Pesquisa de Marketing – Como Fazer de Forma Assertiva?

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Quando se trata de pesquisa de marketing, muitos profissionais da área, inclusive, os experientes, ficam com dúvidas. Entre as questões mais apresentadas sobre o assunto, então:

  • Quais são as etapas da pesquisa de marketing?
  • Existem vários tipos de pesquisa de marketing?
  • Pesquisa de mercado e pesquisa de marketing são diferentes?
  • Para que serve uma pesquisa de marketing?
  • Como se desenvolve uma pesquisa de marketing?
  • Como fazer uma pesquisa de marketing?

Você também se identifica com esses questionamentos? Já se fez essas perguntas várias vezes, mas nunca conseguiu encontrar respostas concisas?

Pois é, ainda hoje, mesmo com o marketing digital bem desenvolvido e vastamente aplicado, muitos ainda procuram por exemplos de pesquisa de marketing para desenvolver a sua.

Você já fez isso, não é?

Tudo bem, não se culpe! Essa é uma estratégia ainda pouco dominada, por isso, nós queremos lhe ajudar a entendê-la e utilizá-la melhor.

Vem com o Mestre do Adwords e descubra não só as respostas para as perguntas apresentadas no início, como também como fazer a sua pesquisa de marketing de forma assertiva!

Afinal, o que é pesquisa de marketing?

Por definição, uma pesquisa de marketing nada mais é que uma estratégia utilizada para captar informações sobre o mercado que se deseja atuar.

Basicamente, os dados que se visa colher resumem-se a atingir o objetivo de:

  • Entender como o público alvo se comporta.
  • As estratégias utilizadas pelos concorrentes.
  • E, claro, descobrir oportunidades e falhas que podem ser tiradas de base para a criação de uma estratégia de marketing mais efetiva.

A pesquisa de marketing é importante para qualquer tipo de negócio, pois ela garante que as suas estratégias sejam construídas e trabalhadas fundamentadas em informações concretas e legítimas.

Esse tipo de pesquisa também pode ser muito útil para otimizar estratégias que já foram implementadas, mas não estão oferecendo os resultados almejados.

Então, se você precisa encontrar novas oportunidades, otimizar as suas estratégias, captar mais leads, fazer benchmarking, ou basear a tomada de decisões, provavelmente, fazer uma pesquisa de marketing é o ideal!

Pesquisa de mercado e pesquisa de marketing são diferentes?

Ao contrário do que muitos pensam, a resposta para essa pergunta é sim! Pesquisa de mercado e de marketing são diferentes.

De fato, elas são bastante similares, no entanto apresentam disparidades suaves que as tornam distantes.

Uma das diferenças principais entre uma pesquisa e outra, tem a ver com o que se busca conquistar através de cada uma.

O objetivo de uma pesquisa de marketing, como falamos acima, leva em consideração, apenas, aspectos que podem contribuir para analisar o ambiente do ponto de vista mercadológico, verificando informações para criar uma persona, ou estabelecer a concorrência, por exemplo.

Por outro lado, a pesquisa de mercado tem uma ação de análise mais restrita quanto ao negócio em questão. Levando em conta informações que permitam entender como o potencial cliente enxerga a marca, os itens comercializados por ela, o relacionamento entre negócio e consumidor, entre outros pontos inerentes ao setor.

Basicamente, podemos dizer que quando se busca:

  • Entender a competitividade do mercado.
  • Desvendar diferenciais.
  • Buscar oportunidades.
  • Conhecer melhor os comportamentos do potencial consumidor de determinado nicho.
  • Descobrir concorrentes e suas ações.

Deve-se utilizar a pesquisa de marketing!

Agora, se você deseja:

  • Entender como o seu cliente lhe enxerga.
  • Qual a opinião dele sobre o seu serviço/produto.
  • Como a sua marca está posicionada no setor de atuação.
  • Qual o seu nível de autoridade no nicho.

Então, uma pesquisa de mercado é mais adequada!

Depois de saber tudo isso, você pode querer questionar…

Existem vários tipos de pesquisa de marketing?

A resposta, mais uma vez, é sim! Existem diversos tipos de pesquisa de marketing. Isso porque, eles variam de acordo com o objetivo que você tem quando a produz e a aplica.

Pense com a gente…

Se você fizer uma pesquisa de marketing com o objetivo de estudar seus concorrentes, provavelmente, ela será diferente daquela que você produziu anteriormente, para entender melhor o seu público alvo.

Concorda?

