Palavras-Chave em SEO – Qual é a Importância Delas?

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Alguma vez você já se perguntou qual a importância das palavras-chave em SEO?

Saberia responder essa pergunta de maneira clara e direta, sem grandes dificuldades?

Nós, do Mestre do Adwords, sabemos que, apesar de muita gente aplicar SEO em seus projetos, poucas delas sabem exatamente qual a importância das palavras-chave e, por isso, pecam na hora de selecioná-las.

O que, inevitavelmente, prejudica as estratégias de modo geral e diminui o potencial de resultados.

Não se preocupe, se você ainda não entende exatamente esse protagonismo dos termos, pois estamos aqui hoje para lhe ajudar.

Depois de ler esse conteúdo, você não terá mais dificuldades quanto ao assunto!

Vem com a gente!

Afinal, qual a importância das palavras-chave em SEO?

Palavras-Chave em SEO..

Segundo pesquisas e estudos atuais, as pessoas pesquisam algo nos buscadores, cerca de 6,5 bilhões de vezes, todos os dias. Deste valor total, quase 78% são feitas através do Google.

Além disso, o Google registra que, apenas, 5,05% dos cliques computados pelo seu mecanismo de busca são direcionados ao links patrocinados.

Se considerarmos esse cenário e juntarmos ele ao fato de que o marketing de conteúdo está em veloz expansão, chegamos ao SEO e ao poder de atração de tráfego orgânico através da aplicação dele.

Como assim?

O SEO é, basicamente, o que posiciona bem os sites nos motores de busca, como o Google. Isso quer dizer que através da aplicação assertiva de técnicas do SEO nas páginas e nos conteúdos, é possível disputar um espaço, recebendo uma bela fatia desse tráfego orgânico.

  • Quem não deseja captar uma porção do tráfego gerado pelo Google?

Ficou difícil apontar, não é? Afinal, um bom volume de tráfego bem trabalhado resulta em conversões.

Acontece que as palavras-chave são a base do SEO e dos motores de busca. São elas que realizam, através das pesquisas feitas via buscadores, como o Google, a ligação entre um público e uma marca.

Essa é a grande importância da palavra-chave, afinal, se você não fizer a escolha certa, trará usuários que não pertencem ao seu público alvo ou não será notado por ninguém.

Aí você pode estar pensando:

  • “Eu sei escolher os termos certos, para isso, eu os defino baseando na ligação que eles têm com o meu negócio e o ramo em que atuo!”.

Você está certíssimo, mas só isso não basta! É preciso também avaliar o potencial de ranqueamento das palavras-chave. Afinal, figurar entre os primeiros resultados lhe entrega maiores chances de receber o clique e consequentemente atrair o tráfego.

Você deve, inclusive, mesclar os tipos de palavras-chave em sua estratégia de SEO. Utilizando a head tail, long tail e short tail.

Não sabe do que se trata?

Tudo bem, a gente explica!

Palavras-chave Head Tail – O que são e Como Usá-las?

Palavras-Chave em SEO

As palavras-chave Head Tail são aquelas mais abrangentes e, quase sempre, que registram um maior volume de buscas.

Acontece que essa grande procura é acompanhada pela larga concorrência. Quase todas as palavras-chave Head Tail têm um volume de buscas alto, assim como a concorrências em índice elevado.

São Head Tail termos como:

  • Adwords
  • Marketing
  • Tênis
  • Blusa
  • Chapéu
  • Notebook

Apesar de serem termos de grande visibilidade por parte do público, eles precisam ser utilizados em combinação nas estratégias.

Isso porque dificilmente uma página nova, com um nível de autoridade média irá conseguir vencer os leilões das melhores posições.

Mesmo que você tenha um site relevante, ranquear para uma palavra-chave Head Tail é bastante complicado e pode levar um longo tempo.

Afinal, são necessários cumprir requisitos não muito fáceis de conquistar, como diversos backlinks de sites de enorme relevância, além de outros pontos avaliados na configuração do SEO da sua página.

Obviamente, não estamos lhe desencorajando a escolher trabalhar alguns termos Head Tail, afinal, apenas, um conteúdo bem ranqueado para esse tipo de palavra-chave pode trazer muito tráfego.

O que estamos tentando lhe dizer é que eles são mais difíceis de ranquear. Por isso, dependendo do seu tipo de estratégia, a melhor escolha é mesclá-los.

Palavras-chave Short Tail – O que é e Como Usá-las?

Palavras-Chave em SEO.

As palavras-chave Short Tail são aquelas registradas com busca média e concorrência média/alta.

Geralmente, tratam-se de termos não tão abrangentes, mas também pouco específicas.

Elas figuram bastante em estratégias de SEO que visam atrair um volume alto de usuários, mesmo que eles não sejam pertencentes ao público alvo. Afinal, o objetivo é passar uma mensagem ou tornar uma marca conhecida, por exemplo.

E-commerces também utilizam bastante as palavras-chave Short Tail. Exemplos delas são:

  • Tênis Nike
  • Relógio Cássio
  • Bicicleta Caloi
  • Notebook Samsung

Embora sejam um pouco mais específicas que as Head Tail, elas continuam sendo abrangentes, fazendo com que também haja um grau de dificuldade elevado na hora de posicionar.

Por isso, escolhê-las como parte integrante da sua lista de palavras-chave e não as únicas e principais, geralmente, é a melhor estratégia.

Palavras-chave Long Tail – O que É e Como Usá-las?

As Long Tail são aquelas palavras que figuram na lista de termos com baixa procura e concorrência.

Elas são mais específicas, mas ao contrário do que muita gente imagina, são muito poderosas. Afinal, possibilitam que você atraia o público alvo certo e ranqueie seu conteúdo ou página com maior facilidade.

Exemplos de palavras-chave Long Tail:

  • Tênis Couro Nike Shox Avenue LTR Masculino
  • Relógio Masculino Digital Esportivo Cássio
  • Bicicleta Caloi Montana Feminina Rosa
  • Notebook Samsung Essentials E34

Consegue perceber a grande diferença? Nesse caso, você atrairia o público bastante segmentado, com forte potencial de interesse no consumo desses itens.

Resumindo, a melhor maneira de utilizar uma estratégia de palavras-chave é encarando-as como topo, meio e fundo de funil. De uma forma combinada, visando guiar o usuário da melhor forma em sua jornada de consumo.

Obviamente, você também precisará se dedicar às aplicação correta desses termos, seguindo os preceitos do SEO e as práticas indicadas pelo Google.

Não se esqueça de sempre monitorar os termos através da análise de métricas, pois só assim será possível entender como cada palavra-chave trabalha dentro da sua estratégia, baseadas no comportamento específico do seu público alvo.

Pronto! Agora você não tem mais dúvidas quanto à importância das palavras-chave em SEO. Certo? Se tiver, não hesite em perguntar para nós!

Esperamos ter lhe ajudado.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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