Inbound Marketing ajuda lojas virtuais a vender melhor!

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Ter um e-commerce é um excelente meio de aumentar seu volume de vendas como um todo. No entanto, não ache que basta agrupar seus produtos em uma plataforma, colocar um carrinho de compras, um método de pagamento, que tudo dará certo e o faturamento irá crescer como mágica.

Se fizer isso, vai acabar descobrindo que as dificuldades e barreiras que precisam ser quebradas para que seu fluxo de vendas se eleve são bem maiores do que poderia imaginar. Fazer com que seu cliente em potencial confie em sua loja virtual é um dos maiores desafios que existem.

Você pode pensar:

  • “Há meu e-commerce é novo, então vou investir em links patrocinados!”

Isso está correto, afinal garantirá que você obtenha resultados mais rapidamente, porém não é só isso que basta. Será com um conjunto de ações de marketing, combinadas com estratégias de inbound que você evoluirá mais do que pode imaginar.

Para te ajudar a cometer o menor número de erros possíveis e superar todos as barreiras que aparecem, preparamos um artigo rápido sobre os 3 formas de aplicação para inbound marketing em lojas virtuais.

Você vai se surpreender com o poder que uma estratégia assertiva de inbound pode fazer por você.

Descubra já!

inbound marketing,,

Chame mais clientes e aumente as chances de vender!

Talvez, esse seja um dos objetivos mais buscados por quem tem um e-commerce ou procura vender usando a internet: aumentar o número de visitas é, realmente, um desafio bem árduo e que deve ser trabalhado de forma eficiente, senão as vendas não vão acontecer.

Inicialmente, é difícil conquistar uma alta taxa de visitas, porém será no conjunto de ações que esse aumento começará a aparecer.

Nós te perguntamos:

  • Você já tem investido em posicionamento orgânico?
  • Você anuncia na internet?
  • Tem uma campanha de e-mail marketing?
  • Faz um bom trabalho nas redes sociais?

Em um primeiro momento, você pode até achar que todas essas ações acima são muito complexas. Mas acredite, elas juntas vão fazer seu e-commerce quebrar uma barreira com seu consumidor e, assim, aumentar suas vendas.

Muitos vão nos indagar, mas o melhor é seguir o caminho do orgânico ou do tráfego pago?

Una rede de pesquisa com anúncios

Se pudéssemos te dar um conselho, seriamos bem claros com você: Invista em ambos!

O tráfego pago, gerado através de campanhas publicitárias, irá te dar retorno mais rápido, fazendo com que você conquistes novos clientes anunciando no Facebook Ads ou no Google Adwords, por exemplo.

Esse tipo de investimento fará com que sua marca esteja nas primeiras posições de buscas no Google, por exemplo. Ou até mesmo no Google Shopping, um local muito acessado para quem tem interesse em certos produtos.

Se você conseguir estruturar uma boa campanha de anúncios, verá o seu tráfego aumentando de forma bastante rápida em poucos dias. Mas, não se deixe levar por esse aumento, no dia que você parar os anúncios, as visitas também irão cair.

E é justamente aí que entra a grande necessidade do tráfego orgânico. Ele irá te posicionar em locais mais “sólidos”, onde você será encontrado para determinadas palavras-chave.

Como fazer isso?

Através da geração de conteúdo, como um blog, por exemplo, ou uma landing page muito bem otimizada.

Doutrinação através de conteúdo aumenta as vendas

É bem difícil encontrar uma marca ou dono de e-commerce que não deseje aumentar o seu volume de vendas. A taxa de conversão é uma métrica muito importante para mensurar se as estratégias estão funcionando ou não, mas acredite, é uma das grandes barreiras.

  • Como convencer o seu público a confiar em você?
  • Como garantir que eles compre de você?
  • Como fazer com que eles enxerguem o valor de sua marca?

Essas e outras questões precisam ser respondidas para que o resultado seja o aumento no volume de vendas. E você conseguirá fazer isso com uma estratégia de inbound marketing adequada.

Vamos pensar que, se você conseguiu trazer o seu visitante até o seu e-commerce, um passo importante já conquistou, concorda? Então, para iniciar a aplicação de sua estratégia, você precisa captar alguns dados: e-mail, telefone e até mesmo um cookie em seu navegador já são pontos chaves para iniciar.

inbound marketing

Há algumas formas bastante utilizadas no inbound marketing para essa captura de leads. Conheça algumas delas:

Utilização de Pop-up

O pop-up é aquela janela que se abre bem em frente a tela, logo na entrada ou na saída da navegação. Muitos profissionais não gostam de sua utilização, pois afirmam que atrapalham a experiência do usuário.

Nós acreditamos que se ela for usada de forma correta, pode dar bons frutos. Por exemplo, se você oferecer um cupom de desconto para a primeira compra ou então, ofertas exclusivas no e-mail, está utilizando um gatilho de correspondência interessante para que o usuário troque esse benefício por seu e-mail.

Uso de Formulários

Os formulários funcionam muito bem para e-commerce, desde que haja um retorno. Muitas marcas inserem o formulário e deixam as mensagens enviadas em uma local esquecido.

É claro que se você conseguir programar a utilização de um formulário, antes de dar início a um chat online, por exemplo, conseguirá capturar o lead e ainda, resolver o problema/ dúvida de seu cliente muito mais rápido.

Páginas de captura acelerarão as vendas!

inbound marketing..

Landing pages dentro de um e-commerce funcionam muito bem. Imagine você criar uma página exclusiva de pré-venda, dando informações sobre um produto que será vendido com exclusividade para quem fizer o cadastro.

Você pode pontuar no conteúdo da página que ao fazer a inscrição o usuário terá vantagem na hora da compra, recebendo a oferta por e-mail.

Esse tipo de gatilho mental funciona muito bem, principalmente, se for aliado à escassez do produto, com a informação de que serão vendidas apenas poucas unidades.

Poderíamos ficar aqui citando diversos desafios onde o inbound marketing poderia ser seu aliado, mas para que funcione, é preciso que seja colocado em prática.

Esperamos ter esclarecido alguns pontos!

Qualquer dúvida que surja sobre inbound marketing, por favor, use o campo de comentários abaixo para nos enviar a sua pergunta.

Até a próxima!

 

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