Google Adwords: 6 Dicas de como anunciar no Google com um orçamento baixo

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O que fazer quando o orçamento é limitado? Posso anunciar no Google e ter um ótimo retorno mesmo investindo pouco? Qual é o valor mínimo recomendado para investir no Google? Você tem um orçamento limitado para investir em marketing de comunicação na sua empresa? Então o Google Adwords foi feito pra você.

 

Perguntas frequentes sobre orçamentos baixos no Google Adwords:

Essas e entre outras são perguntas eu ouço quase que diariamente, muitas pequenas empresas ou empreendedores com orçamentos limitados não investem no Google pois pensam que é preciso de um alto investimento para ter um bom retorno. Engane-se quem pensa que o Google é território para as grandes empresas, o Google Adwords tem as “portas abertas” tanto para grandes empresas quanto para um empreendedor individual com um orçamento limitadíssimo.

1) Qual o valor mínimo para anunciar no Google?

Não há valor mínimo de investimento. Porém se você pagar via boleto bancário o valor mínimo de um boleto é R$ 40,00, ou seja, muito abaixo de qualquer outro meio de comunicação não?

2) É possível ter retorno investindo pouco?

Sim. O seu retorno será baseado no seu investimento, por exemplo, se você investir R$ 40,00 por mês no Google você terá um retorno X, se você investir R$ 80,00 por mês você terá um retorno 2X. Você terá o retorno baseado no seu investimento, quanto maior o seu orçamento, maior será o seu ROI (a campanha precisa estar bem otimizada).

3) Como vou competir com as grandes empresas?

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Não fique com esse “medo”, o Google é uma empresa aberta para todas empresas, e o que diferencia de muitos outros meios de comunicação é a oportunidade que ele dá a todas empresas independente do seu tamanho ou orçamento.

Na página inicial do Google há 10 espaços publicitários, nenhuma empresa por maior que seja o investimento poderá pegar esses 10 espaços, cada empresa tem direito a apenas 1, então certamente você terá uma excelente oportunidade de posicionar sua empresa mesmo que seu investimento seja muito inferior em relação as outras grandes empresas.

4) Qual o valor mínimo recomendado?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois cada caso é um caso, cada campanha é diferente uma da outra, mas eu prefiro verificar como está o seu retorno com o Google. Se você não está tendo retorno com suas campanhas, invista pouco até encontrar o problema para então resolver. Caso seu ROI esteja bom, considere aumentar o investimento para que consigas ainda mais conversões para o seu negócio.

5) Por que devo investir no Google?

  1. Não há orçamento mínimo.
  2. Você controla seu investimento a qualquer momento.
  3. Não há contrato, você pode iniciar ou parar a qualquer momento.
  4. Por mais que as grandes empresas invistam milhões, o Google deixou um espaço reservado pra você.
  5. Você pagará por clique, ou seja, você não paga para aparecer no Google, paga apenas por usuário que visita seu site.
  6. É umas da mídias mais baratas para se investir.
  7. As pessoas estão procurando por seu serviço/produto no Google.

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7 Razões de porquê pequenas empresas geralmente fracassam no Google Adwords

 

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Muitas empresas com orçamentos limitados não alcançaram o seu objetivo com o Google no passado e pararam de investir perdendo assim uma grande oportunidade de conquistar novos clientes todos os dias. Poucos sabem que o erro não é do baixo investimento ou do Google, geralmente o erro é deles ao criar e otimizar uma campanha. Veja abaixo alguns motivos que fizeram algumas empresas fracassarem no Google.

1) [Crença] Retorno Imediato

O Google é um meio de comunicação que vai lhe ajudar a atrair mais clientes para o seu negócio, mas lembre-se de uma coisa, o Google não faz milagres “frequentemente” (pois eu já vi alguns), então seja paciente que os resultados certamente virão se você fizer tudo corretamente.

2) [Crença] Já investi no Google e não deu retorno

Muitas pequenas empresas já investiram no Google e não alcançaram o resultado esperado, porém de quem você acha que é o problema? Será que a culpa é do Google ou sua? Visto que muitas empresas investem muito no Google e muitas outras dependem exclusivamente dessa mídia para atrair clientes acredito que você tenha que repensar e ver quais foram os seus erros no passado. O Google já provou que é uma das melhores formas para atrair novos clientes.

3) 90% relevante não é 100% relevante

Quando um investimento é baixo, cada clique não qualificado é um desperdício que fará muita falta, por isso sua palavra-chave precisa ser altamente qualificada e compatível com o seu anúncio. Muitos anunciantes não dão a devida atenção a isso e acabam tendo um resultado muito aquém do esperado.

