Marketing de Vendas – 4 sinais de que há algo errado

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Se você é um empreendedor iniciante ou se já tem alguma experiência em gerenciar seu negócio de médio ou grande porte, deve ter a plena ciência de que o marketing de vendas é algo fundamental para que consiga crescer seus lucros, não é mesmo?

O grande problema ou melhor, a grande questão é que, na maioria das vezes, os donos de seus negócios, seja pela empolgação ou, mesmo, pela falta de conhecimento em marketing de vendas acabam não notando os sinais de que algo não vai tão bem quando eles imaginam.

Por mais que você ame seu negócio e seja apaixonado por cada tarefa que ele te permite fazer, precisará aprender a olhar com olhos mais criteriosos os números, senão seu negócio não irá como você deseja.

Nós, aqui do blog do Mestre do Adwords, não queremos que o seu grande sonho de ter um negócio próprio acabe se tonando um enorme pesadelo, então desejamos que você conheça bem quais são os sinais que provam que algo errado está ocorrendo!

Vamos compreender tudo?

Como entender os sinais que são dados?

Um negócio, quando não está bem, dá sinais claros de que isso está ocorrendo, seja nas finanças ou no desempenho da equipe!

Separamos alguns sinais que vão te ajudar a identificar que há algo errado no marketing de vendas de sua empresa, venha ver!

1˚ Sinal – Não ter ideia de como fazer um acompanhamento de métricas

Se você ou seus funcionários, antes de aplicar qualquer tipo de ação ou de criar sua estratégia, não tiverem a menor ideia de como se faz o acompanhamento de métricas, seu negócio mal começou e já está indo mal.

Talvez, você esteja achando que estamos exagerando, mas não estamos. Se você não tem a menor ideia de como estão acontecendo os resultados de suas campanhas, de seus anúncios, do tráfego que seu conteúdo recebe e demais atividades, como saber se você está no positivo ou no negativo?

Estamos cansados de ver cases de empresas que faturam milhões por mês, mas estão sempre no vermelho, pois não fazem ideia de como controlar e aplicar melhor os recursos.

Então, queremos saber se:

  • Você sabe quantos leads sua empresa captura mensalmente?
  • Sabe qual a porcentagem de conversão de seus anúncios?
  • Sabe quanto tráfego vindo de redes sociais você recebe?
  • Tem ideia de quais são as fontes de tráfego mais vantajosas para você?

Essas são apenas 4 perguntas simples que podemos te fazer, mas acredite há milhares de outras tão importantes quanto elas. Se você nos disser que não faz ideia, tem algo errado acontecendo…

2˚ Sinal – Equipe totalmente desmotivada

Muitos costumam dizer que o espirito da equipe reflete bem a saúde de uma empresa e achamos que essa é a mais pura verdade.

Se você parar e pensar na equipe que cuida do marketing de vendas, especificamente, e notar que eles trabalham sempre desmotivadas, sem empolgação e com falta de brilho no olhar, pode ter absoluta certeza que tem algo dando errado.

Esse tipo de profissional é motivado pela conversão, pela vontade de vender, de atender clientes, mas se algo está indo errado, eles não conseguem evoluir e sentem-se frustrados.

Se nesse momento, você olha para sua equipe de vendas e não vê aquele brio, está na hora de chamar todos para uma conversa e entender o que está acontecendo.

Uma dica que podemos te dar é: vá desarmado. Escute o que eles têm para falar, afinal eles enxergam seu negócio de outra forma. Depois que o cenário atual for colocado na mesa, escute o que eles propõem para mudar isso.

3˚ Sinal – Investimento em setores errados

Quando falamos em marketing de vendas, principalmente no digital, as formas de captar leads ou mesmo gerar conversão são as mais distintas possíveis, sendo assim, é preciso entender o negócio em questão para que você possa aplicar recursos em áreas que, realmente, são importantes.

Sabe aquelas perguntas que nós fizemos para você ali em cima? Pois bem, elas cabem muito aqui, uma vez que, se você não faz ideia de qual a sua principal fonte de tráfego, de quais anúncios estão gerando mais conversão e de qual rede social é mais importante, você não tem como avançar.

Não adianta nada investir altos valores em locais onde o retorno não tem chance de ocorrer.

Então, se você tem investido uma verba alta, mas não está vendo um retorno assertivo, talvez seja a hora de fazer um levantamento para ver onde o erro está acontecendo.

4˚ Sinal – Atendimento precário

Já falamos, por diversas vezes, que o atendimento de um negócio, seja ele físico ou digital, fala muito sobre a quantidade de suas vendas.

Ainda hoje, há empreendedores que acham que a atenção maior deve ser dada na pré-venda, quando o futuro cliente ainda não conhece você. No entanto, fidelizar é uma das partes mais importantes de todo e qualquer negócio.

Na verdade, o que podemos dizer é que o atendimento precisa acontecer de forma precisa em todas as etapas da venda, seja no pré ou no pós. Isso porque, eles contam pontos para a autoridade de sua marca.

Se você acha que há falhas, corrija.

Caso você não saiba nada sobre isso, que tal abrir uma pesquisa de satisfação após cada atendimento?

Realmente, talvez você vá descobrir muitas coisas que não são tão agradáveis, mas será por um bem maior, a saúde de seu negócio. Afinal, as pessoas não vão comprar de uma marca ou empresa que não demostra empatia com seu público, concorda?

 

Esses são os 4 sinais claros de que o marketing de vendas de seu negócio apresenta falhas muito graves que precisam ser resolvidas!

Ficou com alguma dúvida?

Se sim, por favor, deixe seu comentário que iremos retornar o mais breve possível!

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