Google Adwords – Como Ter Bom Posicionamento?

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Anunciar no Google Adwords é uma ótima maneira de impulsionar os seus negócios rumo ao sucesso e isso é incontestável, porém, como tudo na vida, para chegar ao objetivo é necessário fazer a tarefa de maneira correta.

O que eu quero dizer com isso é que de nada adianta você investir em anunciar no Google Adwords e esperar que bons resultados apareçam, se você não souber configurar as campanhas corretamente, concorda?

Em meio a esse assunto, uma das principais dúvidas que surgem é quanto ao posicionamento do anúncio, geralmente, pessoas interessadas em anunciar ou até mesmo iniciantes me perguntam:

 

Google Adwords – Como Ter Bom Posicionamento,

 

  • “Tiago, como eu faço para ter um ?”.

Realmente essa é uma pergunta bastante pertinente, inclusive, porque esse é um sinal de que as coisas estão dando certo, por outro lado posso dizer que a resposta dela tem ligação direta com o que eu acabo de lhe falar acima, ou seja, para ter uma boa posição no Google Adwords é preciso entendê-lo e dominá-lo.

Você deve ter achado que essa resposta foi um tanto quanto vazia. Certo? Foi pensando nisso e que esse simples questionamento poderia trazer uma enxurrada de dúvidas e, consequentemente, problemas quanto às campanhas, resolvi criar um material completo para lhe explicar de forma simples e clara como você deve proceder para ter um bom posicionamento no Google Adwords.

Ficou interessado? Então vamos juntos.

 

Google Adwords – Entendendo o Processo Avaliativo

Antes de qualquer coisa, preciso lhe dizer que para conseguir um bom posicionamento no Google Adwords será necessário que você entenda qual é o processo avaliativo da plataforma, pois será ele quem ranqueará os seus anúncios.

Antes que você pense que investir altos valores resolverá tudo, tenho a obrigação de deixar claro que esse pensamento é um tremendo erro. Pagar mais não vai resolver a questão, é preciso ir além.

Acompanhe comigo! Para fazer a avaliação de classificação, o Google utiliza diversos mecanismos, tudo se inicia na pesquisa que o usuário realiza no buscador.

No momento em que o usuário clica em “buscar”, o Google começa a fazer uma espécie de varredura em seu sistema, buscando anúncios e conteúdos relevantes que possuem ligação com o termo pesquisado pelo usuário.

Nessa primeira fase da seleção, serão escolhidos os anúncios que mais tiverem relevância para o usuário, ou seja, os que apresentarem uma resposta mais contundente para a pesquisa que foi feita no Google.

Logo após essa seleção, outra avaliação será realizada, essa um pouco mais profunda e criteriosa. O que será avaliado entre os concorrentes são:

  • Valor do CPC Máximo da palavra-chave em questão. Isso quer dizer, qual anunciante está pagando mais pelo clique naquele termo.
  • IQ do Termo, do Anúncio e da conta.

Você pode estar pensando nesse momento: “Ah, Tiago! Então pagar mais, realmente, me faz ficar a frente dos meus concorrentes. Eu estava certo”.

Errado! O CPC mais alto pode te ajudar realmente, porém o que mais tem peso nessa avaliação é o seu índice de qualidade. Não basta ter o melhor lance, se o seu IQ é inferior ao do concorrente.

 

Google Adwords – Como Ter Bom Posicionamento

 

O índice de qualidade do Google foi criado para avaliar o quão relevante é a sua campanha, por meio dele, serão avaliados todos os elementos que a compõe, por exemplo:

  • Texto de anúncio.
  • Palavras-chaves utilizadas.
  • Página de destino.
  • Links de direcionamento.

Entre outros. Tudo isso para que o usuário tenha a melhor experiência ao navegar.

Tudo entendido até aqui? Então vamos falar um pouco sobre como funciona o posicionamento em si.

 

Google Adwords – Como Funciona o Posicionamento?

Depois de entender como funciona a avaliação que o Google faz em suas campanhas de Adwords é hora de descobrir como funciona o posicionamento, tenho certeza que você está muito ansioso para saber qual a fórmula perfeita para alcançar um bom posicionamento. Não é mesmo?

