Implementando atendimento via Whatsapp

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Whatsapp, mais de 43 milhões de usuários só no Brasil e a sua empresa ainda não utiliza essa ferramenta como forma de atendimento? Você não acha que está perdendo uma oportunidade incrível?

Independentemente da quantidade de utilizadores, o Whats, pode ser uma maneira muito mais eficiente de gerar interação, de tirar dúvidas de forma muito mais assertiva e o mais importante, de economizar muito, mas muito, tempo.

Pode ser que em um primeiro momento, seus clientes ainda não se sintam prontos para esse tipo de interação, mas com o passar do tempo vão começar a perceber que a praticidade do canal de comunicação é algo que precisa ser valorizado.

Imagina a facilidade que teríamos em pedir uma pizza diretamente no restaurante, marcar uma consulta médica ou com um dentista, via WhatsApp?

Essa estratégia já foi adotada por muitas empresas que estão conquistando resultados muito positivos com sua utilização.

Seu negócio também pode adotar essa prática, desde que você organize tudo para funcionar bem. O pontapé inicial é definir qual o seu objetivo de utilização.

Fique tranquilo que o blog do Mestre do Adwords vai lhe dar algumas dicas e te ensinar a fazer algumas aplicações sobre o assunto.

Vem com a gente!

Implementando atendimento via Whatsapp

Implementando o Whatsapp – Qual seu objetivo?

Criar um número e começar a divulgar é a parte fácil da ação. Antes de fazer isso, você precisa parar para refletir e pensar qual o seu objetivo com a abertura dessa ferramenta.

  • Você quer prestar um atendimento rápido?
  • Quer dar mais atenção?
  • Quer ter um canal de promoções exclusivas?
  • Quer fazer dessa ferramenta seu canal de pedidos?
  • Utilizar como SAC?

As possibilidades são enormes, mas você precisa ter esse ponto bem definido, até para poder avançar. Não tem como ter diferentes objetivos. Você acabará não dando conta de atender nada e passará uma imagem negativa.

Nós estamos aqui para te incentivar a usar o WhatsApp como uma ferramenta de comunicação com seus clientes, porém queremos que você tenha consciência dessa utilização. Não adianta colocar de qualquer jeito e acabar com a imagem que construiu até aqui.

Nesse ponto, temos até o espaço para uma outra pergunta:

  • Você está apto para esses atendimentos?

Será que é o momento certo?

Entenda que o WhatsApp é uma ferramenta que irá permitir o contato aproximado com seu cliente, no entanto, você precisa ter bem claro que é um aplicativo de comunicação rápida. Ninguém que entra em contato via Whats com você quer esperar 2 ou 3 dias pelo seu retorno. Se fosse assim, mandava-se um e-mail, concorda?

Avalie se você está disposto a atender a demanda de forma assertiva, oferecendo retornos rápidos. Não precisa retornar durante 24 horas por dia, a não ser que seu modelo de negócio exija isso. No entanto, se você estabeleceu um horário de atendimento, esteja ali para tal.

Você precisará ponderar em algumas situações!

Por exemplo, se você receber um pedido às 22h de uma sexta e deixar para retornar apenas na segunda, em horário comercial, as chances de que seu cliente já não se lembre do que se tratava, ou então, tenha desistido de comprar com você são grandes.

Concorda?

  • O que estamos querendo dizer com tudo isso?

Ou você se prepara para dar um atendimento eficiente para seus clientes ou irá perder muitos deles. Sem contar a quantidade de críticas e reclamações que irá ter que solucionar.

Para te ajudar a lidar com essas e mais algumas questões, preparamos dicas importantes.

Veja!

Implementando atendimento via Whatsapp,,

1º Dica- Tenha um contato só para atendimento

De forma alguma use seu número pessoal para dar atendimento, a não ser que você não se importe em receber mensagens durante a madrugada ou reuniões de família.

O ideal é que você tenha um número apenas para sua empresa, assim ficará muito mais fácil o gerenciamento. Inclusive, poderá fazer usando o desktop com a versão online. No entanto, para tal, o seu número precisa estar em um celular ativo e com boa bateria, senão não irá funcionar.

Não é igual um Skype, por exemplo, que você loga e pronto!

2º Dica – Tenha alguém dedicado só ao atendimento

Quem irá ficar responsável pelo atendimento precisa estar de olho no aplicativo durante todo o horário estabelecido. Por mais que tenham outras funções, caso você tenha acordado isso, é importante dar prioridade ao atendimento.

O conselho vale para você também, se for retornar pessoalmente, o faça!  Esse canal deve ser sua prioridade.

3º Dica – Informa seus clientes da novidade

Implementando atendimento via Whatsapp.

Se você não divulgar a informação aos seus clientes, eles não irão saber que você presta um atendimento via WhatsApp, então deixe isso muito claro. Até mesmo, verbalmente.

Se você trabalhar com outras estratégias de mídia, deixe essa informação bastante clara, assim quem tiver interesse, irá te procurar ali.

4º Dica – Atenção ao enviar promoções

Esse é um dos erros mais comuns que negócios têm cometido: a forma de divulgar promoções para seus contatos.

Primeiramente, não é porque um cliente entrou em contato com você uma vez, que ele quer receber todos os dias mensagens com novidades e descontos. Para saber se há interesse, pergunte se ele quer ou não.

Segundo, se ele não quiser, não insista. Fale apenas quando ele interagir com você.

Para tornar seu trabalho mais simples, o aplicativo tem a opção de criar uma lista de transmissão. Essa lista fará com que você selecione apenas os contatos que têm interesse em receber suas divulgações.

Dessa forma, você não corre o perigo de enviar algo a quem não quer receber.

Essas são as melhores dicas que podíamos lhe dar. Agora é com você!

Ate mais!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram