4 dicas para encontrar influenciadores para sua marca

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O marketing de influência já tem sido fundamental para diversas marcas e exatamente por isso, passou a ser ação fundamental para aproximar clientes de suas marcas favoritas.

A grande questão começa quando é preciso iniciar uma campanha de marketing de influência e chega-se ao momento de descobrir quem são as pessoas que tem esse poder de influência.

O primeiro passo é escolher o influenciador certo, que consiga conversar com seu público alvo de igual para igual, levando para eles as mesma diretrizes, propósitos e premissas que você cria cada um de seus produtos.

Então, começa o desafio do empreendedor…

Como encontrar essa pessoa?

Como saber que se está fazendo a escolha certa?

Como mesurar se dará resultado?

O que deve ser levado em consideração?

As questões são tantas que muitas marcas ou empresas deixam de lado essa estratégia e passam a fazer o tradicional. Só que o mercado de hoje não tem mais espaço apenas para o básico. Seu cliente quer que você vá além, que inove e surpreenda, entende?

Para você ter uma noção, uma pesquisa realizada pela companhia The Shelf, mostra que 65% das marcas que são famosas e conhecidas no mercado iniciaram com uma estratégia de marketing de influência pronta.

Então, hoje o Mestre do Adwords quer ajuda você com algumas dicas para encontrar influenciadores para sua marca.

Você verá que valerá a pena!

Vem!

 

influencer-marketing

 

Por onde eu começo a encontrar influenciadores para minha marca?

Para começar, é fundamental que você já tenha uma ideia de qual o seu segmento de mercado e quem é o seu público alvo.

Se você não faz ideia disso, sugerimos que você tire um tempo para fazer esse estudo, pois todas as dicas que daremos a partir de agora vão necessitar de um conhecimento profundo sobre a persona de seu negócio.

Você sabendo com que tipo de perfil de público está lidando consegue saber melhor se o seu influenciador precisa ser um jogador de futebol, uma blogueira, um ator global, uma celebridade, um médico ou seja lá qual tipo de profissional for.

Com isso, chegará o momento de identificar o nível de credibilidade e influência que ele terá perante o seu público, pois isso apontará o grau de sucesso da sua estratégias.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer essa identificação:

Dica 1 – Defina o que você quer

Para conseguir um influenciador para a sua marca que fale a mesma língua que você, será necessário que você tenha definido qual o objetivo que você deseja alcançar.

Por exemplo, você quer que sua marca seja conhecida? Então, talvez uma celebridade mundial seja a melhor opção.

Ou você quer ter credibilidade? Então, talvez um médico que dê embasamento teórico seja muito melhor.

Conseguiu entender?

Sem objetivo definido fica muito difícil estabelecer qual a melhor personalidade para sua marca. Isso porque, como as possibilidades são as mais variadas possíveis, o sucesso será definido pelo alcance desse objetivo.

Estude bem as possibilidades e procure identificar qual o melhor objetivo para a sua marca naquele momento.

 

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Dica 2 – Tipos de influenciadores

Talvez, você tenha a ideia de que um influenciador seja apenas uma celebridade ou uma autoridade no assunto, não é mesmo? Então, você precisa saber que existem vários tipos de influenciadores e cada um deles capazes de agregar algo a sua marca.

  • Influenciador Jornalista: é aquele que conta uma história verídica, que busca a informação da fonte;
  • Influenciador agitador: É aquele que faz alarde e mostra as coisas sem medo;
  • Influenciador autoridade: É aquele profissional que tem anos de trabalho no segmento e tem propriedade para falar do assunto;
  • Influenciador especialista: Ele estudou aquele ramo, se profissionalizou e pode falar com total prioridade sobre o assunto;
  • Influenciador celebridade: Por ser famoso e conhecido, é capaz de dar uma alcance sensacional a sua marca;
  • Influenciador conector: É aquele que não faz uma promoção direta da marca, mas aparece correndo com o tênis da marca X e depois de um tempo está super magro, mostrando resultado e conectando pontos;
  • Influenciador de marca pessoal: Normalmente, é o criador da marca e surge para dar um tom pessoal na divulgação;
  • Influenciador analista: É um tipo de pessoa que faz com que seu público pense por si só, gerando insights diferentes em cada um de nós.

Esses são apenas alguns, mas pesquisando você verá que terão mais uma porção.

Então, do que sua marca precisa?

 

Dica 3 – Descubra o melhor canal

Por mais que você tenha o melhor influenciador do universo, se você não tiver um canal de comunicação que uma o seu público com a mensagem que será passada pelo seu influenciador, não dará certo.

Note que o Neymar, que é um grande influenciador atualmente, aparece com mais frequência fazendo publicidade em suas redes sociais, pois é o local onde ele mais tem público.

Ele aparece na televisão? Sim, em alguns comerciais, porém se você prestar atenção são de assuntos bem diferentes do que ele posta em suas redes sociais.

Isso não acontece por acaso, afinal o público que o segue no Facebook e no Instagram é bem diferente do público que o vê no intervalo da novela das 8 da rede Globo.

Esse pente fino você terá que fazer em relação a sua marca, identificando o melhor lugar para que seja possível veicular o conteúdo de seu influenciador.

 

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Dica 4 – Defina quais métricas devem se sobressair

Esse é um ponto de muita atenção, pois nem sempre curtidas ou seguidores vão definir o sucesso de sua estratégia com influenciadores.

Será preciso identificar qual das métricas tem mais relevância para o seu público alvo, ou seja, qual delas mostram a realidade do impacto da informação.

Só números não garantem que você está tendo resultado, pense nisso.

 

Agora que você sabe tudo sobre influenciadores, que tal começar alguns testes?

Qualquer dúvida, escreva para nós que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Boa sorte e muito sucesso!

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