Hashtags do Instagram – Não cometa erros ao utilizá-las

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Você já ouviu falar das Hashtags do Instagram? Muito provavelmente se não ouviu, mas tem um perfil na rede, certamente já até as utilizou e, talvez, não esteja ligando o “nome à pessoa”.

O Instagram, rede social de fotos do Facebook, é uma das mais utilizadas na atualidade, inclusive, por empresas que trabalham o marketing na plataforma.

Com volume de acessos e postagens impressionante, é quase impossível encontrar alguém que não esteja presente com seu perfil no Instagram.

Justamente por isso que ela é extremamente positiva para negócios, afinal, o alcance é extraordinário, dando a possibilidade às mais diversas marcas de atrair potenciais clientes.

Uma prova desse potencial são os novos recursos apresentados no Instagram. Onde agora é possível compartilhar vídeos, por tempo e alcance determinado, fotos com novos filtros e mais.

Para os anunciantes, também foram oferecidas novidades, que surgiram em forma de novos formatos de campanhas e funcionalidades especiais para incentivar a interação.

Apesar de ser um recurso menos recente, as Hashtags também é um diferencial interessante na rede social, pois ela funciona como tags que podem interligar postagens por “assuntos” e, consequentemente, gerar uma espécie de segmentação.

O problema é que pouca gente sabe como utilizar esse famoso recurso adequadamente e é, por isso, que nós criamos esse conteúdo.

Nós, do Mestre do Adwords, queremos te mostrar como utilizar as Hashtags do Instagram, sem cometer erros que comprometem os seus resultados.

Vem com a gente?

 

utilizar hashtags Instagram

 

#O que são as Hashtags do Instagram?

Antes de irmos às dicas, efetivamente, é importante deixar claro o que são as Hashtags do Instagram.

Bem, basicamente, as Hashtags são caracterizadas pelo símbolo #seguidodeumtermo. Identificou?

Como dissemos acima, elas servem para agrupar conteúdos postados na rede, que de certa forma se interligam, seja por tratar dos mesmos assuntos ou por relacionados.

O que é interessante, nesse caso, é que a organização é à nível global, isso quer dizer que as Hashtags irão agrupar todos os conteúdos que forem postados com elas, independente, do usuário ou conta.

Por exemplo:

  • Se você postou uma foto do seu trabalho e usou a Hashtag #marketingdigital e nós fizemos uma outra postagem, com a mesma Hashtag, nossos conteúdos se interligarão na rede.
  • Então, se um usuário clicar nessa Hashtag do Instagram, ele será direcionado a uma página que exibirá todos os conteúdos, que a utilizaram.

Essa possibilidade, faz com que você consiga atrair o interesse do usuário através das Hashtags, que representam um tema, uma vez que um alcance maior será aplicado na sua publicação com o uso desse recurso.

O Twitter também tem essa função, porém elas acabam formando o Trending Topics da plataforma, onde são apresentados os temas mais falados do dia, no Brasil e no Mundo, com base nas publicações dos usuários.

#Como as Hashtags do Instagram pode ajudar a sua marca?

Talvez você ainda não tenha entendido perfeitamente como as Hashtags do Instagram podem ajudar às suas estratégias de marketing, mas nós vamos lhe contar tudo de forma clara.

Primeiramente, as Hashtags deixarão seus conteúdos em geral mais organizados, além disso, você pode fazer pesquisas através delas, que te mostrarão informações interessantes sobre o seu mercado de atuação.

Como, por exemplo, postagens de marcas concorrentes, assuntos de interesse do seu público alvo, relacionados às Hashtags, te dando maior visão sobre o que abordar e quais novas Hashtags utilizar para atingir os usuários certos.

O Instagram também aderiu a tendência de exibir assuntos de interesse com base nas interações dos usuários e as Hashtags estão integradas a isso.

Então, se você conseguir interações dos usuários através das Hashtags certas, cada vez mais, o seu alcance aumentará, uma vez que você tem mostrado que o seu perfil tem relevância para um determinado público.

