5 dicas essenciais para fidelizar cliente

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sempre pontuo que mais difícil que captar novos clientes é conseguir fidelizar de forma assertiva os que você já tem. Isso porque, é bastante complexo o trabalho de entendimento do comportamento humano. O processo de fidelização não está apenas na proposta de vendas, ele vai muito além, pois será no pós venda que você conseguirá deixar a sua marca registrada.

Esse artigo foi criado pensado em você empreendedor virtual, dono de uma loja virtual, infoprodutor ou então, qualquer pessoa que faça uso da internet para vender. O segmento de trabalho é o que menos vai importar aqui, uma vez que, o processo de fidelização costuma acontecer da mesma forma para todos os tipos de negócio. No entanto, como o nosso canal tem um vertente forte no online, vamos nos basear em estratégias que um e-commerce pode usar para fidelizar cliente, tudo bem?

Como tudo que tem necessidade de uma audiência engajada, a fidelização de um cliente vai estar diretamente ligada com a experiência de compra dele. Receita de bolo para esse caso não existe, porém existe uma cartilha de bons modos que pode ser seguida na maioria dos casos. Entenda que, quem vai ditar o direcionamento de seu negócio será seu público alvo, pois será ele que vai te passar as informações necessárias para que você consiga criar uma estratégia de vendas e de pós venda interessante e funcional.

 

5 dicas essenciais para fidelizar cliente.

 

Posso te dizer que não é uma tarefa fácil, eu já falei muitas e muitas vezes nessa tarefa, porém depois de tanto errar, acabei entende o que funciona e o que não funciona com relação á atendimento ao cliente, sendo assim, estou totalmente disposto á abrir o jogo com você e te contar tudo o que sei sobre esse assunto. Será que você teria interesse?

O que farei aqui é te ensinar a dar os passos iniciais rumo a fidelizar clientes, porém com o dia a dia nesse mercado e principalmente, acompanhando de perto os resultados, você conseguirá notar o que funciona para o seu modelo de negócio e o que não funciona, tudo bem? Nunca leva como verdade absoluta o que profissionais da área falam, isso porque, todos nós somos humanos e também cometemos erros. Escute as dicas e sacadas como um conselho que pode ser aplicado em seu projeto, porém se notar que não está dando certo, mudo á forma de trabalhar a estratégia.

Pode ter certeza que tudo que vou te passar aqui são fatos que aconteceram comigo e eu tive que bater muito a cabeça para achar uma solução. Logo, quero que você não cometa os mesmos erros que eu cometi, pois assim você não precisa gastar seu tempo nisso, pode usá-lo para outras vertentes que o seu projeto irá demandar. Até porque, em minha visão, a maior riqueza que podemos ter dentro de uma empresa é a satisfação de nosso cliente que tem o prazer e o orgulho de dizer que já participou da nossa história, sabe?

Enfim, vocês estão prontos para começar? Vamos lá!

 

Dicas para fidelizar cliente

Não sei se você tem ideia, mas fidelizar um cliente pode custar 5 vezes mais barato do que captar um novo, acredita? E colocando isso em grandes proporções, olha a quantidade de dinheiro que sua empresa estará economizando? Esses valores podem ser facilmente investidos em áreas que precisam de uma maior atenção, em treinamento de funcionárias e até mesmo em bonificações para incentivar e motivas a sua equipe pelos resultados obtidos.

 

5 dicas essenciais para fidelizar cliente

 

Ainda tenho mais um dado sobre fidelizar clientes que vai te surpreender. Acredita que, na maioria das empresas, 65% das vendas realizadas são de clientes recorrentes? Pois é, com todas essas informações em mãos, você continua achando que fidelizar cliente não é importante? Repense!

Claro que não estou falando que você deve parar de captar leads e prospectar novos clientes, até porque essa atitude é fundamental para o crescimento de seu negócio. No entanto, a mesma energia que é aplicada em captação, deve também ser aplicada na fidelização. Tudo bem?

Irei apontar algumas dicas que julgo importante quando falamos em fidelizar clientes. Elas podem até parecer simples, porém são fundamentais para que você execute essa tarefa sem grandes dores de cabeça!

  1. Foque no cliente certo: A primeira atitude que você deve tomar para fidelizar cliente é traçar estratégias diferenciadas para cada tipo de cliente. Isso porque, não adianta tentar abraçar tudo de uma só vez, pois em algum momento a coisa vai desandar! Comece estudando o seu público, estude as compras, o perfil e passe a tender quais são suas necessidades, desejos e dores. Vale lembrar que não são todos os tipos de produtos que vão agradar á todos, logo criar uma campanha de e-mail marketing de maquiagem e colocar na lista homens, talvez não tenha um resultado são significativo, pois não é um produto usualmente consumido, entende? É preciso filtrar por interesse!
  2. O atendimento referência: Seu concorrente pode tentar copiar tudo de você, porém o seu atendimento sempre será único e inigualável. Costumo dizer que a gente deve atender nossos clientes da mesma forma que gostamos de ser tratadas, sendo assim, você vai precisar se colocar do outro lado para ter essa visão. Invista no treinamento da equipe para que todos tenham um padrão de qualidade excelente e mais, nunca force uma venda, deixe o cliente á vontade para conversar, questionar e apontar suas dúvidas. Com isso, você pode ir retirando informações fundamentais para aprimorar seus próximos contatos.
  3. Tratamento VIP: Quando você passar a ser “dê casa” tem um tratamento diferenciado e até mesmo privilégios, não é mesmo? Faça exatamente isso com seu cliente recorrente. Ofereça a eles ofertas e novidades que seus novos clientes não têm. Uma boa forma de trabalhar essa estratégia é oferecer cupons de descontos, antecipar lançamentos e até mesmo, fazer vendas exclusivas para eles, pois dessa forma ele vai se sentir especial para a sua marca, entende?
  4. Monitore e invista no que funciona: Toda estratégia de marketing é baseada em fundamentos que todos nós conhecemos, correto? No entanto, para cada modelo de negócio um formato funciona melhor que o outro. Sabendo disso, é seu dever fazer o monitoramento de resultados para que assim, você passe a investir nos setores que te dão maior retorno. E mais, começar a mudar a forma de trabalho as áreas que os resultados não estão sendo tão interessantes assim, pois tudo deve funcionar em perfeita harmonia.
  5. Para fidelizar é preciso encantar: Nesse tópico, não teria como deixar de citar a Disney como uma proposta de negócio sensacional. A Disney não só vende um produto, mas encanta na forma de vender. Por exemplo, ao comprar o ingresso para qualquer parque, você está comprando um passaporte para uma experiência que, provavelmente, você nunca viveu. Sendo assim, o preço pouca importa, já que ao final do passei, você terá tantas coisas para contar e para relembrar. Adote esse mesmo proposito para a sua empresa. Procure encantar em tudo, desde a consulta de produtos, até o pós venda. O seu cliente precisa se sentir especial e único para entender que o seu foco não é no dinheiro, mas sim na qualidade da experiência que ele vai ter após adquirir seu produto.

 



5 dicas essenciais para fidelizar cliente.

 

Na teoria, tudo parece muito mais fácil do que na prática, não é mesmo? Lidar com pessoas sempre será um grande desafio, porém com as dicas que passei acima tudo se tornará mais fácil, eu garanto.

Pode contar comigo sempre que precisar, sendo assim, surgindo alguma dúvida sobre o tema ou se ficou duvidas sobre os pontos abordados, venha falar comigo, pois terei um prazer imenso em te ajudar!

Estamos juntos nessa jornada!

Até mais!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram