Avaliações para e-commerce: Por que elas são tão importantes?

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Você já deve ter passado pela seguinte situação: tem um item de desejo no qual está buscando informações relevantes, comparando preços e quando finalmente encontra uma loja que atende a sua necessidade, desiste da compra por olhar as avaliações negativas que ela possui.

As avaliações para e-commerce são tão importantes que se elas não forem positivas você acaba perdendo vendas.

E quer sabe mais? Se você não tiver nenhuma avaliação também causará desconfiança nos possíveis interessados. É muito comum que todos nós queiramos saber sobre como foi a experiência de compra, seja com relação ao produto ou à loja, então as avaliações são muito importantes.

Muitos canais de vendas online não dão a devida importância à isso e acabam deixando passar conversões importantes.

Se pudéssemos indicar um modelo de vendas que leva as avaliações à sério seria o Mercado Livre. É importante salientar que o blog do Mestre do Adwords não tem qualquer tipo de parceria ou está patrocinando essa indicação, o que queremos destacar é a metodologia de pontuação utilizada por eles.

O sistema é bem simples: compradores e vendedores são avaliados por suas experiências. Com isso, ambas as partes ficam seguras em efetuar uma transação. Ao realizar uma compra e receber o produto, você será convidado a avaliar a qualidade do item e o atendimento do vendedor.

Essas informações dão uma classificação geral para a marca ou para o vendedor que fica aberta ao público.

Interessante, não acha?

Seu e-commerce precisa de avaliações para ter melhores resultados!

Avaliações para e-commerce,

As avaliações são importantes no digital

Em uma loja física, onde a compra corre presencialmente, fica muito mais simples tirar as dúvidas e obter informações. De modo online não, temos que tirar todas as dúvidas por ali mesmo, o que torna o processo um pouco mais complexo.

Você que é dono de um e-commerce precisa entender que as pessoas não conhecem sua marca, então vão sempre ter um “pé atrás” na hora da compra. E as questões são as mais diferentes possíveis: de qualidade do produto que será entregue, até mesmo sobre o prazo de entrega.

Com as avaliações fica muito mais simples resolver todas essas questões. Pois boa parte das inseguranças de seus futuros clientes vão ser resolvidas ali mesmo.

Queremos te passar um panorama claro sobre essas avaliações para que você trabalhe de forma mais assertiva cada uma delas.

Confira!

Avaliações para e-commerce aumentam suas vendas

Uma pesquisa realizada pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostrou que o brasileiro demora muito mais para se decidir sobre uma compra do que compradores europeus, por exemplo.

Isso acontece devido à Europa ser muito mais evoluída e com uma doutrinação em compra online mais avançada do que por aqui. Sendo assim, nós, brasileiros, perdemos mais tempo buscando informações sobre o produto, as vantagens de utilização e aspectos relacionados. Nossa jornada de compra é quase que 2x maior.

Avaliações para e-commerce

Para obter essas informações, sites de busca são nossa principal fonte. Para isso, buscamos opiniões sobre lojas virtuais, marcas e até mesmo, a comparação do mesmo produto em lojas diferentes.

Sabendo disso, seu e-commerce precisa ter avaliações positivas tanto dentro de sua própria loja, como no Google. Sabe aquelas estrelas de recomendações? Elas são bem importantes!

Opiniões geram maior confiança

Quando vamos vender para um público de maior idade que não nasceu ou cresceu em uma geração familiarizada com a internet, as objeções são ainda maiores. Eles são muito mais conservadores e preferem pagar mais caro e ir à uma loja física, do que economizar e comprar online.

Sabe por qual motivo? Eles têm medo das compras online, de serem enganados ou de não receberem seu produto.

Para diminuir situações como essa, é de suma importância que você peça para que seus clientes atuais comentem como foi a experiência de compra. Essa influência te dará maior credibilidade, passando confiança a quem não tem tanta familiaridade com a internet.

Quando um comprador deixa a sua opinião, além de fortalecer o nome de sua marca, você ainda pode fazer com que outros clientes se interessem pelo item, já que estão se deparando com uma opinião positiva.

Resolvem dúvidas que se acumulam no atendimento ao cliente

Avaliações para e-commerce..

Esse é um ponto que muitos e-commerces deixam passar, mas que seria fundamental para diminuir o trabalho do atendimento ao cliente. Há pessoas que têm muitas dúvidas sobre um produto no ato da compra, sendo assim, utilizam o atendimento online para sanar suas objeções.

Quando o produto de seu interesse têm avaliações e comentários, alguém pode ter feito a mesma pergunta que ela gostaria de fazer. Se isso acontecer, ela estará economizando tempo do atendimento, pois resolverá o impasse por ali mesmo.

A cada compra realizada ou mesmo no momento da decisão, incentive que seus clientes deixe suas dúvidas em um local próprio para isso. Mantenha esse local como um FAQ para seu produto, mas claro, responda todas as dúvidas, senão você terá um campo cheio de questionamentos sem resposta.

Isso pode influenciar negativamente a sua imagem.

Avaliação por estrelas

Se você percebe que seu público não gosta muito de escrever uma avaliação, o jeito é facilitar o processo. A forma mais simples de conquistar isso é a avaliação por estrelas.

Você pode criar um campo de 0 a 5 estrelas e deixar um box aberta para que ela escreva algum comentário, caso queira, mas sem ser um item obrigatório. Assim, você ganhará avaliações rápidas que já servirão como referência!

Conseguiu entender bem o peso que a avaliação para e-commerce tem?

Esperamos ter lhe ajudado com esse assunto!

 

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