Como utilizar gifs em estratégias de marketing de conteúdo?

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Os gifs caíram no gosto popular. Famosos, principalmente, nas redes sociais, eles são capazes de divertir, informar, engajar, tocar, conectar, gerar interações e, sobretudo, emoções.

Com essas características, os gifs se mostraram um formato muito interessante para se trabalhar, afinal, são dinâmicos e, por isso, conseguem “conversar” de maneira clara e eficiente com todos os tipos de públicos.

Pense bem… Quantas vezes um Gif conseguiu lhe dizer ou transmitir mais do que um vídeo ou um texto?

Muitas, não é mesmo? Apesar de outros formatos não serem dispensáveis em uma estratégia de marketing de conteúdo, porque você ainda não utilizou os gifs?

Tudo bem se você não sabe como começar e nem como proceder nesse tipo de inclusão. Afinal, nós estamos aqui para lhe ajudar.

Hoje, através desse conteúdo especial, o Mestre do Adwords vai lhe mostrar como utilizar gifs em estratégias de marketing de conteúdo.

Ficou interessado?

Então vem com a gente e saiba tudo que você precisa saber para traçar as suas táticas hoje mesmo!

utilizar gifs em estratégias de marketing de conteúdo

O que são os Gifs?

Para que você tenha um melhor aproveitamento do material e um maior entendimento para utilizar os gifs em estratégias de marketing de conteúdo, vamos começar do básico.

  • Você sabe o que são os Gifs?

Mesmo que saiba, indicamos que confira a definição novamente para que não restem dúvidas que podem acabar atrapalhando a implementação da sua estratégia no futuro. Ok?

Bem, os Gifs são, basicamente, conteúdos em formato de foto, geralmente, animada, embora também podem ser fixas. A sigla GIF, do inglês, significa Graphics Interchance Format.

As figuras que fazem muito sucesso hoje, e que, recentemente, foi integrada ao Stories do Instagram, ao contrário do que muitos pensam, foi vista pela primeira vez a cerca de 30 anos atrás. Sua idealizadora é a CompuServe.

Vantagens de Utilizar Gifs em Estratégias de Marketing de Conteúdo

Para que não restem dúvidas de que utilizar os gifs em suas estratégias de marketing de conteúdo é uma excelente jogada, vamos elencar algumas das vantagens da tática.

A primeira grande vantagem é o fato do formato ser muito popular entre as pessoas de maneira geral. Os usuários da internet, principalmente, aqueles presentes nas redes sociais, utiliza o Gif como uma maneira muito prática de se expressar.

Basicamente, utilizar os Gifs em suas estratégias de marketing de conteúdo é adotar uma linguagem muito própria do seu público alvo. É falar no mesmo vocabulário da sua audiência.

A segunda grande vantagem é trabalhar com um formato muito dinâmico, o que o torna capaz de comunicar-se com todos os públicos, de maneira clara, direta, aproximada e rica, evitando confusões e entendimentos equivocados.

A terceira vantagem é que os Gifs são poderosos na missão de despertar emoções, o que entrega a sua marca a chance de se conectar com seu público de maneira mais intensa e duradoura.

A quarta principal vantagem é que esse formato de conteúdo é muito prático, podendo fornecer a chance de que a sua marca transmita uma mensagem completa e poderosa em poucos segundos.

A quinta e ultima vantagem que iremos apresentar aqui é o fato dos Gifs ainda serem pouco explorados entre as empresas. Isso, por si só, entrega àqueles que adotarem a tática uma imensa possibilidade de se destacar frente aos seus concorrentes.

E aí? Convencido de que é uma ótima ideia investir nos Gifs? Então vem descobrir as melhores práticas para concretizar esse plano!

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Dicas para Utilizar Gifs em Estratégias de Marketing de Conteúdo

Não há apenas uma única maneira de utilizar gifs em suas estratégias de conteúdo, afinal, eles são tão versáteis, que cabem muito bem em diversas plataformas.

Embora sejam muito bem aceitos nas principais redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter e até no WhatsApp, os gifs trazem excelentes resultados quando estão presentes em meio à textos de blog, por exemplo.

De maneira geral, eles devem ser inseridos em contextos no intuito de enriquecer o conteúdo, de torná-lo ainda mais relevante, elevando a qualidade da experiência da sua audiência.

Para tal, seguir algumas regrinhas básicas é importante, como:

  • Garantir que as dimensões e as características gráficas dos Gifs estão adequadas às plataformas em que eles serão inseridos.
  • Cuidar para que as imagens animadas não interfiram na velocidade de carregamento das páginas.
  • Utilizar Gifs de banco de imagens confiáveis e se puder, prefira utilizar materiais originais e inéditos, ou seja, criados por você ou sua equipe.
  • Dosar de maneira equilibrada a quantidade de vezes que utiliza esse formato de conteúdo.
  • Se atualizar quanto às tendências e Gifs em alta para compor a estratégia de maneira relevante, evitando confusões ou a perda do timing perfeito.

Apesar desse formato de conteúdo ser aplicável de diferentes maneiras, nós iremos lhe dar algumas dicas para utilizá-lo em suas estratégias.

Confira!

1ª Dica – Crie Tutoriais com Gifs

Como os Gifs conseguem transmitir mensagens completas em poucos segundos, nada melhor que utilizá-los para ensinar algo relevante, não é mesmo?

Então que tal criar tutoriais nesse formato para ajudar ao seu público de uma maneira descontraída, dinâmica e eficaz?

Descubra as principais dificuldades dos seus potenciais clientes e encontre temáticas para criar seu tutorial.

2ª Dica – Enriqueça Seus Textos de Blog com Gifs

Os textos de blog ainda continuam sendo muito protagonistas de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Principalmente, quando o assunto é SEO, ranqueamento nos motores de busca e atração de tráfego orgânico qualificado.

Então, que tal inovar e trazer materiais ainda mais ricos, ilustrando-os com gifs?

Sem dúvidas, seu público se sentirá mais atraído e conectado com seu material, o que despertará uma maior vontade de interagir e se engajar.

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3ª Dica – Engaje Nas Redes Sociais com Gifs

Os gifs são muito famosos nas redes sociais, os usuários, inclusive, adoram interagir por meio desse formato de conteúdo.

Que tal usar essa linguagem para se aproximar e se conectar ainda mais com seus clientes e potenciais consumidores?

 

O que podemos dizer, basicamente, é que a melhor maneira de utilizar as imagens animadas é trabalhando a criatividade, a inovação, no intuito de se conectar com o seu público e trazer experiências ainda mais positivas e relevantes para ambas as partes!

Além de tudo o que apresentamos, os gifs podem ser utilizados para divulgar um lançamento, seja de um produto ou serviço, para posicionar a sua marca, para enriquecer um storytelling, para engajar e atrair nas redes sociais, para compor uma estratégia de e-mail marketing, entre outros.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado!

Ficou com dúvidas? Então escreva para nós.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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