Youtube: O Guia prático para anunciar com sucesso

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O Youtube é o site de vídeos mais popular do mundo que tem alcançado mais de 1 bilhão de visitas únicas todos os meses. Desde que o Google comprou o Youtube em 2006 muitas oportunidades de publicidade foram surgindo aos longos do anos dentro dessa rede social de vídeos, e com tanta visita assim é óbvio que é um ótimo lugar para se anunciar e conseguir atrair mais clientes para os anunciantes.

Antes de começar a falar das oportunidades de conquistar novos clientes dentro do Youtube, eu preparei algumas curiosidades interessantes retiradas de uma apresentação da Google, isso servirá apenas para você saber a foça desse website de vídeos (fonte: Terra):

  • 100 horas de vídeo são carregadas por minuto no Youtube
  • Mais de 1 bilhão de usuários acessam o Youtube todos os meses
  • Mais de 6 bilhões de horas de vídeo são assistidas a cada mês no Youtube
  • Em 2011, o Youtube teve mais de 1 trilhão de visualizações: quase 140 visualizações para cada pessoa da terra
  • O Youtube para celular recebe mais de 1 bilhão de visualizacões por dia, e o trafégo a partir de dispositivos móveis já somam 25% do total

 

Mas o que o Google Adwords tem a ver com Youtube?

O Google Adwords será a ferramenta que você usará para promover seus vídeos no Youtube, veja abaixo onde seus anúncios aparecerão:

Antes dos vídeos: Quando um usuário clica para assistir um vídeo ele verá o seu automaticamente antes de assistir o que ele realmente queria, ele tem 5 segundos para decidir se quer pular ou continuar assistindo seu vídeo promocional, caso ele pule o anúncio, o Google não cobrará essa visualização. (O Google cobra apenas se o usuário ultrapassar 30 segundos

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Ao lado dos vídeos: Há outros vídeos recomendados no lado direito enquanto você assiste um vídeo no Youtube, e é possível posicionar o seu anúncio em primeiro lugar baseado no que o usuário está assistindo.

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Nos resultados de busca: Escolha as palavras-chave e apareça na primeira posição quando um usuário pesquisar algo relacionado ao seu negócio.

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Vale a pena investir no Youtube?

A resposta é SIM, porém assim como toda campanha de publicidade você precisa planejar e criar tudo conforme o Google recomenda para então atingir o resultado esperado. Veja abaixo 5 motivos de por que os anúncios do Youtube funcionam:

 

  1. Pague apenas se o usuário assistir o vídeo: Ao investir no Youtube, você terá certeza do retorno (mesmo que seja pouco), pois você pagará apenas se o usuário realmante assistir o seu vídeo. A forma de cobrança é por CPV (custo por visualização), ou seja, caso o usuário clique para assistir o seu vídeo e sai rapidamente (antes dos 30 seanunciar-youtube-vale-a-penag), você não pagará (em anúncios In-Stream Trueview) ou pagará se o usuário clicar na miniatura para assistir o seu vídeo (em anúncios de pesquisa, recomendado etc.)
  2. Alcance seu público-alvo: Defina o seu público-alvo e divulge seu vídeo apenas para eles, veja como você pode segmentar seu vídeo no Youtube: Faixa etária, sexo, local (País, estado, cidade), idioma, assuntos, interesses do usuário (baseado em seu histórico).
  3. Apareça em todos os aparelhos (Computadores, tablets e celulares): Um dos fatores que acho muito interessante é o fato de você atingir o seu público independente de qual aparelho ele esteja usando, isso é fantástico para ter um alcance ainda maior.
  4. Monitore o resultado: Acompanhe quase que em tempo real as visualizações e todas as informações de segmentação de usuários, saiba exatamente o perfil dos usuários que estão assistindo o seu vídeo.
  5. Consiga mais inscritos: Conforme o nível de interesse em seu vídeo, muitos usuários acabam se inscrevendo no seu canal do Youtube, e dessa forma eles receberão qualquer atualização do seu canal (inclusive quando você postar novos vídeos).

Após verificar todas essas vantagens não há como negar que o Youtube é uma ferramenta poderosa para divulgação do seu produto/serviço, então é hora de colocar tudo em prática e conquistar ainda mais clientes para o seu negócio.

 

3 passos para iniciar no Youtube Marketing:

#1 – Defina um objetivo

Antes de criar qualquer campanha de vídeos na internet você precisa planejar, traçar um objetivo, monitorar as campanhas e ver se o resultado final foi atingido. E antes de começar, tenha respostas

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claras para essas 3 simples perguntas:

Qual o objetivo do vídeo? Branding? Vendas? Leads?
– Qual é a ação que eu quero que o usuário faça após assistir o vídeo?
– Quem é meu público-alvo?

 

Segue algumas dicas:

– Invista apenas no seu público-alvo
– No início da descrição do vídeo coloque o link externo onde você queira direcionar o usuário

#2 – Faça o vídeo

Duas perguntas devem ter respostas claras antes de você criar o vídeo:

  • O que farei para tornar o vídeo interessante?play-youtube
  • Qual mensagem eu quero passar?

Segue algumas dicas:

  • Crie um roteiro e seja criativo (Leia o artigo para lhe ensinar a criar anúncios persuasivos)
  • Evite longas introduções, vá direto ao ponto.
  • No final do vídeo fale a ação que o usuário deve fazer. (Ex.: Clique no link abaixo, entre no site…)
  • Seja objetivo, faça vídeos menores. Caso queira fazer um vídeo longo (acima de 2 minutos) por exemplo, crie um bom roteiro para que o usuário assista até o final.

#3 – Promova o vídeo

Você pode definir onde o seu vídeo vai aparecer no Youtube:

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Rede de pesquisa do YouTube: inclui resultados para consultas de pesquisas e apenas permite apresentar anúncios de vídeo TrueView em Display. Aplicam-se todas as definições de segmentação, exceto para posicionamentos.

Rede de vídeos do YouTube (ou seja, canais e vídeos do YouTube, ou vídeos incorporados): pode publicar formatos de anúncio TrueView em display e em sequência. Pode definir posicionamentos eoutras definições de segmentação.

A Rede de Display da Google: (GDN) é uma coleção de Websites que têm parcerias com a Google, o YouTube e outras propriedades específicas da Google com unidades de anúncios nas respetivas páginas. A GDN pode apresentar todos os tipos de formatos de anúncio TrueView (no display e em sequência).” by Google

 

Inicie sua campanha no Youtube em 9 passos:

1 – Conta no Google Adwords

Crie sua conta no Google Adwords, se você já possui uma conta no google adwords vá em Google Adwords Vídeo e crie uma nova campanha de vídeo.

2 – Conecte sua conta Adwords com o Youtube

Vá no menu de navegação de sua conta Adwords e clique em “conectar conta de Youtube

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3 – Configurações gerais

Escolha suas configurações e defina seu orçamento diário. Você pode começar com um investimento menor e ir aumentando gradativamente conforme os resultados.

Os custos por visualizações geralmente são de R$ 0,15 a R$ 0,40. Você não pagará ao Google ao menos que o usuário assista o vídeo por 30 segundos ou mais.

4 – Configure o local onde você quer aparecer

Você pode escolher país, estado, cidade, CEP etc onde seus anúncios deverão aparecer, quanto mais específico você for, maior será a qualidade de sua audiência.

5 – Carregue o seu vídeo

Coloque o seu vídeo no Youtube.

6 – Configurações avançadas

Lembre-se que você pode decidir o horário em que seu anúncio de vídeo pode aparecer, por exemplo, você pode deixar inativo seu anúncio na madrugada.

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7 – Escolha o aparelho (Computador, tablet e celular)

Você pode divulgar apenas para um aparelho específico, por exemplo, se seu site talvez não é compatível com smartphone você pode escolher para que os anúncios não aparecem pra ele.

8 – Selecione idade, gênero, interesses e mais

Defina seu público-alvo e invista nele. Quanto mais específico você for, melhor será sua audiência, então tenha uma atenção nessa parte para alcançar um resultado final melhor.

9 – Escolha as palavras chave

No Youtube também existe uma Rede de Pesquisa para vídeos assim como a Rede de Pesquisa do Google, e as palavras são muito importantes para que seus possíveis clientes te encontrem. Recomendo que você vá em ferramentas de palavras chave e encontre variações de palavras que você quer aparecer.

Comece com palavras focadas e vai adicionando mais conforme os resultados.

Você também pode criar campanhas remarketing no youtube, leia esse artigo para entender tudo sobre o remarketing.

É hora de começar

Agora é hora de colocar a “mão na massa” e fazer acontecer, o Youtube é um meio de comunicação fantástico que trará resultados inacreditáveis para o seu negócio.

Fonte: Terra / Youtube Ads / Search Engine Watch

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