Ações matadoras para aumentar alcance orgânico no Facebook

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Apesar de ser uma das ferramentas de maior engajamento no momento, concentrando boa parte de nosso público alvo dentro da plataforma, é cada dia mais difícil conseguir se posicionar bem através do alcance orgânico no Facebook.

Quem utiliza a rede social há alguns anos, consegue notar a enorme diferença do que acontece hoje, com o que ocorria há apenas 2 anos atrás…

Antigamente, quando uma marca tinha uma fanpage e conteúdo era compartilhado através dela, era muito fácil conseguir um alcance de 70%, 80% da página. Essa porcentagem hoje não passa de 20% e estamos sendo bem otimistas, pois já há relatos de que isso tem ficado na casa dos 12% à 15%.

No começo, todos começaram a se perguntar o que havia mudado? Por que esse alcance orgânico havia caído tão drasticamente?

Foi então, que começamos a perceber que o Facebook estava querendo que a gente anunciasse, ou seja, que um investimento fosse feito para que a publicação pudesse aparecer para todos os seguidores de nossa página.

É inegável falar que os anúncios do Facebook funcionam muito bem e que trazem resultados excelentes para o nosso negócio, no entanto, ainda é possível obter um bom posicionamento orgânico, basta seguir algumas dicas que preparamos para vocês.

Então é isso, hoje, o blog do Mestre do Adwords irá te ensinar algumas ações matadoras para aumentar alcance orgânico no Facebook e, com isso, conseguir que suas publicações apareçam na timeline de mais seguidores.

Vem com a gente!

 

alcance-facebook

 

Por que existe esse filtro no Facebook?

Se você trabalha, dia após dia, tentando entender como funciona o alcance e o engajamento do Facebook, já deve ter pensado em algum momento:

  • Por que existe esse filtro que só está me atrapalhando?

Imagine com a gente a seguinte situação…

  • Você entra no Facebook e começa a navegar e então, absolutamente, tudo que todos os seus amigos e pessoas que você segue postam, começa a ser exibido bem ali na sua frente.
  • Entre esses conteúdos, vários, uma porção grande deles, não lhe entregam nenhum valor, afinal, você não está nem um pouco interessado nessas publicações e atualizações.

Seria extremamente chato, não? Ficar procurando o que você deseja ver, realmente.

Bom, é exatamente isso que o Facebook “tenta” evitar. Seus mecanismos de exibição procuram entender quais são os conteúdos que você tem maior interesse, quem são as pessoas que você mais interage, quais são os tipos de publicação que mais chamam a sua atenção, quais são os grupos que você mais participa e assim por diante.

Todas essas informações juntas acabam compondo o seu perfil de usuário e, assim, ele passa a exibir informações de acordo com o seu comportamento.

Só que isso acabou não dando muito certo, pois limitou demais o alcance e muitos usuários passaram a sentir falta de ver a atualização de muitos amigos, páginas que seguia e até mesmo o que sua marca preferida postava.

Pelos nossos estudos, existem alguns fatores que determinam o que você vai ver:

  • Os tipos de página que você curte;
  • Sua localização;
  • Os eventos que você vai, festas que frequenta e etc.;
  • As postagens que você mais curte, compartilha e comenta;
  • Os usuários que você mais conversa ou acompanha.

Esses são os 5 fatores principais que conseguimos identificar que ajudam no alcance de uma publicação.

Sabendo disso, precisamos basear a nossa criação de conteúdo para estratégias orgânicas com base nesses itens, concorda?

Então, temos algumas dicas que vão te ajudar!

 

aumentar alcance orgânico no Facebook

 

# Dica 1 – Conteúdo altamente compartilhável

Toda vez que você pensar em criar conteúdo para redes sociais, pense que esses conteúdos precisam ser os mais incríveis e sensacionais possíveis, senão será apenas mais uma gota em meio a um enorme oceano.

Pense que o seu conteúdo precisa ser eficiente, resolver um problema de forma rápida, possuir imagens que chamem a atenção e consigam demostrar tudo o que você está dizendo, só assim será possível conquistar o alcance que tanto procura.

Uma boa sacada é não trabalhar artigos muito grandes, pois ninguém curte textos extremamente extensos dentro da plataforma. Se você deseja criar um material mais complexo e detalhado, opte por uma postagem em um blog ou em formato de isca digital.

Na rede, algo sucinto, de valor e bem ilustrado.

# Dica 2 – Incentivar a interação não vai funcionar

O Facebook nunca olhou como uma boa prática a utilização de posts, eventos ou publicações de promoções que induzam o engajamento, seja pedindo para curtir, compartilhar ou comentar.

Antes, esse tipo de ação acabava passando despercebida em meio à quantidade de publicações diárias na rede, mas parece que Zuckerberg anda mais ligado do que nunca e toda a equipe do Facebook está acompanhando de perto e punindo as páginas e perfis que andam praticando esse tipo de atividade.

Entenda que conteúdo bom falará por si só, então não se preocupe com isso. Trabalhe para que todo material postado na página de sua marca ou empresa gere muito valor e consiga resolver questionamentos ou dores de seu público alvo.

Acredite, conteúdos gratuitos quando criados da forma correta têm o poder de doutrinar seu público alvo, lhe garantido autoridade no segmento e, também, um avanço significativo na jornada de compra, afinal as pessoas passam a entender a importância do assunto.

 

tráfego-orgânico-no-facebook

 

# Dica 3 – Identifique o conteúdo de interesse

Conteúdo de qualidade + engajamento em alta = Conteúdo de interesse

Essa fórmula precisa estar presente em todos os momentos que você pensar em criar ações para aumentar alcance orgânico no Facebook. Isso porque, será o conteúdo responsável por tonar seus posts virais, entende?

A própria plataforma tem uma ferramenta que chama Facebook Insigths, que é um local de informações verdadeiramente útil. Dentro dele é possível descobrir quais são os conteúdos que geram mais interesse de seu público alvo, qual o perfil do usuário que visita a sua página e uma porção de outros detalhes que fica impossível descobrir sem ter métricas precisas de monitoramento.

 

Você tem 3 dicas sensacionais de ações matadoras para aumentar, e muito, o engajamento de suas publicações orgânicas no Facebook. Agora é com você!

Se tiver alguma dúvida ou tem algo que queria nos perguntar sobre o assunto, escreva para a gente.

Te esperamos!

 

 

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