa deslizes que possa sacrificar todo o seu plano.

Muitos profissionais erram nesse ponto, inclusive. Por mais que pareça improvável, há quem entenda a prospecção como uma espécie de conversão em vendas.

Entenda, não é só disso que se trata, embora os objetivos estejam intimamente ligados.

Lembra que falamos sobre focar em qualidade ao invés da quantidade? Então, essa mesma reflexão cabe perfeitamente aqui.

Prospectar é captar o interesse de potenciais consumidores, iniciar uma comunicação, construir uma relação, entregar valor e, por fim, guiá-los de forma relevante ao momento ideal da venda.

Resumindo, o plano de prospecção de novos clientes precisa estar focado em ajudá-los a encontrar uma solução para suas dores de maneira muito relevante e natural.

Por isso, não adianta tentar atingir o maior número de pessoas possível. É preciso impactar apenas aqueles que podem se tornar seus clientes, ou seja, que se enquadram dentro do perfil do seu público alvo, que se interessaria pelas soluções que sua marca tem a oferecer.

Se a sua prospecção for de qualidade, seus lucros serão maiores!

Prospectar Novos Clientes

2ª Dica – Refine o Estudo Da Sua Solução

Não adianta você tentar atrair potenciais consumidores para o seu negócio, se nem você conhece perfeitamente a solução que irá oferecer a eles.

Por isso, a segunda dica é exatamente focada nesse ponto… Refinar o estudo da sua solução à fim de conhecer cada detalhe relevante sobre o seu produto ou serviço.

Esse conhecimento, lhe entregará um maior poder na hora de desenvolver as negociações com os prospectos.

3ª Dica – Refaça o Estudo do Seu Público Alvo

Provavelmente, você já conhece o seu público alvo, no entanto é preciso estar ciente de que os comportamentos e preferências de suas personas podem mudar com o tempo.

Se você ainda não fez um estudo de público alvo esse ano, refaça a sua última versão!

Aprofunde ainda mais essa pesquisa e busque detalhar ainda mais o perfil traçado.

4ª Dica – Olhe Para Os Seus Concorrentes Diretos e Indiretos

Você sabia que movimentos do seu mercado de atuação podem impactar diretamente nos resultados do seu negócio? Se não sabia, é melhor ficar atento agora que já está ciente disso.

Faça um estudo e descubra quem são os seus concorrentes, tanto os diretos, quanto os indiretos. Depois disso, verifique como eles estão prospectando novos clientes e, claro, se essas táticas estão trazendo bons resultados.

Prospectar Novos Clientes.

5ª Dica – Diferencie-Se e Se Destaque Frente aos Concorrentes

Está com o estudo das ações da concorrência em mãos? Então agora procure identificar possíveis falhas nessas atuações que, se corrigidas, podem se tornar excelentes diferenciais da sua marca.

6ª Dica – Acompanhe os Potenciais Clientes de Perto

Não há melhor maneira de conquistar novos clientes, senão acompanhá-los de perto ao longo da jornada. Mas como fazer isso?

Há diversas formas, mas uma das principais é detectar os principais canais de comunicação ao qual eles são ativos e se fazer presente neles.

Isso fará com que você consiga estreitar a relação e, consequentemente, entendê-los melhor, o que também lhe garantirá maior assertividade nas abordagens e no oferecimento de soluções.

7ª Dica – Não Abrevie o Plano e Nem Pule Etapas

Nós sabemos o quanto você está ansioso para obter lucros. No entanto, como falamos na primeira dica, prospectar novos clientes não se trata de simplesmente gerar vendas.

É preciso respeitar todo o plano, passando por cada etapa, para conseguir chegar ao objetivo final com qualidade, sem desperdiçar investimento financeiro e de tempo.

Esteja ciente de que a conversão em vendas é o último passo e que ele só acontecerá se você se relacionar adequadamente, entregar valor, apresentar vantagens e diferenciais.

É isso! Por hoje é só. Aproveite para aplicar tudo que acabou de aprender!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram