Compartilhamento de Conteúdo no Facebook – Como incentivar?

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Se o Facebook é uma das principais ferramentas de trabalho que você tem utilizado para seus negócios ou mesmo para seus clientes, certamente, a quantidade de compartilhamento de conteúdo é um dos fatores que mais recebe a sua atenção.

O grande problema é que já se sabe que o alcance tem caído expressivamente e, mais, a plataforma tem priorizado a exibição de páginas e perfis que o usuário já tenha demostrado interesse recentemente.

É fácil de entender: Converse com algum amigo no inbox para que as publicações dele se tornem mais relevantes a você. Curta uma página ou compartilhe um conteúdo dela para que passe a ser mais exibida. Ou mesmo, abra um link para ler uma matéria para que outros relacionados comecem a ser exibidos.

Enfim, o que sabemos é que se você quer conquistar alcance em relação aos seus seguidores, precisa encontrar uma forma de fazer com que eles interajam com você e principalmente, compartilhem o seu conteúdo.

O blog do Mestre do Adwords teve acesso à uma pesquisa realizada pela Fractl, que visou identificar quais são as principais razões e motivos para que usuários façam o compartilhamento de conteúdo no Facebook.

Temos a plena certeza de que essas informações irão transformar a forma com que você produz conteúdo para essas redes.

Prepare-se para um dos materiais mais interessantes que já leu.

Motivo 1 – Conteúdos de entretenimento

Compartilhamento de Conteúdo no Facebook

Segundo a pesquisa, a razão principal do compartilhamento de conteúdo no Facebook, apontado por 48% das pessoas, é o fato dos materiais serem de entretenimento, com fortes chances de divertir os amigos.

Quando falamos de conteúdo de entretenimento, é aquele tipo de material que é capaz de divertir, de fazer rir e até mesmo aqueles de inspiração. Inclusive, esse último tipo gera um engajamento impressionante.

Os tipos de conteúdo para essa finalidade são os mais variados possíveis: vídeos, imagens, memes, artigos e qualquer outro tipo que consiga expressar de forma rápida a intenção.

Um ponto que merece destaque é que muitos entrevistados afirmam compartilhar por sem um conteúdo mais light, que ajudam outras pessoas.

Com isso, já podemos entender que um conteúdo mais “pesado”, faz o usuário pensar 2x na hora de compartilhar ou não.

Com esse primeiro motivo, fica claro que se você quer conquistar compartilhamento de conteúdo no Facebook, precisa optar por conteúdos mais abrangentes e leves.

Motivo 2 – Conteúdos de expressão e de opinião

O segundo motivo que levam os usuários a fazer o compartilhamento de conteúdo no Facebook é estar diante de um material do qual eles se identificam de alguma forma, que compactua da mesma opinião ou ainda que tenham a preocupação de compartilhar a informação.

17% dos entrevistados afirmam que compartilham conteúdo que deixem claro sua forma de pensar, de agir ou de se posicionar. Seja isso com relação à política, música, causas e relacionados.

Um dado importante é que apenas 5% dos entrevistados afirmam que compartilham mais de 4x ao dia. Isso é algo que deve ser levado em consideração, afinal, mostram que eles são seletivos. A justificativa é que muitos compartilhamentos acabam incomodando seus amigos.

Por fim, 62% das pessoas ouvidas garantem que não compartilham publicações que passem uma má impressão, seja pela qualidade da imagem, erro de grafia e até mesmo de informação.

Seus leitores estão exigentes!

Motivo 3 – Conteúdos que tocam

Compartilhamento de Conteúdo no Facebook..

13% das pessoas só compartilham conteúdos que a tocarem de alguma forma. Então, elas fazem a ação para que seus amigos sintam o mesmo que ela sentiu. O interessante é que a pesquisa apontou que mulheres compartilham mais esse tipo de conteúdo do que homens.

52% das pessoas que participaram afirmam que optam por não compartilhar um conteúdo que julgue polêmico e que possa dar margem para discussões ou abertura de debate. Não porque ela não tenha uma opinião, mas porque ela julga o ambiente digital uma extensão do seu dia a dia e não quer ter que debater com amigos.

Há marcas que optem por ir por caminhos diferentes, induzindo os seus seguidores a deixar opiniões e a debater o assunto, aí é algo que precisará ser avaliado.

Motivo 4 – Conteúdos úteis

Compartilhamento de Conteúdo no Facebook.

11% dos entrevistados garantem que só compartilham em seu perfil assuntos que eduquem ou que gerem uma informação importante, pode ser uma notícia, um fato relevante ou algo que tenha ocorrido que elas juguem ser úteis aos seus amigos.

Se você pensa em trabalhar em um nicho de informação rápida, prepare-se para produzir muito conteúdo. Um post viral, pode se tornar ultrapassado em menos de 2 horas. Então, irá parar de ser compartilhado.

Motivos 5 – Diversificados

Os 4 motivos acima são os que mais pontuaram entre os entrevistados, no entanto, houveram outras respostas que são bastante importantes de serem analisadas, até porque, parte de seu público alvo pode estar dentro desses perfis.

Bom, 3% das pessoas que fazem compartilhamento de conteúdo no Facebook afirmam que tudo o que postam ali é para deixar claro aos seus amigos e parentes suas opiniões.

2% afirmam que querem que seus amigos saibam que eles são bem informados. Mais 3% dão sua opinião para saber a dos outros. E outras respostas mais abrangentes como, por exemplo, compartilhar para conseguir achar o conteúdo e ler mais tarde.

Enfim, os motivos pelos quais as pessoas praticam o compartilhamento de conteúdo no Facebook são inúmeros, mas o que essa pesquisa nos revela é muito simples: Se você encontrar o tom correto do tipo de conteúdo que seu público gosta, ele será facilmente compartilhado.

Espero que tenham gostado das dicas! E claro, curta nossa página no Facebook para estar sempre recebendo mais atualizações relevantes!

Até breve.

 

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