Nicho Promissor Para o Seu Projeto Digital – 5 Dicas Para Escolher

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Escolher o nicho certo para lançar ou trabalhar um novo projeto digital é uma ação extremamente importante para que você colha bons frutos não só a curto prazo, mas também à médio e longo.

Isso porque o comportamento de um mercado dita muito como será o desempenho do seu novo projeto. Você sabe, nesse universo, de vendas e consumo, quem manda, na maioria das vezes, é o público alvo.

É claro que suas ações de marketing ajudarão o seu projeto, principalmente na apresentação ao mercado, no aguçamento do interesse, mas para que tudo isso ocorra de forma positiva, é preciso antes estar direcionado às pessoas certas, dentro de um nicho promissor.

Com certeza você já deve ter visto excelentes produtos não venderem nada, certo?

  • Já parou para pensar porque isso acontece?
  • Como um produto efetivo, uma novidade extraordinária, uma solução poderosa pode não gerar interesse nas pessoas?
  • Como uma boa ideia pode não ter espaço no mercado?

Na verdade, na maioria das vezes, o erro não está no projeto, produto ou serviço e sim no posicionamento dele quanto ao nicho.

Se você já viu ou alguma vez teve uma ideia brilhante nas mãos e fracassou ou, até mesmo, desistiu de continuar em frente porque não soube escolher um nicho promissor, adequado, esse conteúdo é para você.

Nós, do Mestre do Adwords, vamos lhe entregar 5 dicas essenciais na hora de escolher um nicho para o seu projeto digital.

Vem com a gente!

 

Nicho Promissor Para o Seu Projeto Digital

 

Você sabia que o primeiro passo de um projeto é escolher seu nicho?

Infelizmente, muita gente não sabe, mas um dos primeiros passos de um projeto é a escolha do nicho.

Como vimos acima, muitos produtos encalham e fracassam pelos simples fato de que não estarem bem posicionados quanto ao mercado.

Então não cometa mais esse erro. Sempre que for iniciar um projeto e investir financeiramente nele, estude os prováveis nichos em que ele poderá ser inserido e trabalhado.

Você deve estar se perguntando:

  • Como eu faço para saber que o nicho é promissor e vale a pena continuar?

Lhe entregaremos as respostas à seguir.

1ª Dica – Descubra se seu projeto digital possui demanda

Ok! Você já possui uma ideia que, aparentemente, é ótima. Só que para ter certeza, você precisa descobrir se o seu projeto possui alguma demanda.

Quem lhe dirá se há interesse para a solução que você tem em mãos são os potenciais clientes, o mercado que ele provavelmente irá abranger.

Você não pode lançar algo e tentar obter sucesso, você precisa ter certeza do sucesso para então lançar algo.

Compreende a matemática dos projetos bem sucedidos?

Bem, então a primeira coisa é verificar se você possui algum concorrente, seja direto ou indireto.

Descobrindo-os fica mais simples analisar os possíveis nichos e quais deles lhe entrega maiores chances de conquistar interessados.

Nessa primeira fase a própria internet pode lhe ajudar muito. Faça pesquisas, descubra o que as pessoas buscam, quais são suas dores relacionadas ao seu projeto.

Tem uma lista de nichos em mãos? Então vamos ao próximo passo.

2ª Dica – Estude seus concorrentes

 

Nicho Promissor Para o Seu Projeto Digital,

 

Com os potenciais nichos que o seu projeto pode atender, comece a estudar os seus concorrentes.

Verifique em quais nichos eles se enquadram, se os produtos deles suprem todas as necessidades ou não.

Se os clientes estão abertos à novidades ou então descontentes com possíveis falhas nas soluções existentes. Captando essas informações, as coisas começarão a ficar mais claras.

Por exemplo, se você detectar que há um nicho com boa demanda, com poucos concorrentes diretos ou com projetos concorrentes que oferecem falhas que podem se tornar diferenciais para a sua proposta, este é um forte candidato pra que você o escolha.

Com certeza, depois de verificar essas questões, a lista de nichos prováveis diminuiu consideravelmente.

Então vamos continuar para o próximo passo de seleção.

3ª Dica – Dê preferência para nichos em que você já tem conhecimento

Para que você obtenha sucesso não basta oferecer algo de boa qualidade é necessário que você tenha habilidade e conhecimento o suficiente para ajudar as pessoas até chegar à solução.

Principalmente no mercado digital, antes do consumo efetivo da solução, as pessoas vão exigir a sua autoridade no assunto.

Por isso, na hora da escolha, coloque na balança o peso do seu conhecimento para cada um dos nichos elegíveis até aqui nessa seleção.

Dê preferência para aqueles que você tem bom conhecimento, que lhe dá a possibilidade de agregar valor ao seu público alvo.

4ª Dica – Elimine nichos que você não gosta de trabalhar

 

Nicho Promissor

 

Parece uma besteira, mas não adianta você tentar trabalhar em nichos em que você não tem afinidade.

Um projeto para ser bem sucedido precisa de paixão, pois caso contrário você não se esforçará o suficiente.

Você deve saber que para chegar ao topo, muitas vezes, temos que fazer sacrifícios, abrir mão de coisas importantes, e isso, só ocorrerá caso você acredite e ame o que faz.

Então, se houverem nichos aos quais você não gosta de trabalhar, já elimine sem pensar muito.

5ª Dica – Verifique qual o potencial de vendas do nicho

Por motivos óbvios, você precisa entender qual é o potencial de vendas dos nichos que ainda permanecem na sua seleção.

Apesar do conhecimento e paixão serem importantes, de nada adianta tê-los, se o nicho não oferece oportunidade de faturamento. Certo?

Seria esforço, trabalho, investimento de dinheiro e tempo para nenhum retorno.

Para saber qual o potencial de vendas do nicho, não basta olhar para a demanda, é preciso verificar se aqueles potenciais clientes pagariam o preço estabelecido pelo seu produto.

Primeiro se eles enxergam valor na sua solução e depois se o poder aquisitivo deles permite pagar o preço sugerido.

 

É isso! Apesar de parecer uma seleção simples, trata-se de uma equação complicada de resolver. Por isso, tenha atenção e valorize cada passo da fração.

Esperamos que você tenha curtido o conteúdo. Ficou com dúvidas? Mande sua pergunta pelo espaço de comentários logo abaixo.

Até breve!

Forte Abraço.

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