Dicas para conquistar clientes com o Facebook Marketing

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O interesse pelo Facebook Marketing vem crescendo dia após dia, o que não é novidade, visto tamanha expressividade dos resultados de quem anuncia na plataforma.

Pesquisas mostram que o Facebook é considerado uma ferramenta de marketing completa e eficiente, segundo mais de 90% dos profissionais americanos de propaganda.

Levando em consideração o quanto o mercado dos Estados Unidos é desenvolvido perante o brasileiro em relação ao marketing digital, só esse dado já nos diz muito sobre o potencial do Facebook para negócio. Concorda?

Claro, existem muitas outras informações, inclusive, sobre a usabilidade da rede no mercado brasileiro que nos deixa nítido que esse tipo de marketing não é, apenas, uma fantasia ou promessa otimista.

Enquanto muitos acham que a plataforma não passa de uma rede social muito movimentada, outros já aproveitam os frutos de suas estratégias dentro da mídia.

Se você é uma das pessoas que acredita no poder do Facebook Marketing, mas não sabe ao certo como trabalhar com esse tipo de ferramenta para conquistar clientes, esse conteúdo é para você.

Nós, do Mestre do Adwords, vamos lhe dar dicas eficientes para atingir ótimos resultados a partir desse material.

Vamos juntos?

 

Dicas para conquistar clientes com o Facebook Marketing

 

#Interação é a chave para a conquista

Tratando-se de uma rede social, não poderia ser diferente, a interação é realmente a chave para a conquista de clientes e até mesmo fãs de uma marca/produto no Facebook.

Para garantir uma excelente captação e consequentemente vendas, você precisa entender que não basta, apenas, criar um perfil da sua marca e esperar que clientes comprem o que você oferece.

Você deve estar pensando:

  • “Eu vou colocar promoções incríveis na minha página… Isso não é bom?”.

Sim, com certeza, mas não é o bastante! Atualmente, o potencial consumidor está mais exigente, ele quer fechar negócios com quem ele conhece, confia, se conecta e se identifica, por isso, a interação é tão importante.

Para conquistá-lo, você deve se comunicar com ele, diretamente. Gerando uma conexão forte, uma relação empática, que faça com que o usuário não só enxergue a sua marca, como sinta-se atraído pelo o que ela oferece como valor, antes mesmo de resolver comprar algo efetivamente.

Responda as dúvidas, fale diretamente com o seu público alvo através das publicações, chame-os para participar, faça perguntas…

#Aposte em conteúdos dinâmicos e atrativos

Segundo estudos, as imagens tem engajamento, ao menos, duas vezes maior que outros tipos de conteúdo.

Além disso, os materiais em formato de vídeos vem crescendo na plataforma, tornando-o o segundo maior em engajamento.

Se você deseja conquistar clientes com o Facebook Marketing, está na hora de entender que o seu conteúdo importa, afinal, não é porque você está anunciando que os usuários se interessarão por sua oferta.

E tem mais, como estamos falando da maior rede social do mundo, com mais de um milhão de contas ativas, a concorrência é avassaladora. Por isso, é importante criar conteúdos dinâmicos e atrativos.

Levando em consideração que fotos e vídeos são ótimos em engajamento, porque não utilizá-los na sua estratégia para conquistas clientes?

Não tem motivo, certo? Então crie materiais em vídeos, Gifs, imagens chamativas e em pouco tempo você verá o quanto o seu volume de visualizações aumentará.

Óbvio, com esse aumento de impressões, as consequências acabam sendo positivas em diversos aspectos, como por exemplo, o fato do seu CPC ficar mais baixo, diminuindo seu custo para anunciar.

#Utilize Chamadas para Ação para Aumentar o Alcance

Recentemente, muitos donos de páginas no Facebook passaram a relatar uma diminuição drástica no alcance de suas publicações, chegando até a atribuir esse comportamento ao suposto incentivo à utilização do Facebook Ads.

Esse incentivo de fato não existe, mas a diminuição de alcance sim e isso ocorreu por conta de uma mudança do Facebook, onde assim como o Google, a plataforma passou a otimizar a experiência do usuário com base em seus interesses.

O sistema que classifica postagens por relevância para cada usuário, chama-se Edgerank e o principal trabalho dele é organizar e exibir “os melhores” conteúdos de acordo com o que o usuário curte na rede, mais visualiza, entre outros comportamentos, fazendo com que ele não tenha uma má experiência por conta do volume de informação que a rede social produz por meio de seus usuários.

Sabendo que isso pode prejudicar diretamente a sua estratégia para conquistar clientes com o Facebook marketing, você pode estar pensando:

  • “Será que tem uma maneira de aparecer sempre para o meu público? Ou Melhorar o meu alcance, depois do Edgerank?”.

Primeiro de tudo, o segredo é oferecer materiais realmente relevantes, isso quer dizer, que tenha a ver com o seu negócio e com o interesse do usuário e direcioná-los, através da segmentação da plataforma do Ads.

Além disso, você deve utilizar as chamadas para ação nos seus conteúdos, apesar de ser uma ação simples, isso deixará claro o que você deseja que o usuário faça ao ter contato com o seu material.

Então, nesse caso, você pode utilizar Call to actions como:

  • Compartilhe com seus amigos!
  • Curta e não perca nenhuma vantagem!

Ou qualquer coisa que indique claramente a ação de “conversão” que você deseja que o usuário execute.

A partir disso, não só as suas conversões aumentarão, mas também o seu nível de relevância, afinal, o seu público está interagindo com o seu material, o que mostra que eles se interessam pelo o que você posta.

Com o aumento de relevância, o que acontece? Seu alcance também sobe, abrindo uma rede ainda maior de possíveis clientes.

 

Dicas para conquistar clientes com o Facebook Marketing,

 

#Você conhece o seu público alvo?

Se você quer conquistar clientes através do Facebook marketing, o mandamento número 1 é conhecê-los.

Isso porque não adianta você mirar em um alvo que você não vê, assim você pode acabar acertando em algo errado ou em ninguém. Concorda?

Basta utilizar um simples pensamento:

  • “Como oferecer algo de interesse para alguém que eu não conheço?”.

Difícil, não? Por isso, é imprescindível que você saiba quem é o seu público alvo, quem curte a sua página, quem interage com você, quem consome de alguma forma de seu negócio.

Se você nunca anunciou, há algumas opções para que você não comece atirando para todos os lados:

  1. Analisar os seus concorrentes e o público alvo que ele atende. Nesse caso, precisa ser um concorrente mais direto, que tenha um público bastante semelhante àquele que você quer atingir.
  2. Anunciar com base em uma lista de leads que você captou por meio do seu site ou outro canall, fazendo segmentação por Público Personalizado. Aqui você deve ter o cuidado de verificar se esse é mesmo o alvo certo.
  3. Utilizar a segmentação por interesse, aplicando os assuntos ao qual o seu negócio se conecta.

Agora se você já anuncia, verifique o relatório de audiência da sua página. Nele, você obterá informações interessantes sobre os usuários que estão conectados com o seu negócio no Facebook, como a faixa etária, localização, gênero, interesses e outros dados sobre o comportamento de consumo.

 

Dicas para conquistar clientes com o Facebook Marketing.

 

É isso! Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo e que ele tenha sido altamente relevante.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com a gente pelas Redes Sociais do Mestre do Adwords ou deixando sua pergunta no espaço destinado aos comentários abaixo.

Será um prazer poder lhe ajudar a potencializar seus resultados.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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