Aqui, vamos nos atentas apenas aos tipos principais, os mais utilizados. Ok?

São eles:

  • Pesquisa de Marketing Conclusiva: Um dos mais utilizados, esse tipo de pesquisa tem o objetivo de coletar dados que possam levar à uma conclusão clara. Então, geralmente, ela apresenta-se com perguntas diretas que direcionam a respostas conclusivas. Apesar disso, há dois métodos que podem ser aplicados na pesquisa de marketing conclusiva.
  1. Descrição: Nesse caso, a pesquisa tem o objetivo de encontrar soluções e/ou respostas para um ponto exclusivo e exato, analisando acontecimentos e procurando apresentá-los. Assim, passa-se a mensurar e compatibilizar essas informações, as decodificando no intuito de chagar à uma resposta conclusiva.
  2. Experimento: Já no experimento, a pesquisa quer entender qual é a magnitude de um acontecimento e também o porque. Para encontrar essas respostas, geralmente, se usa um experimento. Como uma espécie de teste A/B.
  • Pesquisa de Marketing Exploratória: Como falamos, o que tipifica a pesquisa é o seu objetivo. No caso da exploratória, se visa explorar questões não muito bem esclarecidas em outros estudos e análises. Ela ainda é empregada quando há a detecção de um problema de pesquisa. Por isso, na grande maioria das vezes, ela é feita anteriormente ao último estudo.

De maneira geral, a pesquisa de marketing exploratória é exatamente o que seu nome sugere. Ou seja, um levantamento utilizado para explorar uma temática mais profundamente, ou como forma de apoio à outra pesquisa que não evidenciou claramente o ponto.

Quais são as etapas da pesquisa de marketing e Como Fazer de Forma Assertiva?

Dependendo do tipo de pesquisa de marketing que você fizer, as etapas podem variar. No entanto, de modo geral, podemos dizer que existem 6 etapas. São elas:

  1. Estipulando o Objetivo/Problema: Geralmente, uma pesquisa de marketing é adotada quando ocorre um problema ou surge um novo objetivo no negócio ligado às estratégias correlatas ao assunto. Por isso, a fase de definição de objetivo/problema é a número 1.

Por exemplo, você percebe que um de seus produtos não está convertendo como deveria e precisa melhorar a técnica de divulgação. Para chegar à uma conclusão mais assertiva de quais medidas e mudanças devem ser aplicadas, você recorre à uma pesquisa de marketing, para coletar dados relevantes, reais que basearão a otimização posterior.

 

  1. Concepção e Elaboração do Plano de Pesquisa: Nessa etapa, você vai definir o que será pesquisado. Quais informações precisarão ser captadas. Qual tipo de pesquisa e/ou método será aplicado. A qual público ela será direcionada.

 

  1. Captação de Dados: Aqui, é onde efetivamente se aplicará a pesquisa. Onde os dados serão deixados ou expostos, dependendo do canal escolhido para implementação.

 

  1. Mensuração e Análise: Depois que o público alvo tiver respondido as questões e o tempo de pesquisa estiver esgotado, é hora de fazer a mensuração e análise dos dados coletados. Você deverá agrupar e compatibilizar cada resposta e, assim, interpretar as métricas para, enfim, criar um relatório completo.

Não se esqueça de que esse relatório deve conter dados como a data da realização da pesquisa, o canal utilizado, o objetivo, o tempo de exposição, o número de pessoas que respondeu, o perfil do público, as variações dos resultados, conclusões, curiosidades, entre outras informações relacionadas que podem ajudar em uma análise futura, por exemplo.

  1. Apresentação dos Resultados: Aqui, basicamente, é a etapa onde você fará a apresentação das conclusões, do relatório aos interessados e envolvidos nesse projeto.

 

  1. Tomada de Decisão: Se a pesquisa de marketing realizada foi feita com o objetivo de melhorar uma área ou um item comercializado em seu negócio, essa é a etapa onde você se reunirá com a sua equipe e sócios para discutir e debater os resultados, visando encontrar soluções baseadas no que foi evidenciado no levantamento.

 

Percebeu como se desenvolve uma pesquisa de marketing?

Se você analisar e se basear nas etapas básicas, fica muito mais simples saber como fazer uma pesquisa de marketing assertivamente, sem precisar apelar para exemplos prontos disponibilizados na internet!

Que podem não ser tão adequados ao seu objetivo, comprometendo a sua análise e, consequentemente, seus resultados.

É isso! Esperamos ter lhe ajudado.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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