Mobile-First Indexing – O que o Google quer dizer com isso?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Recentemente, o Google anunciou uma grande novidade para 2017… Sem data marcada para ocorrer, o que muitos especialistas em marketing digital e SEO previam vai acontecer: o Mobile-First Indexing chegou!

Na verdade, o conceito de mobile first já vem sendo trabalhado há alguns anos, porém no último tomou folego especial e vem cobrando dos sites e páginas na internet uma melhor adequação para as pequenas telas, visto que boa parte do tráfego parte deles.

Se pararmos para analisar o que acontecia há 5 anos atrás, era a preocupação muito grande com as versões para desktop, porém nenhuma como a versão mobile, já que a utilização para esse tipo de plataforma era um grande desafio.

Esse cenário mudou e boa parte dos sites recebem mais de 80% do tráfego pelos dispositivos móveis, mas não encontram um ambiente de qualidade para a navegação e é justamente isso que o Google quer mudar.

A empresa não divulgou muitas informações sobre o assunto, a impressão que dá é que ela está preparando o terreno para uma enorme mudança que virá a acontecer no próximo ano, mas o Mestre do Adwords sempre que ir além, então preparamos esse material que vai explorar um pouco mais esse assunto.

Vamos lá?

 

google-mobile-phones-tablets

 

O que podemos esperar do Mobile-First Indexing?

O que o Google informa é que, apesar do incentivo da utilização do mobile first, seus próprios algorítimo não estavam avaliando essa adaptação como deveria e por isso, isso vai mudar em 2017.

A última mudança que ocorreu em relação ao ranqueamento dos dispositivos móveis aconteceu em 21 de abril de 2015, muito ultrapassada para o Google que está sempre aprimorando e melhorando a qualidade de seus trabalhos.

Na realidade é que a empresa já identificou que muitos sites, blogs e páginas estão preocupados com a adaptação ao mobile, porém ainda não dão a mesma importância que dão ao desktop e isso precisa mudar, pois a maioria das buscas do Google hoje já vem das pequenas telas.

O Google afirma que não quer mais uma diferenciação de qualidade nas versões, não quer que seja exibido menos conteúdo, muito menos uma navegabilidade truncada. Ele quer qualidade e vai atuar fortemente para que ambas as versões forneçam a mesma qualidade de informação para os usuários.

Muitos chegaram a dizer que vai haver uma diferenciação de indexação entre as páginas para desktop e as que são para mobile, como se a prioridade de resultados fosse diferente para cada tipo de dispositivo. A empresa não confirma a informação, porém vindo do Google é algo que podemos esperar, não acha?

Testes já estão rolando sem ninguém perceber e muitos outros devem ocorrer nos próximos meses, tudo isso para enquadrar a forma perfeita e sensata de fazer essa avaliação.

Por mais que não se tenha qualquer informação de quando essa novidade começará a vigorar, o Google já deixa algumas dicas de utilização e preparação para a Era do Mobile-First Indexing e certamente, você deseja saber, não é mesmo?

O blog do Mestre do Adwords conseguiu essas informações em primeira mão e vai contar tudo para vocês.

Anote tudo com bastante atenção e adianta-se para estar com seus sites e blogs prontos para essa nova atualização chegar!

Vem!

 

google-mobile-iphone

 

Dicas do Google para Mobile-First Indexing

Em seu site oficial, o Google deixou algumas dicas para ajudar os webmasters a preparar seus sites para o Mobile-First Indexing. Então, vamos conhecer quais são elas:

  1. Se você já tiver um site mobile ou um site que oferece as mesmas funções e funcionalidades em ambas as plataformas, pode ficar tranquilo e deixar da forma que está, não precisa mudar nada, afinal você está entregando a mesma experiência para ambos os formatos;
  2. Agora, se você possui conteúdo distintos para a versão mobile a versão desktop, será necessário fazer mudanças para que ambas as plataformas venham a oferecer o mesmo teor de informação. A partir da mudança, não serão mais aceitos distinção do tipo de conteúdo, ok?;
  3. Comece verificando a estrutura do site, ambos os meios precisaram contar com conteúdo relevante e de interesse do usuário;
  4. Utilize a ferramenta que verifica o Googlebot para ver se tudo está devidamente adequado as exigências básicas;
  5. Se o seu site não tiver uma versão para mobile, será necessário o desenvolvimento de imediato, senão acabará perdendo pontos importantes com o Google;
  6. O Google afirma que se você tiver apenas um site em versão desktop, ele irá manter bem posicionado, porém não garante até quando. Então, é melhor não correr nenhum risco, não acha?
  7. Por fim, ele afirma que é melhor preparar a sua versão mobile com cuidado, para que erros de links quebrados ou uma versão incompleta do site não ocorram. Sugere ainda, que você finalize e teste tudo, antes de colocar no ar, pois é melhor aguardar algum tempo antes de lançar a versão, do que fornecer uma experiência ruim ao usuário.

Veja que todas as dicas que ele passam em seu site oficial, não é diferente daquilo que nós já conhecemos sobre sites preparados para a versão mobile, não acha?

O que essa informação nos dá é que podemos esperar uma preocupação e talvez até, uma maior relevância para o mobile em 2017.

 

Google-Indexing

 

Como já dissemos, a data oficial da mudança não foi informado, pois o Google afirma que como será uma mudança muito grande em seu algoritmo, levará algum tempo até que a mudança consiga alcançar a todos os usuários com perfeição de funcionamento, mas deixa a entender que parte dela já está vigente.

Você não vai esperar que a mudança seja anunciada oficialmente para correr atrás da adaptação de seu site, não é mesmo?

Aproveita que ainda dá tempo de fazer as coisas com calma, analisando cada detalhe e preparando o ambiente de uma forma mais assertiva e tranquila.

Se precisar de ajuda com essa tarefa, em nosso blog existem vários conteúdos que podem te ajudar, mas se mesmo assim ficar com dúvida, mande para nó que iremos te ajudar!

Até mais!

 

 

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram

  • Então seja extraordinário...
  • Atenção: um simples aperto de mão diz mais do que você imagina.
  • Você sabe qual o segredo para vender várias vezes para o mesmo cliente?
  • Só os grandes fazem história...
  • O erro que cometi ao tentar escalar o meu tráfego...
  • Você comete esse erro bizarro na hora de vender na internet?