Por que é importante incentivar seus leads a deixar o cadastro atualizado?

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Usamos como estratégia de nossos projetos a captação de leads com bastante constância, pois sabemos que o contato através de e-mail marketing é muito interessante.

Podem ate dizer que não, porém sabemos o quão importante e lucrativo é esse tipo de relação e mais, para quem tem negócio físico, consegue-se fazer uma conexão muito mais assertiva e focada.

A ação de fazer a captação de leads já é bastante complicada, uma vez que, criar um ambiente seguro onde o usuário se sinta motivado a deixar seus dados é um desafio constante. E também não é só isso, é comum que para deixar esse cadastro, o lead queira algo em troca, a chama isca digital e ela custa certo valor de investimento.

 

Por que é importante incentivar seus leads a deixar o cadastro atualizado

 

Resumindo, ter um lead e enviar conteúdo qualificado para a sua lista custa um valor significativo para o nosso negócio, sendo assim é necessário que esse valor de investimento retorno em forma de aumento das vendas, mais clientes, solidez da marca e mais uma infinidades de ações.

Tudo isso só será obtido se você realmente conseguir contato com o seu lead, pois nada irá adiantar ter um conteúdo sensacional, se o mesmo não está chegando até ele. E é justamente nesse ponto que eu queria chegar com você…

Da mesma forma que você incentiva a captação de novos clientes com diversas estratégia, de tempos em tempos, você precisa fazer uma limpa em seus cadastros, pois diversos deles estão desatualizados e está gastando dinheiro á toa.

Você pode chegar e me dizer: “Mas Tiago, são centavos! Por que tenho que tirar um contato?!”

Coloque isso na ponta do papel, vamos dizer que um envio de e-mail custe pra você R$0,30 por lead (valor hipotético). Suponhamos então, que você envie um e-mail marketing por dia, durante os 365 dias do ano. Você teria uma conta assim:

R$0,30 x 365 = R$109,50

Você desperdiça por ano com um lead o valor de R$109,50, porém se a sua lista for grande, você possivelmente terá esse valor multiplicado por 10, por 20 ou até mesmo por 100.

Continua achando que é pouco dinheiro?

Pois bem, colocando na ponta do lápis é possível perceber que a verba despendida para leads que não recebem ou não abre o seu e-mail é alta demais e poderia até ser utilizada para outra finalidade.

Vamos entender como motivar essa ação?

 

Formas de motivas a atualização de cadastros

Você já deve ter sido convencido da importância de manter o cadastro de seus leads sempre atualizados, não é mesmo? Mas também, deve estar se perguntando como é possível obter êxito nessa tarefa.

É bom já avisar para você que me acompanha que não existe um método 100% confiável para obter sucesso nessa tarefa, no entanto, existem algumas formas que já testei e me deram bons resultados.

 

Por que é importante incentivar seus leads a deixar o cadastro atualizado.

 

Logo abaixo, irei te explicar uma por um, exemplificando como ocorreu a aplicação.

 

1º Forma: Campanhas de E-mail Marketing

Uma das formas mais usadas de fazer a atualização de cadastro de leads é usando a campanha de e-mail marketing. Eu já utilize e diversos outros profissionais do ramo também, pois apresentam uma taxa de abertura bem interessante.

Como você deve saber, boa parte das pessoas que recebem seus e-mail não abrem ou até abrem, porém não efetuam nenhuma ação, o que acaba prejudicando muito os nossos resultados e nos fazendo perder dinheiro.

É bem simples essa forma, crie uma nova campanha de e-mail marketing dizendo que você irá fazer uma atualização em seus contatos, pois percebeu que muitos não estão mais interessados em seu conteúdo. Sendo assim, você irá migrar para outro local e só levará que realmente quer continuar aprendendo as coisas que você ensina.

Apresentado esse texto no corpo do e-mail, deixe um link para que as pessoas façam um novo cadastro, justificando que será a partir daquela nova lista que tudo acontecerá.

Pronto, método aplicado! Agora é esperar os novos cadastramentos e você terá uma lista novinha de leads quentes, esperando para interagir com tudo dali em diante.

 

2º Forma: Entregue um Brinde

Esse método irá demandar um pouco mais de atenção, uma vez que, você precisará criar um brinde para entregar em troca da atualização do cadastro. Pode ser qualquer item, vale um e-book, um infográfico, uma consultoria ou algo de valor que você julgue que chamará a atenção de seus contatos.

Faça a ação de entrega do brinde de uma forma muito sutil, sem deixara atender que está fornecendo algo em troca de seu contato, pois se o interesse ficar perceptível, corre o risco de não conseguir o sucesso desejado.

Pode-se aplicar essa forma de entrega de brinde com uma campanha de e-mail marketing ou com um banner fixo em seu site que redirecione para uma página de captura. O importante é que você consiga conversão.

 

3º Forma: Pesquisa de Opinião

A pesquisa de opinião também é uma forma muito bacana de conseguir a atualização de cadastro e uma maneira de engajar com seu público alvo.

É bastante interessante observar que o nosso público se sente importante e participativo quando pedimos a sua opinião. Além disso, podemos ter um termómetro para medir como está a nossa aceitação em relação ao nosso conteúdo, nosso planejamento e até mesmo a quantidade de e-mails enviados.

Não tenha medo de perguntar e muito menos de ouvir. Crie um questiona simples e rápido de ser respondido, mas que nele contenha os campus para serem atualizados o cadastro de quem responde.

Acredite, o seu resultado será muito eficiente!

 

Por que é importante incentivar seus leads a deixar o cadastro atualizado

 

4º Forma: Ofereça um presente

Quem não gosta de ganhar presente? Eu gosto, você gosta e todo mundo gosta. Sendo assim, para motivar ainda mais a atualização de cadastro de nossos leads entregue um presente.

Isso pode ser feito antes ou depois da atualização. Por exemplo, use o presente como forma de chamariz para a ação, porém só entregue depois que o ato for concluído.

Pode parecer que estamos falando da mesma questão da isca digital, mas não é, pois a isca é parte da estratégia, o presente só será mostrando após a conclusão do cadastro.

A curiosidade irá fazer com que um número maior de contatos pratique a ação, pois ficam sedentos em saber o que você tem a oferecer. Outro detalhe, se o presente for físico, como uma camiseta, um livro ou qualquer coisa mais simples, prepare-se para chover recadastramentos.

 

Para medir a necessidade da atualização de cadastros, fique sempre de olho na taxa de abertura de seus e-mails. Se elas continuarem altas, não vejo a real necessidade de aplicar as formas citadas acima. No entanto, se você perceber que a taxa tem ficado muito alta, prepare-se para agir imediatamente, pois você terá que descobrir o que fez o desaquecimento da lista.

Lembre-se que uma lista de leads quentes é uma ferramenta importante para vender mais e sempre, além de ser primordial para a saúde de seus negócios.

Ficou alguma dúvida? Ou algum ponto que não tenha compreendido direito?

Me pergunte, terei o maior prazer em ajudar você!

Esperto que esse artigo tenha sido bacana e agradável, e que você retorne mais vezes, pois tudo criado aqui é feito para colaborar com seu aprendizado.

Até mais!

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