Google AMP Stories – Lançamento que Promete Atingir as SERPS

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ao que tudo indica o recurso Stories tão disputado, inicialmente, entre o Facebook e o Snapchat, acabou por conquistar também a Google.

A gigante da tecnologia começou a enxergar o potencial da solução e, por isso, vem trabalhando em um projeto que visa incluir o Stories diretamente nas SERPS.

  • Você já ouviu falar sobre o Google AMP Stories?

Não?

Então vem com o Mestre do Adwords, pois será muito importante que você o conheça de perto, até porque ele promete impactar o mecanismo de buscas e também revolucionar a forma como os usuários consomem conteúdos na rede mundial de computadores.

Afinal, o que é o Google AMP Stories?

Antes de lhe explicar exatamente do que se trata o Google AMP Stories, precisamos lhe mostrar o que, teoricamente, levou a grande marca investir nesse projeto.

Como falamos no início, o recurso mais disputado dos últimos tempos, ao que parece, também acabou gerando interesse aos olhos da Google.

O Stories que apareceu primeiro no SnapChat, passou a integrar também as ferramentas de Mark Zuckerberg, estando disponível além do Facebook, no Instagram, no Messenger e no WhatsApp.

Disso, todo mundo já sabe! Certo?

O que, talvez, você não saiba é que a Google também tem interesse em colher frutos de qualidade com o recurso que permite consumir conteúdos, seja fotos ou vídeos, em tela ampliada, em uma espécie de carrossel que pode ser rolado com um simples gesto.

Não há como negar que o Stories é um sucesso entre os usuários, inclusive, modificando muito fortemente a maneira que o consumo de conteúdo ocorre na internet.

O Google enxergou isso e, portanto, seguindo um padrão de suas ações, olhou para o recurso com outros olhos, vendo que ali estava uma oportunidade de oferecer uma melhor qualidade de experiência aos seus usuários.

A maneira encontrada pela gigante das buscas para “materializar” essa ideia foi, justamente, criar o Google AMP Stories.

O projeto foi anunciado oficialmente durante a AMP Conf, que ocorreu na primeira quinzena de fevereiro, em Amsterdã.

O objetivo principal é disponibilizar a função Stories diretamente nas SERPS, ou seja, nos resultados das buscas do Google. No entanto, o formato será destinado, ao menos, inicialmente, para os usuários dos dispositivos móveis.

O AMP Stories está sendo produzido com parceiros de grande nome no setor de conteúdo, como o Washington Post e a CNN. Eles são uns dos que terão a missão e a oportunidade de experimentar o recurso na fase beta, disponibilizando materiais.

Você pode querer perguntar…

  • Qual o diferencial do Stories da Google? Já temos essa possibilidade em muitas plataformas…

Bem, apesar da implementação do recurso nas SERPS já ser um grande diferencial, a Google ainda também está trabalhando em tecnologia para aumentar ainda mais a aceleração do carregamento das páginas no mobile, o que melhorará exponencialmente a qualidade da experiência dos usuários.

Claro, essa ação também impactará a forma como as pessoas realizam pesquisas e, sobretudo, como consomem os conteúdos oferecidos através dos resultados das buscas.

Interessante, não é?

Então espere saber que o objetivo da Google é ainda mais ambicioso, pois com código aberto de publishers referências e líderes de tecnologia, ela visa elevar a qualidade de todo o universo que envolvem os conteúdos para mobile.

Ciente disso, podemos afirmar que é possível que essa mudança também atinja o marketing digital como um todo, o SEO e todo e qualquer negócio que trabalha com conteúdos digitais.

Google AMP Stories – Quando Será o Lançamento?

Infelizmente, a ferramenta da Google que possibilitará a aplicação dos Stories diretamente nos retornos das buscas, ainda se encontra na fase beta. Ou seja, em testes fechados com as gigantes dos conteúdos.

Por isso, o AMP Stories ainda não tem data oficial para ser lançado, embora o anúncio do projeto já tenha sido feito pelos responsáveis em um evento tradicional.

Segundo a própria Google, o recurso está sendo trabalhado, em seus primeiros passos quanto ao desenvolvimento tecnológico.

Não há informações, por exemplo, sobre como o usuário visualizará esse conteúdo exatamente. E se eles poderão também se tornarem produtores do Stories. Embora a Google tenha disponibilizado algumas plataformas, materiais e conteúdos, para que interessados tenham a possibilidade de desenvolver seus Stories.

Materialmente, atualmente, há, apenas, prévias, onde esse formato de conteúdo aparece em um espaço diferente dos resultados das buscas tradicionais. É possível visualizar algumas características fazendo buscas pelas parceiras, como a CNN, através do mobile nesse endereço da Google.

Como o Lançamento do Google AMP Stories Pode Impactar o Marketing Digital?

Com certeza, depois de saber do que se trata o Google AMP Stories, você se perguntou como esse lançamento poderia impactar o marketing digital.

Certo?

É difícil apontar direções exatas nesse caso, afinal, ainda não podemos analisar uma ferramenta real e em pleno funcionamento.

No entanto, podemos fazer previsões, baseados no que possivelmente os Stories nas SERPS gerará.

Bem, de início já podemos afirmar que essa possibilidade poderá promover uma grande e drástica mudança na forma como os usuários consomem e buscam conteúdos.

Dessa maneira, quem investe em marketing digital, seria atingido, pois teria que se adequar à uma nova demanda, exigência, por parte de seu público alvo.

É possível também que o SEO também se modifique, já que a referência de relevância dos usuários seria alterada frente ao novo formato.

Sem dúvidas, a importância de investir nos dispositivos mobiles será ainda maior.

Afinal, os próprios usuários já estão em grande maioria nesse ambiente, o tendo como preferência, e diante de melhorias, onde o carregamento será ainda mais veloz, a migração do Desktop para os dispositivos móveis só aumentará.

Claro, essas são apenas algumas possíveis previsões. Sem dúvidas existem outras que, sequer, conseguimos pensar nesse momento.

Por isso, é importante que você fique sempre atualizado sobre as novidades e se prepare a partir delas.

E aí, o que achou do Google AMP Stories?

Esperamos que tenha curtido esse conteúdo!

Se ficou com dúvidas, escreva para nós.

Forte Abraço.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram

  • Muitos tomam prejuízo, cometendo esse erro.
  • Então seja extraordinário...
  • Atenção: um simples aperto de mão diz mais do que você imagina.
  • Você sabe qual o segredo para vender várias vezes para o mesmo cliente?
  • Só os grandes fazem história...
  • O erro que cometi ao tentar escalar o meu tráfego...