ROI de Estratégias de Marketing nas Redes Sociais – Como Medir?

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O acompanhamento recorrente de métricas das estratégias de marketing nas Redes Sociais é de extrema importância para saber se as suas investidas estão trazendo bons frutos e uma das métricas de desempenho que mais interessam aos profissionais desse setor é o ROI.

Atualmente, as Redes Sociais estão exercendo um papel importante dentro do marketing para negócios, sendo os principais benefícios:

  • Estreitar relações com o público alvo.
  • Posicionar a marca.
  • Realizar atendimento mais próximo e personalizado.
  • Entrega de valor através de conteúdos relevantes.
  • Atração de tráfego.
  • Geração de Leads.
  • Aumento do interesse por serviços ou produtos.
  • Maior volume de conversões.

Apesar de todo esse potencial, para conseguir ter, ao menos, uma fatia desses benefícios, é preciso aplicar técnicas adequadas e, sobretudo, saber medir o desempenho de cada uma delas.

A realidade é dura e, quase sempre, apenas, uma: Você só saberá se está valendo a pena investir em marketing nas redes sociais, se acompanhar suas métricas para, então, constatar que as suas estratégias estão gerando a captação de leads e conversões.

É óbvio, oferecer uma excelente experiência ao usuário continua sendo importante, assim como uma boa reputação e visibilidade, mas cuidar do investimento é essencial, afinal, ninguém quer perder dinheiro.

E tem mais, muitas vezes, esse dinheiro é extremamente importante para o seu negócio manter-se de portas abertas.

Não tem jeito, o faturamento das suas estratégias de marketing nas mídias sociais é um dos principais fatores que indica se você está indo pelo caminho certo.

Claro, você também deve levar em consideração o seu ciclo de vendas, pois dependendo do período, os clientes que vierem a fechar com você, pode ser da campanha que rodava à meses atrás.

Enfim! Se você não sabe nem por onde começar, nós, do Mestre do Adwords, vamos lhe ajudar.

A partir de agora, você verá como medir adequadamente o ROI de estratégias de marketing nas redes sociais.

 

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O que é ROI?

Antes de falarmos sobre a medição do ROI, é muito importante deixar claro o que ele é exatamente.

Bem, de modo básico, o ROI é uma sigla para o termo em inglês, Returno on Investment, que nada mais é do que Retorno sobre Investimento.

Essa métrica é o indicativo de quanto você teve de retorno a partir do investimento que fez.

Agora que você já sabe perfeitamente o que ele significa, vamos a medição do ROI efetivamente!

#1 – Medindo o ROI a partir do Alcance

A métrica de alcance nas redes sociais é aquela que indica quantas pessoas você está impactando com as suas estratégias.

Então, o número de fãs, seguidores ou pessoas que estão conectadas em sua página nas redes sociais estão diretamente ligados ao nível de alcance que você possui.

Isso porque quanto mais pessoas conectadas, mais usuários verão o que você posta, podendo compartilhar sua publicação e impactando mais e mais pessoas, como em um ciclo interminável.

Você pode estar se perguntando:

  • “O que o alcance tem a ver com o ROI?”.

Simples! Quanto mais pessoas envolvidas com a sua marca, maiores são as chances de você converter, até porque você a sua estratégia está gerando impacto positivo, captando leads que podem se tornar clientes em um futuro próximo.

Por isso, olhe para a métrica de alcance, sempre verificando o volume dele, se aumenta ou diminui de acordo com a estratégia que você está aplicando no momento.

Obviamente, a partir dessa análise você terá a oportunidade de ajustar o que não está trazendo resultados como o esperado e manter estratégias de sucesso.

 

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#2 – Medindo o ROI através do Tráfego

A atração de tráfego é uma dos objetivos mais buscados por quem trabalha o marketing digital.

Isso porque quanto maior o volume de pessoas que chegam à seus canais, mais chances de converter sua marca têm, consequentemente, melhorando seu ROI, além disso, esse é um indicativo que as suas estratégias estão funcionando.

Por isso, verifique o seu volume de tráfego e veja qual é a porcentagem que está chegando diretamente das redes sociais.

Meça essa métrica para entender qual é o desempenho ao longo do tempo e de acordo as estratégias de marketing nas redes sociais aplicadas por você.

#3 – Volume de Leads

O seu ROI está inteiramente ligado ao volume de leads que suas campanhas conseguem reter a partir da captação de tráfego.

Para verificá-lo, compare o volume de tráfego com o de Leads, basta que você responda a seguinte pergunta:

  • Meu volume de leads retidos está de acordo com o volume de tráfego atraído?

Lembre-se! Os leads, geralmente, chegam ao seu negócio através de um tráfego qualificado, ou seja, usuários participantes do público alvo do seu negócio, que, realmente, tem interesse no que você oferece.

Caso seu volume de leads esteja muito desproporcional ao tráfego, esse pode ser um indício de que suas estratégias de marketing nas redes sociais estão atingindo o público errado.

#4 – Número de Clientes

Sabe o número de leads que você encontrou na etapa acima? Pegue-o, pois você irá precisar dele novamente.

Bem, para você saber o quanto você está tendo de retorno, compare o volume de leads à quantidade de clientes, ou seja, quantos desses leads captados se converteram em clientes da sua marca?

Claro, essa estimativa só deve levar em conta os leads e clientes provenientes da sua estratégia de marketing nas Redes Sociais, pois só assim será possível saber se está valendo a pena o seu investimento.

 

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#5 – Verificando a Taxa de Conversão

A taxa de conversão servirá para você saber o quão eficiente uma estratégia está sendo em relação à outras.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha estratégias de marketing no Facebook e no Linkedin.
  • Ao comparar a taxa de conversão de leads em clientes das duas plataformas, você pode descobrir que o Facebook é muito mais eficiente do que o Linkedin para o seu negócio.

Dentro dessa situação acima, você pode direcionar melhor os seus investimentos, atraindo retornos mais interessantes.

É isso! Fique sempre de olho nas métricas das suas estratégias de marketing nas Redes Sociais, pois serão elas que te mostrarão o quanto você está sendo efetivo.

Esperamos ter lhe ajudado. Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós!

Forte Abraço.

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