Facebook Live – Como criar e transmitir vídeos que impactam

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Pesquisam apontam que quase 80% do conteúdo consumido dentro de plataformas como redes sociais tem formato audiovisual.

Essa não é uma novidade, já que os vídeos tem sido os grandes queridinhos do público, principalmente, por ter um formato mais dinâmico em um ambiente em que a oferta de conteúdo é extremamente grande.

De olho nessa nova tendência, os negócios que já tem certa presença digital estão aderindo estratégias de marketing que incluem o vídeo.

É claro que o Facebook, na posição de grande ferramenta de marketing, não deixaria de investir em soluções e melhorias que permitissem que a nova estratégia pudesse ser também implementada dentro de sua plataforma.

O resultado desse esforço é nada menos que o Facebook Live. Recurso que não disponibilizou só a possibilidade de gerar vídeos, mas a oportunidade de fazer transmissões audiovisuais em tempo real.

O recurso pode ser utilizado por todos, não só usuários, mas também marcas que estão presentes na rede social.

Para quem não sabe, o Facebook Live já tem excelentes números. Muitos o apontam como uma excelente maneira de oferecer conteúdo dinâmico e de rápido consumo, o que abre a possibilidade de aumentar visibilidade, engajamento, interação e, claro, de gerar conexões fortes que se transformam, na grande maioria das vezes, em relacionamento.

Tem mais uma coisa que faz toda a diferença: Você não paga nada para utilizar o Facebook Live.

Sabe o que mais? Não, ainda não acabou! Para utilizar o recurso você só precisa ter o aplicativo do Facebook instalado e para ver os seus vídeos ao vivo os usuários só precisam estar no Facebook.

Simples, fácil, rápido e, sobretudo, eficiente. Além de proporcionar uma excelente experiência ao usuário, parte principal de uma boa estratégia de marketing.

Você ainda não aproveita as grandes vantagens do Facebook Live em seu negócio?

Saiba que você pode estar perdendo grandes oportunidades, clientes, dinheiro e tempo.

  • Quer recuperar o tempo perdido?

Então vem com a gente, pois temos dicas que vão te ajudar a criar e transmitir vídeos que impactam.

Preparados? Vem, pois já vamos começar!

Crie Estratégias de Marketing e Inclua o Facebook Live

Este recurso é incrivelmente poderoso, mas é óbvio que ele sozinho não fará milagre.

Para usufruir todas as vantagens do Facebook Live, você precisará integrá-lo adequadamente às suas estratégias de marketing para mídias sociais.

Sem dúvidas, tudo terá que ser muito bem pensado, organizado dentro de um planejamento estratégico.

Nessa fase, você deve estudar seu público para definir alguns pontos, como por exemplo:

  • Os objetivos das suas transmissões.
  • Os temas que serão abordados.
  • Qual a linguagem que vai utilizar.
  • Duração
  • Maneiras de atrair o público.
  • Calendário da programação.
  • Horários das Lives.

Entre outras coisas importantes para que tudo saia perfeitamente bem e de forma coerente com o objetivo que você almeja alcançar.

Lembre-se: É essencial que o seu planejamento considere que o conteúdo deve ser criativo, atrativo, variável, valoroso, relevante e, sobretudo, dinâmico.

Aqui também vale respeitar a regra básica da regularidade, consistência, afinal, não basta fazer uma transmissão hoje, sumir 6 meses e voltar como se nada tivesse acontecido, esperando que sua audiência esteja te esperando.

É importante nutrir, manter-se presente, entregar valor, criar e alimentar um relacionamento.

Garanta a Qualidade da Transmissão

Você já deve saber que ninguém se interessa por um conteúdo de qualidade duvidosa. Certo?

Na transmissão ao vivo em si, você deve preocupar-se com a estabilidade. Isso porque se a sua conexão cair toda hora, sua audiência irá embora.

Não tem nada mais irritante do que tentar ver algo e ser interrompido por problemas a cada segundo.

Os outros aspectos também continuam sendo importantes, como a ambientação, iluminação, áudio e até posicionamento de câmera.

Você não precisa estar em um estúdio, afinal, o recurso permite que você transmita ao vivo de qualquer lugar, o que torna tudo ainda mais dinâmico, mas oferecer uma experiência de qualidade ao usuário é essencial.

Não Deixe a Descrição de Lado

Não é porque as pessoas preferem os vídeo nas redes sociais, que você não deve se preocupar em fazer uma descrição eficiente.

Afinal, são elas, na maioria das vezes, as responsáveis por captar a atenção do usuário e ainda despertar o interesse para que ele assista.

Sem contar que as lives podem ser disponibilizadas depois, pois o Facebook permite que você as grave na plataforma, tornando as descrições mais do que importantes.

Para ter uma descrição de boa qualidade, tente ser o mais claro e objetivo possível sobre o que o vídeo vai tratar, mas também desperte sentimentos que façam o usuário querer “ver mais”.

Anuncie Seus Vídeos ao Vivo

Anunciar suas transmissões ao vivo é muito importante, principalmente, no início da sua estratégia.

Isso porque a divulgação ajudará você a atrair mais interessados, ganhando alcance maior e, consequentemente, melhores chances de conseguir ter sucesso.

Além disso, criar campanhas para divulgar seus vídeos ao vivo te permitem mensurar melhorar o desempenho, o comportamento do seu público em relação aos conteúdos e extrair dados que te direcionem melhor nas próximas transmissões.

Outro ponto positivo de anunciar é doutrinar seu público, ao ponto dele se preparar para estar presente na hora marcada.

 

No mais, procure explorar uma das vantagens mais poderosas do Facebook Live, que é se conectar com o seu público fortemente, se aproximando, criando um bom relacionamento e, consequentemente, uma boa base de fãs.

Por hoje é só! Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente útil para você.

Chegou o momento de colocar a mão na massa e iniciar testes para implementar esse recurso incrível em suas estratégias de marketing digital.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords ou deixe sua pergunta nos comentários.

Se você já tem experiência com o recurso, comente com a gente como tem aproveitado.

Claro, se vai iniciar a utilização agora, nós lhe convidamos à voltar depois para compartilhar suas impressões e experiências sobre o Facebook Live.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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