Então com as Hashtags do Instagram, você:

  • Maior Conexão: Terá mais chances de se conectar com o seu público alvo, pois categorizará o seu conteúdo por assunto de interesse, facilitando que o usuário te encontre.
  • Maior Alcance: Mesmo que as pessoas não te sigam, você poderá gerar uma interação através do tema da Hashtag, fazendo com que um maior número de pessoas te encontra e veja seus materiais.
  • Descobrir assuntos novos: Com a interligação de conteúdos por uma mesma Hashtag, será mais fácil descobrir outros assuntos de interesse através de postagens relacionadas e perfis de marcas concorrentes.

Há vários outros benefícios, mas acreditamos que são ramificações dos que apresentamos, dependendo do seu perfil de negócio.

Vender mais, será uma consequência do aumento de alcance, por exemplo. Basta analisar por alguns minutos e, certamente, você identificará ótimas oportunidades.

Vamos ao que você não deve fazer, caso queira aproveitar os benefícios desse recurso.

 

Hashtags Instagram

 

 

#Aplicar Hashtags Abrangentes

Nós sabemos que você se espelha bastante em marcas consagradas na plataforma, almejando ter o mesmo volume de seguidores, interações e alcance, mas saiba que esses resultados não apareceram da noite para o dia.

Para chegar à esse nível, elas trabalharam estratégias assertivas e pouco à pouco foram evoluindo, então nada de atirar para todos os lados, mantenha-se focado.

Um erro enorme de quem quer crescer rapidamente, espelhando-se em marcas grandiosas no Instagram, é utilizar Hashtags abrangentes demais, com a esperança de que vai atingir todo mundo e, assim, o contato será maior, culminando em um crescimento mais veloz.

Esqueça isso! Na verdade, você será visto por um número bem maior de pessoas, porém talvez esses usuários não sejam o que você procura, pois eles dificilmente serão seus clientes um dia.

Então, atenção! Prefira utilizar Hashtags focadas no seu mercado de atuação e que tenham ligação direta com as dores e interesses do seu público alvo.

#Aplicar Hashtags Globais

Se você tem um negócio com restrição de atendimento por localização, saiba que utilizar Hashtags globais pode ser uma perda de tempo e dinheiro.

Isso porque elas atingirão usuários aos quais não atendem o perfil de público que consome da sua marca.

Adicionar uma Hashtag de localização pode ser uma ótima estratégia, já que usuários próximos à você tem maior tendência de consumir da sua marca, além de saberem exatamente onde te encontrar.

Claro, se você tem um negócio que atende todo o país, por exemplo, não é preciso ter tanta preocupação com Hashtags muito locais.

#Utilizar as mesmas Hashtags sempre

Esse é um erro muito comum entre as marcas que utilizam o Instagram em ações de marketing.

Na verdade, elas são impulsionadas pelos primeiros resultados positivos obtidos pelas Hashtags utilizadas, então uma sensação de “Time que está ganhando, não se meche”, toma conta do ambiente.

Se você faz isso, saiba que mais cedo ou mais tarde, seus resultados começarão a cair e em pouco tempo poderá não lhe trazer mais nenhum retorno.

Para manter-se sempre interessante e atrativo aos olhos do seu público alvo é preciso se atualizar, pesquisando Hashtags com bom potencial para integrar ou atualizar literalmente sua lista de termos.

Lembre-se, você está em uma rede social de veloz atualização, portanto se fizer mais do mesmo, não terá vez.

 

use Hashtags

 

#Colocar a lista de Hashtags depois de postar o conteúdo

Há quem pense que postar a foto/vídeo primeiro e depois acrescentar as Hashtags, vai gerar uma espécie de atualização, que deixará seu conteúdo no topo por mais tempo.

Você também acredita nisso? Então abandone esse conceito já, pois você está sendo prejudicado por ele.

Como o sistema funciona em “tempo real”, fazer isso tira todas as suas chances de exibir sua postagem para as mais diversas pesquisas.

O certo para ter uma postagem mais duradoura na visão do público é fazer a adição das Hashtags em duas etapas.

Então primeiro você posta o material com algumas Hashtags e depois acrescenta o restante.

 

Pronto! Agora você conhece tudo sobre as Hashtags do Instagram, inclusive como utilizá-las adequadamente e em prol dos seus negócios. Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo e que ele tenha sido extremamente relevante, esclarecendo pontos importantes sobre o tema proposto.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então não guarde-a para você, venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords ou deixe sua pergunta no box de comentários abaixo.

Será um prazer poder lhe ouvir!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

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