Keyword Stuffing – O que é e como pode potencializar estratégias

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você trabalha com SEO há algum tempo, muito provavelmente, já ouviu falar em Keyword Stuffing.

Isso porque trata-se de uma “estratégia” que nasceu lá atrás, quando as práticas consideradas “black hat” hoje, ainda eram aceitas como positivas pelo Google.

Embora tenha ouvido falar, talvez, você não saiba perfeitamente o que é a Keyword Stuffing.

E isso é um risco, já que você pode estar aplicando-a de forma prejudicial às suas estratégias.

Em meio à pesquisas, descobrimos que muita gente não conhece o conceito e as aplicações que envolvem esse termo, causando sérios prejuízos.

Por isso, se você não sabe exatamente do que se trata a Keyword Stuffing, esse conteúdo é para você.

Nós, do Mestre do Adwords, criamos esse material para tirar, de uma vez por todas, as dúvidas sobre o assunto.

Iremos lhe mostrar ao longo desse artigo tudo que você precisa saber sobre Keyword Stuffing, desde o que é até como ela pode potencializar estratégias ou não.

Vem com a gente?


Qualifies-as-Keyword-Stuffing

 

Afinal, o que é Keyword Stuffing?

Podemos dizer de forma bastante básica que a Keyword Stuffing é uma espécie de estratégia que surgiu há um bom tempo.

Diretamente ligada ao SEO (Search Engine Optimization), atualmente ela é vista como uma das técnicas mais tradicionais do black hat.

Se você não sabe, o black hat é uma porção de estratégias e técnicas que visam “enganar” as variáveis utilizadas pelo Google para manipular os resultados de buscas.

Obviamente, isso é considerado “fraude” pelo Google, inclusive, se descoberta sua utilização, a punição geralmente é severa.

Voltando à Keyword Stuffing, ela surgiu de forma considerada espontânea, intuitiva, já que seu foco principal é utilizar técnicas onde se aplica palavras-chave nos conteúdos e páginas à fim de “forçar” um melhor posicionamento nos buscadores.

Você pode estar se perguntando:

  • “Nossa, mas palavras-chave não são essenciais no SEO? Porque utilizá-las seria considerado black hat?”.

Calma! No caso da Keyword Stuffing não trata-se apenas de utilizar palavras-chave de qualidade, mas sim de escolher vários termos com o principal intuito de manipular resultados.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você está escrevendo um artigo sobre Adwords.
  • Então institivamente você acessa a Keyword Tools para escolher algumas palavras-chave que possam ser positivas ao seu material.

Até aqui tudo bem… O que vai diferenciar uma boa prática de uma técnica de black hat é:

  • Definir palavras-chave, independente da relevância para o conteúdo em si, apenas olhando para o volume de busca do Google (Interesse do usuário).

Basicamente, a estratégia de Keyword Stuffing visa aplicar diversos termos em um conteúdo, apenas, para impulsionar o posicionamento de um site, independente da ligação, da relevância ou qualidade das palavras-chave.

É claro que o Google visualiza isso como uma prática ruim, já que você está atraindo tráfego através de palavras-chave de peso que não tem nenhuma ligação real com o seu material, induzindo os usuários ao erro e gerando uma experiência ruim.

Com o tempo, o Google ficou mais inteligente, então atualmente ele já consegue perceber essas “más intenções”. E ao mínimo sinal da tentativa de fraude, você é punido!

Para que você não corra esse risco, basta seguir a lógica simples de que as palavras-chave devem estar ligadas ao tema que irá tratar.

Por exemplo:

  • Se você vai escrever um conteúdo sobre Adwords, não adianta você escolher o termo “Lava Jato”, só porque é um tema em alta e pode atrair muito tráfego.

Pode ter certeza que o ônus será maior que o bônus ao final!

O que deve estar mexendo com a sua mente agora é:

  • “Se trata-se de uma estratégia de black hat, como pode então potencializar as estratégias?”.

Vem descobrir!

Keyword Stuffing pode potencializar estratégias?

 

Keyword-Stuffing-–-O-que-é-e-como-pode-potencializar-estratégias

 

No sentido literal, como explicado acima, a Keyword Stuffing é sim prejudicial e não deve ser utilizada na maioria dos casos.

Só que como você sabe, as palavras-chave continuam tendo enorme peso para tornar os conteúdos mais “visíveis”, melhores ranqueados e tudo mais.

Então nesse caso, a técnica pode potencializar suas estratégias, desde que você tenha bom senso.

É claro que você deve escolher boas palavras-chave para os seus materiais, capazes de atrair tráfego, mas o seu foco deve ser no público alvo e não nos mecanismos do Google.

Nós não temos informações oficiais do buscador sobre a porcentagem exata indicada de palavras-chave em um texto para que ele tenha relevância e consequentemente melhor posicionamento, por exemplo, mas segundo especialistas e profissionais que lidam dia a dia com técnicas positivas de SEO, o valor ideal varia entre 1% à 3%.

Se você ultrapassar essa densidade, pode ser acusado de estar aplicando Keyword Stuffing e sofrer punições, como ser rebaixado no ranking do Google.

 

keyword-stuffing

 

Óbvio que não é isso que você deseja, certo?

Então a indicação é muito simples, use o conceito de Keyword Stuffing de forma leve, ou seja, pelo lado positivo.

Tenha um excelente planejamento de marketing. Seu objetivo central deve ser oferecer uma melhor experiência ao seu público alvo.

Escolha temas com base nos interesses desse alvo, olhando as dores, necessidades, desejos, que estão diretamente ligados ao seu negócio e às soluções que ele apresenta.

Ofereça conteúdos de qualidade, não force a colocação das palavras-chave, faça algo natural e relevante.

Tenha sim bons termos, mas sempre visando atrair o público certo, aqui, quantidade é irrelevante, seu foco deve estar na qualidade do tráfego.

Como já dissemos anteriormente, as palavras-chave devem ser utilizadas para enriquecer a experiência do usuário, tornando a navegação mais prazerosa, simples, direta.

Quando você busca o mesmo objetivo que o Google, você deixa de trabalhar para agradá-lo e começa a se unir a ele, obtendo resultados positivos de forma mais fácil e natural.

Pense nisso! Comece aplicar e se surpreenda com as mudanças incríveis que ocorrerão.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Ficou com dúvidas sobre esse ou outro assunto relacionado? Então não pense duas vezes e mande sua pergunta para nós! Será um prazer poder lhe ajudar.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram

  • Então seja extraordinário...
  • Atenção: um simples aperto de mão diz mais do que você imagina.
  • Você sabe qual o segredo para vender várias vezes para o mesmo cliente?
  • Só os grandes fazem história...
  • O erro que cometi ao tentar escalar o meu tráfego...
  • Você comete esse erro bizarro na hora de vender na internet?