Dica: Leia os tópicos #5 e #6 desse artigo

4) Muitas alterações o tempo todo

Alguns pequenos anunciantes tem o péssimo costume de ficar fazendo alterações nas campanhas o tempo todo, isso é um erro grave pois você nunca saberá se suas antigas alterações deram certo ou não. A otimização é baseada em estatísticas, se você não tiver esses números não há como saber o que será preciso alterar para melhorar o resultado.

Dica: Faça alterações a cada 3 dias, e só altere antes disso se for realmente necessário.

5) Sem código de conversão instalado

Não há como saber 100% se o Google está ou não lhe dando o retorno esperado se você não tiver o código de conversão instalado corretamente em seu website. Caso o seu site não dê para instalar o código, recomendo que crie um novo website urgentemente, pois sem esses números não há como fazer uma otimização correta em sua conta.

google-adwords-fracasso6) Escrita dos anúncios ruim

Seu anúncio precisa chamar atenção dentre seus concorrentes, como seu investimento será baixo, provavelmente sua posição não será a melhor, então é preciso ser criativo para ser “o escolhido”.

Dica: Leia o artigo de como criar anúncios persuasivos: http://mestredoadwords.com.br/aumente-as-vendas/google-adwords-anuncios-persuasivos/

7) Tudo em um: Campanha de Pesquisa e Display

Um dos erros cometidos por muitos pequnos anunciantes é o fato de colocar rede de Pesquisa e Display em uma única campanha, em muitos casos a display gasta 80% da verba e muitos não otimizam essa mídia, e no final o retorno será péssimo.

Dica: Separe as campanhas de Pesquisa e Display, e dedique a maior parte de sua verba para a pesquisa.

 

 

Como anunciar no Google com um orçamento baixo?

Baseado na experiência de criar várias campanhas de Google Adwords para pequenos negócios, coloquei abaixo os importantes passos e o melhor caminho para se seguir nessas situações:

1 – Google Rede de Pesquisa

Para pequenos investimentos o melhor caminho para se começar é pela Rede de Pesquisa do Google, não queira abraçar o mundo nesse início, há muitas formas de anunciar, mas a rede pesquisa possui uma taxa de conversão maior, e conversão é o que você precisa focar nesse momento.

  • As pessoas já estão procurando pelo seu produto, por isso é muito mais fácil para gerar uma conversão.
  • Trabalhe com CPC baixo e crie anúncios criativos (não foque na posição do anúncios, pois o usuário entrará no seu site de qualquer jeito).

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2 – Evite palavras concorridas

Vá em planejador de palavras chave e pesquise outras palavras menos concorridas que tem a ver com o seu negócio, dessa forma você pode ter mais visitantes em seu website pagando menos, ou seja, pagando por palavras que muitas vezes o seu concorrente não dá a devida atenção.

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3 – Local

Não invista Brasil inteiro, invista em lugares onde há maior procura.

Como descobrir onde investir?
Comece pela sua cidade e vai aumentando o raio conforme o volume de cliques, caso o produto que comercialize não é procurado em sua região, faça uma pesquisa de mercado para focar nessas cidades onde as pessoas realmente querem comprar o seu produto.

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4 – Programação de anúncios

Como seu orçamento é limitado, evite investir 24h por dia, foque nos horários em que há mais procura e conversões, você pode tirar por exemplo os finais de semanas ou o período noturno.

Para descobrir qual o melhor horário para suas campanhas ficarem no ar vá em sua conta no Google Adwords -> Dimensões -> Tempo -> Horário do dia. Verifique qual o horário que você está gerando mais conversões e exclua os que não lhe dão retorno.

google-adwords-programacao-anuncios

 

 

5 – Seja o mais específico possível

Trabalhe sempre com palavras focadas, anúncios focados e a URL de destino altamente relevante. Não seja genérico, se o usuário está procurando por TV, faça com que ele caia direto na url de categoria de TVs, que o anúncio fale exclusivamente de TV e assim por diante.

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6 – Foque nos principais produtos

Não tente vender todos os seus produtos/serviços. Escolha os principais e foque apenas neles.

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Com certeza o Google é um dos melhores meios de comunicação para investir quando sua empresa tem um orçamento limitado, porém se você não criar e otimizar as campanhas corretamente, o resultado pode não ser o esperado. Por isso siga esse passo a passo para que consigas atingir todos os seus objetivos mesmo com um investimento inicial baixo.

Assista abaixo o vídeo sobre esse artigo:

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