Objeções dos Clientes – Como Vencê-las de Uma Vez Por Todas

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vencer as objeções dos clientes é algo que todos os profissionais que estão envolvidos, de alguma forma, com as vendas, almejam.

O problema é que, muitas vezes, essas são as principais vilãs das suas conversões, as objeções dos clientes. Aquele motivo maior, que faz com que qualquer argumento não funcione.

Tudo pode estar correndo bem, até que, de uma hora para outra, aquele lead extremamente quente, some, ou pior, abandona seu carrinho de compras, depois de ter feito tudo.

E, aí? O que será que aconteceu que fez com que ele desistisse à um passo de realizar a conversão?

É nesse momento que você aciona aquela campanha de remarketing poderosa, irresistível… Passam-se dois dias, três e nada de retorno.

Ué? Porque o potencial cliente não voltou, eu ofereci o melhor? Difícil dizer, não?

A jornada de compras já é algo um tanto quanto complexo, para a maioria dos negócios, principalmente, se não há um estudo completo sobre o público alvo e os produtos comercializados.

Só que nesse caso, arriscamos dizer que você poderia ter feito tudo, ou quase, chegando até oferecer o item gratuitamente e, mesmo assim, você não converteria.

  • Sabe porquê?

Simples! Você não está trabalhando para vencer as objeções dos clientes, muito provavelmente, não a correta.

É por isso que hoje, nós, do Mestre do Adwords, criamos esse conteúdo. A gente vai ter mostrar como vencer as objeções dos clientes de uma vez por todas.

Está preparado? Então vem com a gente, pois já vamos começar!

 

Objeções-dos-Clientes

 

Afinal, o que são as Objeções dos Clientes?

Basicamente, as objeções dos clientes são aqueles “motivos maiores” que o impedem de realizar a ação de conversão, na grande maioria das vezes, a compra de algo.

Esse “bloqueio”, quase sempre, é gerado pelo psicológico da pessoa, que aponta para um pensamento sobre o ato de comprar, gerando questionamentos, que o levam à desistência.

São diversos os “motivos” criados pela mente que geram essas objeções, por isso, você precisa não só conhecê-las, mas também identificá-las para saber como vencê-las posteriormente.

No início, nós dissemos que você poderia ter feito tudo, ou quase, e muito provavelmente não conseguiria a conversão, lembra?

O motivo para essa afirmação é que, provavelmente, você não soube identificar qual era a objeção daquele cliente.

Pense com a gente: O que adianta oferecer uma grande promoção, se a objeção do cliente é relacionada à eficácia do produto?

Calma! Não se preocupe. Nós iremos lhe apresentar a seguir, as principais objeções dos clientes e como vencê-las.

Siga em frente!

1ª Objeção – Este Produto/Serviço Não Resolve Meu Problema

Esta, talvez, é uma das objeções dos clientes mais comum. Isso porque é natural que as pessoas duvidem de algo que ainda não conhecem perfeitamente.

Essa objeção pode ocorrer a qualquer momento, lá no inconsciente do potencial consumidor, principalmente, se ele já tiver consumido produtos parecidos de seus concorrentes, que não entregaram o resultado esperado.

Nós diríamos que uma campanha bem feita, pautada no Inbound e na nutrição de leads por meio de conteúdos relevantes resolveria tudo.

Só que tem uma brecha aí! Se o seu produto/serviço tiver um público bastante específico, apenas essa estratégia não resolverá.

Você precisará provar que sim, o que você tem em mãos resolve o problema do seu potencial cliente. E a melhor forma de fazer isso é apresentando provas sociais, por meio de projetos já realizados, depoimentos de clientes satisfeitos e o que mais você puder.

Dica Extra: Busque mostrar aos seus clientes provas sociais diversificadas, que mostrem que a sua solução atende aos mais tipos específicos de negócios.

 

contornar-objecoes

 

2ª Objeção – É Complexo Demais para Mim

Este tipo de objeção geralmente ocorre com potenciais clientes de negócios que oferecem serviços ou produtos que precisam de aplicação específica.

Diante de uma certa complexidade, vista pelo psicológico do cliente, ele julga que a solução é um pouco demais para ele, gerando além de medo, uma sensação de impotência.

Nesse momento ele desiste da aquisição. Pensando:

  • “É melhor eu não comprar, não vou conseguir usar ou fazer a implementação”.

Para vencer essa objeção, o melhor a fazer é descomplicar, já no processo de doutrinação, por meio de conteúdos explicativos e se possível, oferecer um suporte.

Provar que é possível por meio de exemplos reais, também é uma excelente maneira de quebrar essa barreira.

3ª Objeção – Será que Isso Funciona Mesmo?

A dúvida! Quase sempre ela é quem desencadeia as objeções dos clientes.

Nesse caso em especial, ela está muito presente porque na grande maioria das vezes o potencial cliente não conhece o produto/serviço oferecido.

Então, negócios inovadores, que vendem itens de entrada no mercado sofrem muito com ela.

Se este for o caso, trabalhe com a doutrinação, aplicando o Inbound, informando, trazendo dados de referência, como é aplicado, os resultados e tudo mais que pode entregar uma segurança maior ao potencial consumidor.

 

Como-Vencê-las-de-Uma-Vez-Por-Todas

 

4ª Objeção – Eu Compro Depois

Quantas vezes você olhou algo que queria comprar e na hora da decisão, deixou para depois?

É comum, as pessoas tendem a deixar decisões para depois. Se você enfrenta esse tipo de objeção, incentive a conversão por meio de gatilhos mentais como a escassez, a urgência e a emergência.

Dê desconto para quem comprar até determinada data, informe que o produto está com estoque baixo, aponte as vantagens de realizar a compra no ato.

5ª Objeção – Eu Não Tenho Estrutura Para Lidar com Todo Esse Potencial

É bastante comum ver pessoas que não anunciam, porque não teriam como dar conta da demanda que viria por meio desse alcance.

Esse é um típico comportamento de quem tem essa objeção, uma espécie de medo de crescer.

Se você nota esse tipo de comportamento em seus clientes em potencial, mostre a eles que é totalmente possível controlar esse crescimento.

Gere segurança por meio de informações relevantes, dicas e métodos que demonstrem claramente que a objeção não faz sentido.

6ª Objeção – Não Posso Esperar Tanto Para Ter Retorno

Na maioria dos investimentos, os clientes tendem a questionar sobre a velocidade em que verão o retorno positivo.

Em negócios que trabalham com serviços, isso é ainda mais comum. Nesse caso, a ocorrência da objeção por conta do tempo de retorno é grande.

O cliente não “pode” esperar tanto, ele quer o resultado imediato. O que fazer nessas horas?

Essa é uma das objeções mais complexas de vencer, mas não é impossível. Basta que você faça um planejamento, apontando as projeções e explicando os motivos pelos quais os resultados não podem surgir tão rápido.

Mostre que para uma aplicação segura, com chances de dar certo, o tempo é necessário.

 

Essas são só as principais objeções dos clientes. Obviamente, existem muitas outras, que podem variar de acordo com seu nicho de atuação.

A ideia é que você tenha base para identificá-las, mesmo que seja uma variação, e, desse modo, tenha a oportunidade de vencê-las, trazendo uma maior taxa de conversão para o seu negócio.

Esperamos ter lhe ajudado! Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram