É necessário que minha loja virtual tenha um blog?

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Ter ou não ter um blog, eis a questão! Acredito que você já tenha se perguntado diversas vezes se o seu modelo de negócio precisava ter um blog, não é mesmo? Como já recebi perguntas relacionadas a esse assunto diversas vezes, resolvi que era o momento de esclarecer de uma vez por todas e fazer a fixação em um lugar para que possa ser consultado a qualquer momento. No entanto, iremos um pouco mais além!

A ideia aqui é fazer um artigo voltado para loja virtual e blog. Não está entendendo nada? Calma que eu explico. Muitos empreendedores que possuem lojas virtuais tem essa dúvida, uma vez que, será que seria interessar que uma loja virtual tenha um blog? Me diga, o que você acha?

Vou te ajudar a desvendar tudo sobre esse assunto. Acredito que você já deve ter ouvido muito sobre esse assunto, pois enquanto uns defendem a importância de ter u blog relacionado ao seu negócio, outros já acham uma prática desnecessária e sem novidades, porém o importante sempre é: o que você acha? O que seu público alvo acha?

 

É necessário que minha loja virtual tenha um blog,

 

Sei que, muitas vezes, pode ser difícil escolher o lado certo e de forma alguma quero que você tome como verdade absoluta tudo que eu digo para você, pois meu papel é esclarecer assuntos e ajudar, assim com informações corretas e precisas, você tem um panorama geral de táticas e estratégias que pode usar. Outro detalhe, é que sempre aponto situações e fatos que aconteceram comigo, ou seja, tudo que passo para você são experiências reais de minha vida profissional. Isso não quer dizer que eu esteja certo ou errado, quer dizer que algumas coisas funcionaram comigo e outras não, como na vida de qualquer empreendedor.

Voltando ao assunto principal desse conteúdo, se você chegou até aqui é porque já tem essa questão levantada em sua mente, não é mesmo? Acredito que você esteja começando um loja virtual ou então está procurando técnicas para inovar a sua forma de empreender e assim, viu o blog como um excelente oportunidade de alavancar as vendas e ficar melhor posicionado nos buscados. Posso te adiantar que você está certo, ter um blog associado a sua loja virtual te proporciona uma gama de possibilidades e é disso que trataremos !

Você pode me perguntar: “ Mas Tiago, como faço para que minha loja virtual tenha um blog?” Iremos chegar lá, cada coisa no seu momento. Iniciaremos nosso mar de aprendizado, lhe explicando as vantagens que sua loja virtual terá ao ter um blog associado a ela.

Vamos juntos?

 

Preciso que minha loja virtual tenha um Blog?

A resposta para esse questionamento é bem simples e é você quem vai me responder: Você quer ter sucesso e vender mais com sua loja virtual?

Se a sua resposta por não, então você não precisa ter um blog, basta continuar fazendo o trivial. No entanto, se você quer aumentar sua taxa de conversão, ganhar destaque nos motores de busca e ainda, fornecer conteúdos de qualidade para o seu público, a resposta é sim!

 

Blog
Blog

 

Acredito que você já tenha notado que muitas lojas virtuais tem um blog alimentado com notícias do segmento, informações e até mesmo assuntos relacionados aos produtos que comercializam, não é mesmo? E não para por aí, as lojas ainda trabalham e-mail marketing para garantir uma melhor segmentação e participação do usuário, já que é necessário atrair olhares para o local onde o conteúdo é disponibilizado, ou seja, o blog.

Caso você ainda não tenha percebido as vantagens e benefícios de ter um blog, quero deixar tudo bem claro para você.

Ao ter um blog, você:

  1. Entrega Valor: Os consumidores estão atrás de boas experiências e não apenas de produtos. Ninguém gosta de gastar, porém as pessoas não ligam em investir para ter benefícios. Com um blog essa tática é totalmente aplicada, uma vez que, você pode disponibilizar através de mídias variadas ( imagens, textos, vídeos e etc) conteúdos que sejam do interesse de seu público alvo, assim você estará entregando valor a eles e não apenas o produto em si. Aposte em conteúdo de qualidade e que possam suprir dúvidas ou necessidades de seus leitores.
  2. Gera Engajamento: Toda a marca está em uma busca constante para encontrar a linguagem certa de seu público alvo, pois ter consumidores engajados e interessados no que você vende é de suma importância para ter sucesso em suas vendas. Entenda o que seu público alvo gosta e faça com que ele interaja com você. Caso seja necessário, faça pesquisa, promoções e até mesmo teste com temas diferenciados para mensurar o que mais chama a atenção de seu público.
  3. Posicionamento: A técnica de ter um blog ainda consegue abranger mais do que a entrega de valor e engajamento, isso porque nutrir um canal com informações relevantes e com o uso das palavras chaves corretas te coloca na competitividade da busca orgânica. Acredito que você deva saber, mas é sempre importante relembrar que conteúdo de qualidade aliado a um bom SEO são fatores que pode fazer com que você se destaque dos concorrentes e fique melhor posicionado na SERP. Imagina que seu público alvo está procurando informações de um suplemento alimentar no Google e ao fazer a busca, ele cai no seu site, repleto de informações nutricionais, forma de usar e comprovando que o uso é realmente indicado. Com todas as informações, ele já está decidido a fazer a aquisição e assim, logo no final do texto, ele se depara com um botão de call to action que permite que ele faça a compra de forma simples e fácil. Você não acha que as chances de vender seriam muito maiores?
  4. Gatilho Mental: Toda a venda é motivada por algum gatilho mental, seja no desejo, da necessidade, do medo, da escassez, entre outros. Como estamos falando de blog, acredito que o gatilho do desejo seja o mais propriado, pois através de conteúdo de qualidade, imagens e até mesmo vídeos relacionados, você pode transmitir uma boa experiência e despertar o desejo de compra. No entanto, um erro que jamais deve acontecer é o de enganar o leitor para que ele faça a ação de compra. No momento de motivar a venda, procure ser o mais sincero possível, apontando os prós e contras e deixando a escolha na mão de cada um, pois só assim você ganhará autoridade. Claro que você pode transmitir opinião e até mesmo experiências próprias, caso você julgue interessante.
  5. Relacionamento: O relacionamento saudável com seu público pode fazer diferença no momento da opção de compra. È muito comum acontecer de o produto de desejo ser até mais caro em sua loja, porém há uma identificação tão grande com a sua loja, que o usuário não se importa de pagar um pouco mais caro sabendo que ele não precisa se preocupar com a qualidade, com o atendimento e até mesmo com o prazo de entrega. Sendo assim, conquiste nas pequenas coisas. Envie brindes surpresas, dê um atendimento personalizado e faça com que seu consumidor sinta-se único.

 

Essas são algumas das diversas vantagens que um blog pode trazer a sua loja virtual. Posso lhe garantir que os benefícios são inúmeros e você só terá coisas boas ao fazer a opções de utilizar essa ferramenta.

 

É necessário que minha loja virtual tenha um blog.

 

Acredito que muitos possam estar pensando como fazem para ter um blog aliado a sua loja virtual. As plataformas de ecommerce já trabalham com espaços exclusivos para que você crie um blog. No entanto, se você contratou um desenvolvedor para fazer sua loja virtual, basta falar com ele e solicitar que ele faça a integração do espaço com as funcionalidades já existentes.

Ter um blog é muito simples, preciso ser sincero e até mesmo duro com você, só não tem um blog quem não quer, pois é realmente muito simples!

Agradeço a sua presença em mais um conteúdo de nosso canal e desejo que você consiga alavancar suas vendas com mais esse conteúdo incrível.

Espero te ver em breve!

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