Campanhas de Links Patrocinados – Crie em 7 Passos

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Criar campanhas de links patrocinados e obter resultados de sucesso nem sempre é fácil. São diversos passos que devem ser seguidos, dependendo do objetivo dos anúncios.

Quem está iniciando nesse setor, muitas vezes fica perdido e logo desiste pelas imensas dificuldades que encontram ao longo da jornada.

Se você é um profissional do setor interessado no assunto ou um iniciante dos links patrocinados e está com muitos problemas para conseguir criar a sua campanha, hoje eu quero conversar com você.

Isso porque esse conteúdo foi feito, especialmente, para facilitar a sua vida. Não se engane! Você não é o único a passar por problemas de entendimento com esse segmento, eu mesmo já estive no seu lugar. Acredite meu amigo, você pode vencer, basta não desistir e persistir em seu objetivo.

Só por você estar aqui buscando mais informações sobre a criação de campanhas de links patrocinados, você já é um vencedor, pois demonstra o quanto você está insistindo em vencer. Por isso, quero lhe oferecer esse material que vai lhe ensinar em 7 passos essa tarefa, aparentemente, tão dificultosa.

 

Campanhas de Links Patrocinados,

 

Claro, as dicas aqui descritas, não são tão avançadas, mas servirá como um guia para as suas primeiras campanhas. Afinal, precisamos iniciar para que possamos evoluir gradativamente. Concorda?

Ficou interessado? Então vamos juntos.

 

Campanhas de Links Patrocinados #1 – Trace Seu Objetivo

Parece até estranho dizer isso, mas muitas pessoas que pensam em anunciar, ainda não sabem o que pretendem ter de retorno com as campanhas de links patrocinados.

Não foram poucas vezes em que conversei com clientes que queriam anunciar e quando eu perguntei qual era o objetivo da campanha, não houve uma resposta precisa.

Você deve entender que para ter sucesso com anúncios, você precisa saber qual é o seu objetivo a partir dessa ação.

De antemão, eu posso lhe dizer que você pode alcançar diversas coisas, como:

  • Atrair tráfego.
  • Captar potenciais clientes.
  • Posicionar uma marca ou um produto/serviço.
  • Vender mais.

Entre milhares de outras possibilidades. Por outro lado, como eu lhe disse acima, para alcançar algo, você precisa saber o que quer alcançar.

Então, pense muito bem em qual é o objetivo da sua campanha de links patrocinados, esse é o primeiro passo para começar a sua criação com sucesso.

 

Campanhas de Links Patrocinados #2 – Estude seu Público Alvo

Depois de definir qual é o objetivo da campanha, você deve pensar em começar a criá-la.

Bem, para iniciar qualquer ação de marketing, inclusive as campanhas de links patrocinados, você deve saber, primeiramente, quem deverá ser o alvo das suas promoções.

Isso porque, quando criamos qualquer tipo de peça publicitária, nós estamos pensando em atingir alguém, certo?

Por exemplo:

  • Se você cria uma campanha de cervejas, você está querendo atingir, ao menos, pessoas que consomem cerveja.
  • Se formos analisar o perfil das pessoas que consomem cerveja, certamente você encontrará algo semelhante à: Homens, maiores de 18 anos, das principais capitais, solteiros, frequentadores de casas noturnas e bares.

Percebe que as características sociais podem influenciar muito no tipo de campanha que você fará?

Tudo que você precisa fazer neste momento é estudar o seu público alvo. Buscar o máximo de informações para que a sua campanha seja mais direcionada e, consequentemente, mais efetiva.

 

Campanhas de Links Patrocinados

 

Campanhas de Links Patrocinados #3 – Escolha as Palavras-Chaves

Se você seguiu as etapas de modo correto, nesse momento você tem em mãos o objetivo da sua campanha e o perfil do público alvo que deseja atingir. Correto?

Então esse é o momento de estudar quais são as palavras-chaves mais poderosas para o seu anúncio.

O indicado é que você escolha termos que estejam ligados ao que você anuncia, mas não é simples assim.

Para facilitar o processo de escolha, procure se colocar no lugar de seu público alvo e tente responder a seguinte pergunta:

  • Quais termos eu utilizaria se eu estivesse procurando pelo produto/serviço que eu estou anunciando?

Depois de responder a essa pergunta, faça uma lista de palavras-chave interessantes e vá até o Keyword Tolls. Na plataforma, faça uma pesquisa com base nesses termos e busque outros similares.

Ao final você deve ter uma lista de palavras-chaves que estejam ligas a sua oferta ou ao seu negócio. Além disso, ela deve estar mista com:

  • Termos exatos
  • Termos de calda longa
  • Termos de média e baixa concorrência.
  • Termos de alta concorrência que são muito próximos ao seu produto/serviço ou negócio.
  • Termos de alto, médio e baixo volume de busca.

Você deve cobrir todas as áreas, pois caso o potencial cliente te procurar, o seu anúncio deve estar pronto para aparecer como uma solução aos problemas dele.

 

Campanhas de Links Patrocinados #4 – Defina Formato

Eu não sei se você sabe, mas quando falamos sobre campanhas de links patrocinados, não estamos falando apenas de links que aparecem na página de busca.

Estamos falando de anúncios em vídeo, de banners dos mais diversos tamanhos, que podem ser veiculados na rede de pesquisa, de display, no Youtube, em aplicativos e em toda a rede de parceiros do Google, como os blogs de nicho, os sites, o gmail, G+, entre outros.

Outra coisa que você precisa estar ciente é que a plataforma de veiculação e o tipo de formato do anúncio podem ser mais eficientes ou não para cada tipo de público alvo.

Por isso, se você quer ter anúncios bem sucedidos, é preciso realizar uma boa escolha nesse quesito, portanto, investigue e descubra qual a plataforma o seu público alvo habita mais. Com base nisso, veja quais formatos de anúncios se adéquam à plataforma de veiculação e ao objetivo da sua campanha.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você descobriu que o seu público está presente em grande massa no Youtube.
  • Você verificou que é possível anunciar em formato de banner e em vídeo nessa plataforma.
  • Então, você estudou o perfil do seu potencial cliente e percebeu que o vídeo marketing se comunica melhor com ele.

Com base nisso, nesse momento, a sua melhor opção é criar anúncios em vídeo!

 

Campanhas de Links Patrocinados #5 – Estipule Seu Orçamento

Estipular o orçamento de campanhas de links patrocinados é uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem nunca anunciou ou por quem está nos primeiros passos dessa tarefa.

Há quem acredite que para obter resultados positivos, é necessário estar investindo muito.

Muitas pessoas, até profissionais experientes, me perguntam:

  • “Tiago, qual é o valor ideal para anunciar e obter resultados satisfatórios?”.

Felizmente, não é necessário investir milhões. Se você conhece um pouco desse universo, sabe que os modelos de cobrança do Google são baseados nas suas conversões e os valores cobrados são bastante baixos se comparados a outras modalidades de anúncios.

O que você deve ter em mente quanto a isso é que a forma de cobrança deve estar enquadrada com o objetivo de sua campanha. Por exemplo:

  • Vamos imaginar que o seu objetivo seja atrair tráfego.
  • Talvez o ideal seja optar pelo CPC ou pelo CPV.

Não se engane pensando que o valor do seu orçamento vai garantir o seu sucesso, pois para obter um bom retorno, você precisa ter uma boa base de campanha, definir muito bem seu objetivo e o seu público alvo, direcionar a sua campanha de forma perfeita, ter um bom produto, escolher boas palavras-chave, entre outras coisas.

Lembre-se, o valor do seu orçamento é importante, mas não é tudo.

 

Campanhas de Links Patrocinados.

 

Campanhas de Links Patrocinados #6 – Estabeleça Duração

Uma boa campanha de links patrocinados possui um tempo de duração. Anúncios que são veiculados por muito tempo, sem nenhum tipo de adaptação podem sofrer com queda de desempenho e valores mais altos para anunciar.

Por isso, estabeleça a duração de sua campanha, inclusive para conseguir ter uma proveitosa análise de métricas posteriormente.

Lembre-se que a sua campanha deve ter tempo o suficiente para atingir o objetivo pré-estabelecido. Depois desse período é hora de parar e analisar os resultados. Se necessário e for interessante, realize ajustes e coloque a campanha em ação novamente, caso contrário pare a campanha e pense na próxima.

 

Campanhas de Links Patrocinados #7 – Publique

Tudo estabelecido? Então, você já está pronto para colocar as suas campanhas de links patrocinados em ação.

Esse é o momento de você deixar o seu público alvo ver a sua criação, portanto publique!

Depois de publicado, acompanhe o desempenho de seus anúncios. Se for necessário, pause a campanha para realizar ajustes.

Está feito! Você criou a sua campanha de links patrocinados em 7 passos. Espero que esse conteúdo tenha sido extremamente relevante para você. Ficou com dúvidas? Então entre em contato pelas redes sociais ou pelos comentários abaixo.

Desejo-lhe sucesso sempre. Até a próxima!

Forte Abraço.

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