Então, sem mais delongas, vamos lá! Para ter maiores chances de posicionar bem os seus anúncios no Google Adwords, você deve buscar a seguinte equação:

  • (O melhor CPC Máximo) X (E o Melhor IQ do Termo Em Questão)

Com base nesses dois fatores é que o seu anúncio será posicionado. Por isso, sempre busque ter um excelente índice de qualidade e um bom valor de CPC para o mercado.

Como eu te disse anteriormente, o índice de qualidade é um dos fatores mais fortes dentro dessa equação, podendo definir se o seu anúncio aparecerá nas primeiras ou nas últimas posições, isso porque por meio dele o Google conseguiu se posicionar como o melhor e mais relevante buscador do mundo.

Trazendo resultados, realmente, satisfatórios aos usuários através das pesquisas realizadas. Esse sistema, agregado ao Google Adwords, atualmente, consegue entregar anúncios que estão ligados aos interesses do usuário, tornando a experiência ainda mais poderosa e relevante.

Sem contar que as opções entregues na pesquisa são compostas de links patrocinados e conteúdos naturais, ou seja, melhorando ainda mais o nível de experiência.

O mais incrível disso tudo é que todos os mecanismos e as avaliações são ativadas e realizadas em tempo menor que a de um piscar de olhos.

Interessante, não é? Quase nunca paramos para pensar em quão genial é esse mecanismo.

Bem, já que tudo ficou claro por aqui, que tal elevarmos o nível ainda mais? Vem comigo.

 

Google Adwords – Como Descobrir o Meu IQ?

Agora que os processos avaliativos do Google Adwords estão todos esclarecidos, provavelmente você está querendo saber como deverá proceder para descobrir qual é o seu IQ, não é mesmo?

Se você já está preocupado, pode se desarmar. Não se preocupe, afinal, para saber qual é o IQ de suas palavras-chaves é muito simples. Quer ver?

Olha só, para saber qual é o seu índice de qualidade, realize os passos a seguir:

  • Entre na sua conta Google Adwords em questão.
  • Depois de logar com sucesso, procure pelo menu “Palavra-chave” e clique nele.
  • Vá até a opção “Colunas”, basta selecioná-la.
  • Depois de selecionar o menu indicado, você verá que um submenu se abrirá, clique em “Personalizar colunas”.
  • Ao clicar em “personalizar colunas”, um novo menu se abrirá, dentre as opções, você deverá buscar por “Atributos”, clique-o.
  • Depois de selecionar “atributos”, você deve clicar em “Índice de Qualidade”.

A partir de agora você poderá visualizar qual é o índice de qualidade de cada palavra-chave que você possui.

Viu como é tudo muito fácil e rápido? Em poucos minutos você realizou a tarefa.

Pronto! Agora você já sabe tudo que precisa sobre como ter bom posicionamento no Google Adwords. Chegou o momento de você começar a agir e colocar em prática tudo que aprendeu.

 

Google Adwords – Como Ter Bom Posicionamento.

 

Se eu pudesse lhe dar um conselho, diria: “Inicie seus projetos o quanto antes, pois só assim os seus resultados poderão surgir mais rapidamente”.

Lembre-se disso, meu amigo, pois amanhã você desejará muito ter começado hoje.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou questões ligadas a ele? Então saiba que você pode contar comigo, pois estou a sua disposição. Para sanar algum ponto que ficou em aberto, basta entrar em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Terei enorme prazer em lhe retornar diretamente com possíveis soluções para os seus questionamentos.

Sabe de alguém que poderia aproveitar e muito todas as informações contidas aqui? Então me ajude a fazer esse conteúdo chegar mais longe, compartilhe-o com sua rede de contatos ou possíveis interessados.

Você estará contribuindo para a criação e a formação de um mercado melhor, com profissionais mais capacitados e com informações relevantes em livre acesso. Conto com você!

Saiba que o Mestre do Adwords estará sempre de portas abertas para você, por isso, volte sempre que desejar ou estiver procurando materiais relevantes sobre o mercado digital como um todo. Garanto que estarei lhe esperando com conteúdos relevantes diariamente atualizados.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

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