Marketing de Afiliados – O Que É e Como Funciona?

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O marketing de afiliados está muito em alta há algum tempo. Muitos dizem ser um mercado cheio de oportunidades e outros ainda nem o conhecem.

O que podemos lhe dizer é que, muito provavelmente, você ouvirá falar bastante sobre esse setor hoje e nos próximos anos.

Nós não sabemos exatamente se este é o seu primeiro contato com o termo ou se você está procurando mais informações sobre o que se trata, pois pretende trabalhar nessa área.

O que nós, do Mestre do Adwords, podemos lhe garantir é que, independente do seu caso, se você está tentando entender mais profundamente o marketing de afiliados, chegou ao lugar certo.

Nesse conteúdo, feito especialmente para você, a gente vai lhe contar de forma simples e objetiva o que é o marketing de afiliados, como ele surgiu e como funciona.

Vamos nessa?

 

Marketing de Afiliados,

 

Como surgiu o Marketing de Afiliados?

Antes de ser um setor muito promissor no Brasil, o marketing de afiliados nasceu lá nos Estados Unidos, com uma das gigantes do mercado digital, a Amazon.

Foi a enorme varejista digital que começou a oferecer o serviço, possibilitando que a estratégia crescesse e chegasse à outros países, como o Brasil.

Visto como uma solução ou evolução das ferramentas do marketing digital tradicional, essa modalidade surgiu por conta do aumento da concorrência e dos custos por clique.

Bem, como sabemos, as soluções iniciais para anunciar digitalmente eram por meio de banners veiculados em portais e grandes sites, o que era um privilégio de anunciantes de grande porte, pelo custo.

Com o passar do tempo, a chegada do Google democratizou mais a possibilidade de anunciar na internet, com valores de investimentos acessíveis e diferentes formatos dos anúncios.

Só que o crescimento da concorrência tornou novamente a solução mais cara, especialmente, em alguns setores. Além disso, para obter resultados interessantes, exigia-se muito tráfego, o que dificultava alcançar o ROI ideal.

A partir da busca de novas soluções para a publicidade digital surgiu o marketing de afiliados.

Essa modalidade não visa mais o enorme volume de tráfego indiscriminadamente, mas um tráfego de qualidade.

A rentabilidade é mais facilmente alcançada, afinal, a maior preocupação dos anunciantes é oferecer campanhas segmentadas capazes de satisfazer as necessidades de uma cadeia de afiliados.

Basicamente, podemos dizer que o marketing de afiliados trabalha mais com a credibilidade do publisher, que também pode ser visto como um vendedor.

Por exemplo:

  • Na prática, o anunciante tem um produto X.
  • O publisher tem credibilidade no nicho X.
  • Então ele se afilia ao anunciante e passa a ser uma espécie de vendedor do produto X, oferecendo-o à sua audiência.
  • Nesse caso, o tráfego dele pode não ser enorme, mas como ele tem credibilidade, o seu público confia nas soluções indicadas por ele.
  • Então automaticamente as conversões acontecem.
  • O anunciante recebe o pedido e paga a comissão ao publisher.

É claro que é necessário trabalhar com conteúdos segmentados e produtos condizentes para que a audiência seja qualificada e tudo se torne mais simples na hora da conversão, pela geração natural do interesse.

Se ainda não está tão claro, não se preocupe, lhe mostraremos o que é o marketing de afiliados à seguir.

Afinal, o que é marketing de afiliados?

Antes de irmos direto ao ponto, precisamos lhe explicar alguns termos que são muito utilizados nesse meio, inclusive, eles serão muito úteis na hora de entender como funciona o marketing de afiliados.

No marketing de afiliados os anunciantes são as lojas online e infoprodutores do varejo dentro do mercado digital.

Os Publishers são os famosos influencers e produtores de conteúdos online. Sejam para blogs, sites, Youtube, redes sociais, entre outros.

 

 

As plataformas de programas de afiliados é o que o próprio nome sugere, uma plataforma com recursos para gerenciamento das vendas, tanto para os anunciantes, quanto para os Publishers.

Tudo explicado! Então, afinal, o que é o marketing de afiliados?

Basicamente, o termo também conhecido como Affiliate Marketing, pode ser considerado como uma modalidade do marketing digital.

Onde o publisher trabalha divulgando produtos ou serviços de um anunciante e é comissionado para tal.

Esse anunciante, geralmente, trabalha com uma ou mais plataformas de afiliação. Que também funcionam como uma espécie de vitrine para Publishers, que escolhem os produtos que deseja promover na plataforma.

A comissão do publisher pode ser paga por diversas formas, desde cliques até vendas, tudo irá depender da proposta do anunciante.

Resumidamente, podemos dizer que o marketing de afiliados é um sistema de marketing digital fundamentado na performance.

Se uma loja online ou infoprodutor oferece uma comissão à Publishers para divulgarem e venderem os seus produtos ou serviços, podemos dizer que eles possuem um programa de afiliados.

De maneira geral, o marketing de afiliados visa impulsionar a interação e as vendas de maneira natural.

Como funciona o marketing de afiliados?

Como você já deve ter percebido, o marketing de afiliados funciona basicamente com três pilares. O anunciante, o publisher e a plataforma de programas de afiliados.

Os anunciantes podem ser grandes marcas, como o submarino.com, até pequenos infoprodutores. Bastando que eles ofereçam uma comissão para os publishers que divulgarem e venderem seus produtos.

 

Marketing-de-Afiliados

 

A plataforma de programas de afiliados é uma espécie de espaço para gerenciamento dessas campanhas, tanto pelo lado do publisher quanto pelo anunciante.

Geralmente, um publisher escolhe as marcas para se afiliar por meio dessas plataformas. Que disponibilizam páginas individuais contendo todas as regras para afiliação, as formas de comissionamento, formatos de anúncios e outras ferramentas que facilitam toda a ação.

Por hoje é só! Se você quer saber mais sobre o marketing de afiliados fique atento, pois em breve disponibilizaremos um conteúdo exclusivo lhe apresentando as principais plataformas de programas de afiliação, as formas de comissão mais comuns, entre outras coisas importantes dentro desse mercado.

Ficou com dúvidas? Então, venha conversar com a gente! Será um prazer poder lhe ouvir e quem sabe ajudar. Agora chegou a hora de colocar a mão na massa.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Até breve.

Forte Abraço.

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