Instant Articles do Facebook – O que É e Porque Você Deve Usar?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Após ter o recurso em perfeito funcionamento em outros países, como o Estados Unidos, O Facebook anunciou o lançamento do Instant Articles no Brasil.

Na época, inclusive, houve uma intensa discussão sobre o assunto. Alguns disseram que o Instant Articles do Facebook iria tirar o tráfego dos sites e blogs e outros apostaram na melhoria desse cenário.

Apesar de fazer um bom tempo desde a implantação na plataforma para os usuários brasileiros, muita gente ainda não sabe exatamente do que se trata.

Fato é que o recurso já é realidade e causou bom impacto de modo geral, tornando a navegação mais rápida e proveitosa.

Se você ainda não sabe o que é exatamente o Instant Articles do Facebook e muito menos porque deve usar, esse conteúdo foi feito especialmente para você.

Vem com a gente, pois o Mestre do Adwords preparou um material completo e esclarecedor sobre o assunto!

 

Instant-Articles-do-Facebook

 

O que é o Instant Articles do Facebook?

Como você já deve ter desconfiado, o Instant Articles do Facebook trata-se de um novo recurso da rede social mais utilizada do mundo.

O principal objetivo da funcionalidade é tornar o acesso à conteúdos externos mais rápido e prático.

De modo prático, o Facebook deixou de direcionar os usuários, que clicavam nas matérias, à sites externos e começou a hospedar os materiais em sua plataforma própria.

O que isso quer dizer exatamente?

Simples! O Facebook, através do Instant Articles, passou a “publicar” os conteúdos externos, provindos de sites de notícias, blogs e outros, em uma espécie de fanpage interna, com um formato especial.

Essas “páginas de XML especial” funciona “agregando” os materiais, vinculando-os a partir de uma URL ao site de origem dos conteúdos disponibilizados.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você publica um texto em seu blog e disponibiliza no Facebook para que seus usuários acessem e leiam.
  • Com o Instant Articles, esse material fica agregado à uma espécie de página especial nativa da rede social, contabilizando o clique ao seu blog, já que o material está vinculado ao seu site via URL.

Você deve estar se perguntando:

  • “Legal, mas porque não clicar no link e ser direcionado ao meu site externamente?”.

Esse é o principal motivo pelo qual o Instant Articles do Facebook foi criado. Melhorar a experiência do usuário, diminuindo o tempo que ele tinha que gastar para fazer esse “caminho”.

Já que esse tipo de redirecionamento expunha o usuário à espera do carregamento de páginas que, na maioria das vezes, eram bastante lentos.

Quer descobrir outras vantagens da utilização do Instant Articles do Facebook?

Então veja a seguir!

Quais são as vantagens do Instant Articles do Facebook?

 

Instant-Articles-Content-Marketing

 

Sem dúvidas você já sabe que a velocidade do carregamento das suas páginas influencia muito nos seus resultados, certo?

O problema é que nem sempre é fácil resolver essa questão, devido às outras atribuições que uma boa página de um site deve ter.

Se você conhece um pouco sobre o assunto, sabe que até mesmo os temas e plug-ins instalados dentro do site podem diminuir o carregamento das páginas.

Enfim, pelo menos quanto ao acesso dos seus conteúdos, o Instant Articles do Facebook trouxe uma solução interessante.

Entre suas vantagens está, justamente, o aumento da velocidade das publicações do seu site ou blog.

Por meio do recurso, também conhecido como “Artigos Instantâneos”, você poderá ter as seguintes vantagens:

  • Acesso aos seus materiais realizados 10 vezes mais rápido.
  • Cerca de 20% de aumento no índice de leitura dos seus conteúdos.
  • Diminuição do índice de abandono do conteúdo, chegando a 70%.
  • Crescimento na incidência de engajamento em torno de 30%.
  • Você passa a ter mais uma opção de monetização do conteúdo, agora via Facebook Ads.
  • Todo o material é mensurável e pode ser rastreado.
  • O layout da “página” dos seus conteúdos podem ser personalizados, mantendo a aparência do seu site, em uma espécie de versão para mobile.
  • Embora essa função esteja disponível, o layout também pode ser mantido, já que ele tem como padrão a própria rede social. O que também é uma vantagem, já que gera a sensação no usuário de que ele continua em uma ambiente seguro, interno.

Incrível, não é mesmo?

Uma das coisas mais interessantes é que o Instant Articles do Facebook beneficia desde as empresas até as pessoas que trabalham entregando conteúdo de valor mais diretamente.

Isso porque ele torna mais simples e ágil esse acesso ao conteúdo, que pode ganhar mais interatividade, mais ilustrações, vídeos, infográficos, pois não há mais o problema da baixa velocidade de carregamento.

De modo simples, você não precisa mais ter medo de oferecer o melhor para o seu leitor, em todos os sentidos gráficos, por achar que a página ficará muito pesada e ele desistirá de esperar.

Com o Instant Articles a experiência do seu público alvo ficará muito mais positiva. Sem dúvidas!

Porque devo usar o Instant Articles do Facebook?

 

ia-infographic-final

 

Mesmo visualizando todas as vantagens acima, você não conseguiu entender o porquê você deveria usar o Instant Articles do Facebook?

Não tem problema!

A gente vai lhe explicar de forma mais clara e objetiva a partir de agora. Vamos colocar situações comparando as diferenças com a utilização e a não utilização do recurso.

  • Vamos imaginar que você vai divulgar o link do seu artigo no Facebook, sem a utilização do Instant Articles.
  • Após a publicação, os usuários interessados começarão a clicar na URL e a partir disso serem redirecionados para o seu site, em área externa ao Facebook.
  • Nesse processo, há grandes chances do usuário desistir de consumir o conteúdo, já que a página demorará para carregar 10X mais e ainda ocorrer falhas na exibição do material, já que os erros de carregamento são bem frequentes nessas situações. Quebrando imagens e até mesmo vídeos.

Agora, se dentro dessa mesma situação, você estiver utilizando o Instant Articles, o seu link disponibilizado no Facebook será automaticamente ligado à página especial.

A partir disso, quando o usuário clicar para consumir o artigo, ele será levado à essa página, toda trabalhada de forma específica, em milésimos de segundos.

Como é um ambiente programado para tal, dificilmente haverá erros de carregamento ou travamentos. Tornando a experiência do usuário MUITO melhor!

Excelente, não é mesmo? Então chegou a hora de você colocar a mão na massa e não perder mais tempo. Dúvidas? Escreva para nós!

Forte Abraço.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram

  • Então seja extraordinário...
  • Atenção: um simples aperto de mão diz mais do que você imagina.
  • Você sabe qual o segredo para vender várias vezes para o mesmo cliente?
  • Só os grandes fazem história...
  • O erro que cometi ao tentar escalar o meu tráfego...
  • Você comete esse erro bizarro na hora de vender na internet?