É Possível Traçar Uma Estratégia de SEO Eficaz Sozinho?

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todos já sabem da grande importância que uma estratégia eficaz de SEO possui, não é verdade?

Muitos negócios que investem no meio digital e querem garantir maior visibilidade em um ambiente bastante povoado, sempre recorrem às técnicas de otimização para os motores de buscas.

A lógica é simples! Estar no lugar certo, na hora certa. No marketing digital, isso quer dizer, ser encontrado quando um potencial cliente/consumidor fizer uma pesquisa nos grandes buscadores, como o Google.

Fato é que Google recebe mais de 90% das pesquisas globais. Você mesmo, que lê esse conteúdo agora, deve recorrer à ferramenta em caso de dúvidas, para procurar serviços, produtos, encontrar locais, enfim…

Essa simples ação corriqueira se transformou em uma excelente oportunidade para negócios que investem em SEO.

Parece simples, certo?

O problema é que para dominar as SERPS não basta fazer o simples, é preciso ficar atento às atualizações dos mecanismos de buscas, que recebem mais de uma dezena de updates em seus algoritmos diariamente.

Além disso, você terá que realizar um amplo e aprofundado estudo de palavras-chave, passando diretamente pelo seu público alvo e mercado, para entender e encontrar métodos para se destacar frente aos potenciais clientes e diante dos concorrentes.

  • Achou que tudo está dentro do controle?

Bem, então saiba que será necessário também estudar um pouco sobre como construir títulos e textos relevantes e atrativos, além de dominar algumas plataformas de SEO.

Resumindo? Com base em dados sobre o seu setor e seu público alvo, você terá que personalizar as técnicas de SEO para o seu negócio. O objetivo dela sempre será oferecer uma melhor experiência ao seu usuário.

Por isso, a primeira lição da otimização é ter ciência de que:

  • “O primeiro lugar no ranking de buscas do Google nem sempre lhe garantirá os melhores resultados”.

Ficou confuso agora?

Como lhe falamos anteriormente, o que efetivamente traz retornos positivos é a personalização das técnicas de SEO de acordo com o seu negócio, seu mercado e o seu público alvo.

Basicamente, o que estamos tentando lhe dizer é que, não adianta estar ranqueado na primeira página de buscas do Google, se seus termos, por exemplo, estão atraindo tráfego sem qualidade, que chegou ao seu site por um equívoco, por indução ao erro.

É Possível Traçar Uma Estratégia de SEO Eficaz Sozinho.

No SEO, na maioria das vezes, qualidade é muito mais importante do que quantidade.

Traçar uma estratégia de otimização para os mecanismos de buscas requer cuidado e conhecimento, além de tempo e dedicação.

Muitos profissionais acabam não possuindo todos os requisitos e, por isso, acreditam ser melhor contratar uma equipe especializada para fazer e aplicar a estratégia.

Você pode estar se perguntando nesse momento…

  • Mas, é possível fazer uma estratégia de SEO eficaz sozinho?

A resposta para essa pergunta pode não ser a que você deseja receber, mas precisamos ser sinceros. Depende!

Como vimos até aqui, não é tão simples elaborar e aplicar uma estratégia de SEO capaz de impulsionar os seus resultados como um todo. Mas é possível, caso cumpra alguns requisitos básicos.

Vamos lhe mostrar quais são eles e, desse modo, poderá entender se essa é uma tarefa que pode ser realizada de forma independente por você.

Vem com o Mestre do Adwords!

 1˚ Requisito – Você entende perfeitamente o que é SEO

O primeiro requisito que você deve atender diz respeito ao conhecimento. Até porque, não há como executar uma estratégia eficaz baseado em um conjunto de técnicas que você entende pouco.

Para começar, é importante que você saiba que SEO não se relaciona apenas com técnicas para atrair tráfego em alto volume.

Search Optimization Engine está muito mais próximo à meios que propiciam uma excelente experiência ao seu público alvo.

O objetivo central desse tipo de estratégia é estar pronto para ajudar, de forma relevante, quando o seu potencial cliente expressar uma dor, um desejo, uma necessidade, por meio de uma pesquisa nos buscadores.

É Possível Traçar Uma Estratégia de SEO Eficaz Sozinho..

2˚ Requisito – Você compreende tudo que executará como profissional de SEO

Para chegar à uma estratégia eficaz, é muito importante que você compreenda tudo que terá que executar como profissional de SEO.

Como falamos no início, é preciso cobrir todas as áreas, deixando o básico para trás.

Isso quer dizer que não basta mais olhar apenas para termos com bom potencial dentro de ferramentas específicas.

Será necessário lidar com extração e análise de dados mais profundos. Principalmente, para entender os comportamentos do seu público alvo, além de possíveis movimentos do seu mercado que podem impactar a sua estratégia.

Sua meta é a conversão, certo?

Então seu objetivo é criar uma estratégia completa capaz de atrair o seu potencial cliente ao local em que ele terá que executar essa ação e, sobretudo, garantir que ele a faça.

3˚ Requisito – Você sabe o que não deve praticar em SEO

Traçar uma estratégia eficaz de SEO exige que o profissional responsável conheça profundamente as boas práticas.

Afinal, isso garante que ele não cometa equívocos que possam resultar em graves punições, que podem desencadear uma expulsão definitiva.

Como todos sabem, o Google tem o poder de banir ou penalizar qualquer site, página ou conteúdo que firam as práticas recomendas, usando de técnicas que prejudique de alguma forma ou leve o usuário ao erro.

Certifique-se de que você compreende o que não deve praticar em SEO, pois punições não são raras, mas elas podem jogar fora um trabalho de meses em questão de segundos.

É Possível Traçar Uma Estratégia de SEO Eficaz Sozinho

 4˚ Requisito – Você tem tempo e disposição

Se na parte de conhecimento você se garante muito bem, então é preciso apenas verificar se a sua rotina comporta essa tarefa.

Traçar uma estratégia de SEO é um trabalho árduo, que leva tempo e exige disposição, pois são várias etapas.

Dificilmente, você conseguirá chegar ao objetivo final em poucos dias, principalmente, porque é preciso trabalhar com testes, análise de dados e possíveis correções.

Por isso, antes de aceitar o desafio, verifique se você tem tempo e disposição para tal!

E aí, qual a sua resposta?

No seu caso, é possível traçar uma estratégia de SEO eficaz sozinho?

Esperamos ter lhe ajudado!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram

  • Erro fatal que impede seu crescimento.
  • Aviso: vendedor sem essa característica está fadado ao fracasso!
  • Seus projetos vão voar!
  • A crença que mantém muitas pessoas pobres.
  • Muitos tomam prejuízo, cometendo esse erro.
  • Então seja extraordinário...