Lifetime Value – O que é e Como Funciona?

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Você já ouviu falar de lifetime value, o famoso LTV? Sabe o que significa, conhece sua importância e como ele funciona?

Bem, é provável que se você chegou até aqui, tem dúvidas sobre esse termo que é muito utilizado no mundo dos negócios de maneira geral.

Não há grandes problemas nisso, fique tranquilo, até porque você não está sozinho nessa.

A grande verdade é que na atualidade, os profissionais precisam lidar o tempo todo com siglas e termos novos, além de buscar conhecer os tradicionais.

Essa situação dificulta mesmo o domínio deles, afinal, não basta saber significados de palavras utilizadas no meio, é preciso ter ciência o bastante para entender para que cada uma serve, sem contar as outras tarefas pertinentes a cada área.

Enfim! Diante desse cenário, queremos lhe ajudar com o Lifetime Value. E, por isso, criamos esse conteúdo completo que vai tratar sobre tudo o que você precisa saber em relação ao assunto. Mas na maioria das vezes, ninguém lhe conta.

Vem com a gente?

Já vamos começar. Aproveite!

Lifetime Value

Afinal, do que se trata o Lifetime Value?

Vamos direto à principal pergunta desse conteúdo, afinal, você deve estar bastante interessado na resposta. Certo?

Como você já deve imaginar, o lifetime value ou conhecido também como LTV, é um termo bem recorrente no mundo dos negócios, principalmente, no setor de gestão que se relaciona com o CAC, ou seja, o custo de aquisição de clientes.

Não é novidade para ninguém que todas as empresas veem no CAC uma grande importância, afinal, estamos falando de algo que impacta diretamente nos custos que elas possuem.

O CAC quase sempre aparece nesse cenário ao lado do LTV, porque as despesas das marcas em relação à aquisição de clientes são calculadas por meio desses dois termos.

Então, resumidamente, podemos dizer que ambos os termos se referem à métricas.

Como citamos anteriormente, o CAC aponta o custo da empresa com relação à aquisição de um novo cliente. Já o Lifetime Value mostra o valor do cliente para a sua marca de acordo com o tempo de vida dele.

  • Percebe como o LTV é importante para a gestão de um negócio?

A métrica não só importa quanto ao investimento, mas também para entender o comportamento do cliente, como funciona o seu ciclo de vida em relação à marca.

Claro, ao calcular o Lifetime Value, você terá o valor desse cliente para o seu negócio. Essa equação leva em consideração as ações do consumidor desde que ele executou a primeira conversão até a atualidade.

Caso esse cliente esteja há um bom tempo sem executar nenhuma compra, ele é considerado inativo, por isso, ao invés de considerar o momento da primeira aquisição até o dia do cálculo, é preciso identificar a data da última ação.

É importante também ressaltar que ao contrário do CAC, onde quanto menor o valor é melhor, no LTV busca-se o número mais elevado possível.

Isso porque, o significado desse valor é bem simples, trata-se do volume de lucros que esse cliente está trazendo ao negócio.

Parece complicado?

Calma, ao longo desse conteúdo nós lhe mostraremos de forma simples e prática como fazer esse cálculo.

Antes disso, queremos conversar com você de maneira mais aprofundada sobre a importância dessa métrica para o seu negócio.

Não fique parado aí!

Porque o Lifetime Value é Importante Para o Meu Negócio?

Lifetime Value,

Você já deve ter percebido o que o LTV pode fazer pelo seu negócio, no entanto, para não restar dúvidas, vamos deixar essa questão clara.

Primeiramente, essa métrica é extremamente importante porque lhe entrega informações muito relevantes sobre o retorno do investimento do CAC.

Ou seja, você é capaz de saber o quanto cada cliente do seu negócio lhe oferece de retorno.

Claro, não é só isso, você também tem a chance de entender melhor o comportamento do seu cliente, e a partir disso trabalhar estratégias de fidelização e retenção. Melhorando pontos que não estão trazendo o retorno almejado e mantendo só os melhores.

E, por último, mas não menos importante, calcular o lifetime value pode lhe oferecer uma melhor visão sobre o valor de investimento necessário para cobrir outras áreas importantes.

Quer saber como fazer essa equação? Então confira a seguir!

Como Calcular o Lifetime Value?

Não é preciso ficar preocupado, pois esse cálculo é bem simples, até mesmo para quem nunca foi muito fã das aulas de matemática do colégio.

De maneira geral, para montar a sua equação, basta ter o conhecimento de dois dados do seu negócio. O primeiro é número do seu ticket médio, o segundo é por quanto tempo sua marca mantém um cliente, em meses. Essa segunda métrica também pode ser chamada de tempo de retenção ou LT (Lifetime/Tempo de vida).

Assim que você tiver esses valores, basta fazer o seguinte cálculo:

Lifetime Value = (LT em meses) X (ticket médio)

Viu como é simples?

Sabendo o lifetime value, como citamos antes, você terá em mãos muitas informações relevantes, incluindo, se essa métrica precisa ser melhorada.

Veja a seguir algumas dicas para elevar seu lifetime value, caso essa seja uma necessidade.

Dicas Infalíveis para Aumentar o Lifetime Value

Lifetime Value,

Para aumentar o LTV o máximo possível, você precisa considerar que essa métrica se relaciona diretamente com o quando o seu cliente se sente satisfeito com o seu negócio.

Além disso, também é importante levar em conta as suas ações para retê-lo e fidelizá-lo.

Afinal, a ideia é aumentar o tempo que o seu cliente se mantém ativo e consumindo em sua marca. Certo?

Então, foque na área de atendimento, deixando para trás a ideia de que o acompanhamento do cliente deve ser finalizado na conversão. Verifique a qualidade do seu pré-atendimento. Se possível, aplique estratégias que elevem o nível desse serviço.

Invista em estratégias de inbound marketing, principalmente, fornecendo materiais de alta relevância para construir um relacionamento próximo, duradouro e de confiança.

Estude ainda mais seus clientes, pois quanto mais a sua marca tiver informações sobre eles, melhor será o direcionamento de todas as frentes.

Essas são apenas algumas dicas, mas com elas, sem dúvidas, você já consegue atrair melhores resultados.

Esperamos que o conteúdo tenha lhe sido útil!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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