Você sabe o que é marketing verde?

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A expressão “Marketing Verde” soa familiar para você? Talvez ao ler, sua cabeça automaticamente faça uma conexão com algo mais “natural”, “fitness”…

E na realidade, você está até certo, em partes!

Você já deve ter percebido que algumas tendências sempre aparecem de acordo com o período do ano, não é?

Por exemplo, sempre que começa o verão ou chega o início do ano, as pessoas começam a se preocupar com o corpo e adotam dietas e vida mais saudável.

  • O que isso ter a ver com marketing verde?

Calma! A gente não enlouqueceu… É que essa tendência “vida saudável” também chegou ao marketing, fazendo com que empresas adotassem uma postura mais “amiga da natureza”, “em prol da saúde”.

  • Quantas negócios nos últimos tempos você viu que passou a trabalhar com sustentabilidade de alguma forma?

Com certeza dezenas, não é? E você acredita que esse “movimento” é uma incrível coincidência?

Se acha, esqueça! Pois trata-se da iminente presença do Marketing Verde!

Se você quer entender um pouco mais sobre do que se trata, vem com a gente, pois vamos explicar tudo.

 

marketing verde

 

#Marketing Verde – O que é?

A essa altura, você já deve imaginar do que se trata o Marketing Verde, mas nós vamos deixar ainda mais claro para que não haja dúvida.

Basicamente, o Marketing Verde é aquele que foca as suas estratégias em reforçar e demonstrar os benefícios de uma marca/produto/serviço frente às suas práticas e produções sustentáveis, naturais, amigas do bem-estar e da saúde.

Também denominado como marketing ambiental, essa estratégia também pode ser utilizada como forma de posicionar uma marca frente à essas questões tão debatidas no mundo atual.

Resumindo?

O Marketing Verde utiliza de técnicas que atraem consumidores pela conexão postural e prática quanto ao meio ambiental e ao bem-estar das pessoas, seja por meio de “preservação” de recursos ou por oferecer produtos mais “saudáveis”, por exemplo.

O principal conceito “vendido” pelas marcas que adotam o ecomarketing é que elas possuem uma “consciência” diferenciada com relação à responsabilidade que possuem com o questões socioambiental e cultural, além de econômica.

Óbvio, não há como trabalhar o marketing verde sem ter, realmente, posturas e práticas em prol dessas questões. Ok?

As principais diretrizes adotadas por empresas que trabalham o marketing verde são:

  • Ter processos e posturas ecologicamente corretas.
  • Ter práticas culturalmente bem vistas e justas no âmbito social.
  • Ser um negócio sustentável economicamente.
  • Trabalhar com redução, seja de custos, de uso de matéria prima ou qualquer outro ponto que atinja o meio social, ambiental ou econômico.
  • Fazer a reutilização de recursos, evitando desperdícios de modo geral.
  • Adotar a reciclagem como prática rotineira.
  • Oferecer segurança.
  • Dar satisfação ao consumidor.
  • Ser socialmente aceita.

O propósito diante desse tipo de marketing é lucrar de forma consciente, respeitando o ambiente, as pessoas, a matéria-prima, e, sobretudo, a qualidade e não a quantidade.

Agora que você já sabe perfeitamente do que se trata o Marketing Verde, vamos descobrir quais são as vantagens desse tipo de estratégia?

#Marketing Verde – Principais Vantagens

Nesse momento, muito provavelmente, você deve estar se perguntando quais são as principais vantagens de adotar esse tipo de estratégia de marketing, não é mesmo?

A primeira vantagem é bastante óbvia, até porque nós já conversamos sobre isso anteriormente, no começo desse conteúdo. Lembra?

Bem, trata-se do fato de atrair pessoas que se identificam com a mesma postura e prática da sua empresa, que inclusive, é um público crescente.

Com a tendência em alta, as pessoas em geral estão tornando-se mais conscientes quanto às suas responsabilidades com o meio ambiente.

Esse será um diferencial para conectar-se com pessoas ligadas ao meio coletivo como um todo, só que também não surtirá efeito negativo com relação às pessoas, ainda, sem essa consciência.

A tendência mundial para esse tipo de postura é tão impactante que grandes marcas consagradas sofreram perdas por conta de acusações quanto à trabalho escravo e infantil, por exemplo!

Certamente, você viu algum caso sendo noticiado pela mídia, não?

Essa é mais uma vantagem, pois o próprio cenário favorece essas práticas, fazendo com que você ganhe um destaque naturalmente.

Junto ao pacote ainda vem um melhor posicionamento de marca, maior economia nos processos de produção ao longo do tempo, maior qualidade nos produtos/serviços e, consequentemente, lucro de maior qualidade, não só financeiramente.

Sabe o que é interessante? O marketing verde tem também o poder de agregar valor ao seu negócio. Incrível, não?

Resumindo, os benefícios são:

  • Diferencial: Destaque no mercado e com relação aos concorrentes que não adotam esse tipo de postura.
  • Credibilidade e Visibilidade: Maior credibilidade e admiração frente aos consumidores e público em geral.
  • Clientes conectados com sua filosofia: Atração de clientes mais conscientes e conectados com a sua filosofia e propósito, o que é interessante para evoluir sempre.
  • Indicações: Maiores chances de ser indicado por esse público, afinal, pela conexão postural, ela acaba vendo as suas práticas como uma boa experiência, passível de ser comentada e recomendada à outras pessoas que pertencem ao grupo em que ela “vive”.
  • Crescimento econômico: Maiores possibilidades de tornar o negócio mais rentável por meio de produções mais econômicas, que utilizam-se de reciclagem e reutilização de recursos. Afinal, economia, também gera maiores lucros, não só financeiros, é verdade!
  • Investidores Verdes: A atração desse tipo de investimento só ocorre por quem trabalha com o marketing verde.
  • Estar alinhado com as tendências mundiais: Apesar de falarmos em tendência, essa é uma atitude que vem ganhando força mundialmente e que, muito provavelmente, será ainda mais forte com o passar dos anos, chagando a exigir que as empresas adotem essas práticas em um futuro próximo.

Pronto! Agora você sabe tudo sobre o Marketing Verde. Vai aplicar no seu negócio? Vem contar para gente…

Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente relevante para você e que, sobretudo, ele tenha conseguido lhe entregar informações e proporcionar sacadas inteligentes quanto ao assunto.

Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords ou deixe sua pergunta abaixo, no espaço destinado aos comentários.

Será um prazer poder lhe ajudar!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

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