Aspectos imprescindíveis para experiência mobile de e-commerce

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É fato, as vendas pela internet só aumentam a cada ano aqui no Brasil. O conforto de comprar sem sair de casa, a entrega rápida e o preço sempre mais atrativo, fez com que os brasileiros optassem pelas compras nessa modalidade.

Apesar de estarem em um crescimento exponencial, muitos marcas ainda perdem compradores por não estarem preparadas para atender a demanda que vem das pequenas telas, ou seja, a necessidade dos usuários mobile.

Você pode até achar que a maioria dos consumidores que compram pela internet preferem usar o computador, afinal, ele tem uma tela maior que permite ver detalhes. Realmente, há alguns anos isso seria totalmente verdade, porém o panorama mudou e só tende a seguir nesse caminho, cada vez mais….

O consumidor está aprendendo que comprar em poucos cliques pode facilitar a vida dele de uma maneira tão positiva que ele começou a tentar adquirir produtos e serviços pela internet. Tanto que os aplicativos de delivery de comida não nos deixam mentir, seu uso é bastante intenso…

Só que o que ocorre é que pela falta de preocupação de muitas marcas com a adaptabilidade ao mobile, ao tentar efetuar a compra, o usuário se depara com botões que não funcionam, dificuldade na leitura, problemas com o preenchimento e mais uma porção de fatores que prejudicam e muito as conversões.

Não quer que isso afete suas vendas? Então, o blog do Mestre do Adwords preparou um conteúdo que vai te mostrar quais são os aspectos imprescindíveis para a experiência mobile de seu e-commerce.

Vem com a gente!

 

4 aspectos imprescindíveis para experiência mobile de seu e-commerce

 

1º Aspecto – Ofereça conforto na navegação

Sabemos que o conforto de visualização que um computador de 15 polegadas oferece é muito diferente do que iremos encontrar na telas de 4 ou 6 polegadas, não é mesmo?

Só que o diferencial aqui é encontrar formatos de oferecer uma excelente navegação em ambas as possibilidades.

Um site responsivo irá servir justamente para isso, para oferecer o mesmo conforto em qualquer lugar. Seus possíveis clientes precisam entender que podem comprar de você a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quando um cliente tenta fazer uma compra ou gerar um boleto via celular e se depara com algum problema, ele até pode ir tentar finalizar a compra em um outro dispositivo, porém as chances de ele deixar isso para mais tarde e acabar se esquecendo são enormes.

Você não quer perder uma venda por culpa de seu site, não é mesmo?

Preocupe-se em testar todas as funções de seu e-commerce no mobile: tamanho e qualidade das imagens, carrinho de compra, formulários de cadastros, métodos de pagamento e até mesmo o atendimento aos clientes.

São pontos fundamentais para que tudo funcione bem e permita que o processo de compra possa ser iniciado e concluído sem qualquer tipo de problema.

 

2º Aspecto – Rapidez de carregamento

O mobile já encontra uma barreira muito grande aqui no Brasil. A qualidade da velocidade da internet 3G e 4G deixam bastante à desejar.

Também, não podemos dizer que as prestadoras de serviços fixos oferecem opções excelentes. Não é difícil ver usuários reclamando que estão com a conexão lenta.

Sabendo disso, você deve se preocupar em manter sempre um site leve, de fácil abertura, mas sem perder a qualidade que seu público tanto deseja.

Muitas lojas só pensam no sinal por Wi-Fi, porém a maioria das casas brasileiras passam mais tempo conectadas pela internet móvel do que pela fixa.

Preste muita atenção em quanto tempo a sua página está demorando para abrir, pois poucos segundos podem fazer com que os consumidores desistam de você e partam para um outro local, provavelmente, para o site do seu concorrente.

Note também o tamanho das imagens que estão sendo trabalhadas. Sabemos muito bem que será necessário colocar uma quantidade de imagens alta para que o usuário possa ver os produtos com riqueza de detalhes, porém procure sempre salvar em formato .png ou para a internet, assim elas ficarão mais leves e não perderão a qualidade.

Tente não sobrecarregar a página de informações, assim tudo não irá carregar ao mesmo tempo e a abertura será mais rápida.

Faça teste constante da velocidade de abertura, pois isso irá impactar diretamente em suas vendas.

 

4 aspectos imprescindíveis para experiência mobile de seu e-commerce,

 

3º Aspecto – Conexão com as redes sociais

É bastante difícil encontrar usuários que não estão ativos nas redes sociais atualmente, justamente por isso, existe uma preocupação imensa em conectar a sua loja virtual às suas páginas das redes sociais.

O brasileiro passa, em média, 650 horas nas redes sociais todos os meses, sendo assim, o que começa com uma simples postagem têm grandes chances de terminar como um conversão em sua loja.

Mostre-se ativo, presente, participativo e aproveite o espaço que essas plataformas te dão para gerar engajamento e, consequentemente, autoridade. Além disso, o canal de comunicação entre sua marca e seu consumidor é bastante estreitado com a utilização das mídias sociais.

Através dos chats e mensagens inbox, você pode tirar uma dúvida ou até mesmo solucionar um problema que venha acontecendo com ele. Os feedbacks que são passados por ali de forma espontânea, também te ajudam a posicionar melhor e corrigir erros que você nem sabia que existia.

Lembre-se que quando você joga a sua marca na rede social, ela é colocada abertamente para o mundo, sendo assim, você precisa estar preparado para atender a demanda.

 

4 aspectos imprescindíveis para experiência mobile de seu e-commerce..

 

4º Aspecto – Anúncios para mobile

Falamos muito sobre a era mobile, em criar estratégias para utilização e tudo mais. Sabemos que muitas empresas se preocupam com isso…

Criam um site rápido, totalmente responsivo e com um design muito confortável para utilização nas pequenas telas, porém se esquecem de um passo muito importante: os anúncios.

Da mesma forma que anunciar é uma das estratégias mais importantes para o seu negócio, anunciar com foco em mobile irá trazer excelente resultados.

Como já falamos, passamos muito tempo utilizando o celular, seja para acessar redes sociais, para utilizar aplicativos ou para jogar, então porque não colocar sua marca presente em todas as opções anteriores?

O Google Adwords, por exemplo, já possui campanhas com foco exclusivo em mobile e quem já as utilizou garante que as conversões são impressionantes.

Claro que um anúncio para mobile tem configurações bem diferentes, precisam ser menores, por exemplo, mas tem um retorno bem bacana se o seu público alvo utiliza muito esse tipo de acesso.

Para descobrir se vale a pena para o seu negócio, teste! Crie uma campanha mobile e veja como acontecem os resultados, as taxas de cliques e, até mesmo, as conversões. Talvez, os resultados te surpreendam muito mais do que você imagina!

 

Se você tem uma marca que ainda não está adaptada a era mobile, podemos afirmar com toda a força que você já está perdendo uma quantidade de clientes enorme, porém ainda dá tempo de mudar o jogo!

Veja o que é preciso fazer para adaptar seu e-commerce ao mobile. Se você não conseguir fazer isso sozinho, contrate um profissional que possa te ajudar, ele certamente saberá a melhor direção à seguir para que você consiga fazer isso rapidamente.

Não deixe passar épocas do ano, como Black Friday e Natal, que podem fazer a diferença nas vendas de seu negócio.

Precisa de alguma ajuda ou ficou com dúvidas sobre o assunto? Pode nos perguntar.

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