Anúncios laterais do Adwords serão Desativados

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A notícia já está rolando tem alguns dias e tem causado muitas dúvidas em anunciantes e usuários da plataforma do Google. Na semana passada, ouviam-se alguns relatos de que em algumas buscas os anúncios do Google Adwords na lateral da página do desktop não estavam mais aparecendo. Isso não ocorreu com todos os usuários, porém em alguns fóruns e grupos no Facebook esse relato foi dado antes mesmo de um posicionamento oficial.

Segundo o site, moz.com, os testes com apenas 4 anúncios já vem ocorrendo há mais de 4 meses, porém só pode ser percebido pelos usuários mais atentos. Foi notado que os testes se intensificaram muito a partir do dia 18 de fevereiro quando uma porcentagem que era de um pouco mais de 18%, saltou para mais de 34%. Nesse momento, a mudança começou a ser notada de forma mais incisiva.

Fontes como o site http://searchengineland.com/ e www.seroundtable.com, já haviam soltado informações um pouco antes da empresa se pronunciar, no entanto, no dia 22 de fevereiro, logo pela manhã, a Google finalmente se posicionou sobre a mudança e confirmou que um novo formato de trabalho através do Google Adwords estava por vir.

 

Anúncios laterais do Adwords serão Desativados,

 

Segundo a empresa, os testes nesse novo formato começou logo no início de 2015, porém como não apareciam com fluidez, os usuários só foram notar quando o novo padrão começou a ser trabalho de forma mais assertiva, segundo eles, no início de fevereiro.

Dizendo, em outras palavras, o que a Google disse, seria isso: “ Estamos testando esse novo formato já tem muito tempo, porém nossos usuários começaram a sentir apenas agora. Queremos que as buscas se tornem menos comerciais, onde os anunciantes tenham um melhor aproveitamento do espaço, pois nesse novo layout, a busca ficará mais intuitiva e simplificada!”

Ajustes de layout e formatos ainda estão sendo trabalhados e também, não existe uma data certa para que esse novo formato chegue ao Brasil. As informações que temos é que essa mudança acontecerá á nível mundial, sendo assim, pouco a pouco elas vão atingir usuários de todo o mundo.

Para o Google, a mudança é totalmente benéfica e não tem motivos para preocupação ou desespero, pois esse novo formato vai dar maiores possibilidades de aproveitamento de espaço na página.

A intenção é deixar que apenas os anúncios do Google Shopping sigam aparecendo na lateral e que seja acrescentado um link patrocinado a mais na rede de pesquisa. Sendo assim, hoje o que é mostrado com 3 links amarelos acima das buscas, passarão a serem mostrados com 4.

Vale salientar que essa mudança vai afetar apenas os resultados de buscas de links patrocinados feitos através do Desktop, pois em mobile ou na rede de display, o funcionamento já ocorre de forma diferenciada, pois os espaços para a impressão de anúncio são menores.

Em testes feitos pelo site hoje, as buscas ainda não são iguais, ou seja, de tempos em tempos buscando o mesmo termo, os resultados se diferenciam, pois sabemos que o novo formato ainda está sendo testado. No entanto, o que percebemos é que para alguns em específico, já podemos notar essa mudança, aparecendo apenas alguns links na parte superior e o anúncio do Google Shopping ao lado, veja:

 

Anúncios laterais do Adwords serão Desativados

 

Testamos diversas palavras chaves e notamos que isso já ocorre quando são buscados os seguintes termos:

  • Netbook
  • Cruzeiros
  • Procura de emprego ( Vide foto acima)
  • Seguro de Automóvel
  • Vestidos de Madrinha de casamento

Acreditamos que uma quantidade muito maior de termos possa já estar enquadrada nesse novo formato, logo não se surpreenda se a mudança em suas buscas já estiver ocorrido. A empresa promete aplicar a mudança, o mais rápido possível para todos os usuários.

E o que se altera com a mudança?

Uma preocupação de agências, anunciantes e profissionais de Google Adwords que trabalham gerenciando campanhas de seus clientes, era quanto aos resultados obtidos com essa mudança. Se ela iria prejudicar ou colaborar para uma melhora de resultados.

Toda a mudança causa medo, até porque, não teremos a menor ideia do que isso vai impactar em nossas campanhas, acreditamos que seja muito cedo para dizer se ela será positiva ou negativa, o que podemos fazer é testar para só depois, opinarmos de forma mais contundente sobre o assunto.

A Google afirma categoricamente que a mudança vem para beneficiar anunciantes e usuários, já que a página ficará muito mais “limpa” e com um sistema de buscas mais eficiente, mostrando apenas resultados que tenham relação com o que o usuário está buscando, logo as chances de o anúncio ser visto e consequentemente clicado são muito maiores.

Nós precisamos esperar para ver se isso vai ocorrer realmente!

O que podemos afirmar é que a Google nunca dá ponto sem nó, ou seja, ao aplicar a mudança, ela tem certeza que vai ser uma alteração benéfica para o usuário, já que sua principal missão é fazer com que experiências positivas sejam obtidas de sempre em maior escala.

A notícia pareceu pegar de surpresa os profissionais mais desatentos e muitos estão chocados com essa nova modalidade de formato. Nós do blog do Mestre do Adwords confiamos muito na política de trabalho do Google e acreditamos que tal mudança só virá para beneficiar as buscas de um modo geral, porém como ainda é algo muito novo, não temos diretrizes para fornecer resultados.

 

Anúncios laterais do Adwords serão Desativados.

 

Onde o Google quer chegar?

Você que usa o Google Adwords como uma ferramenta de trabalho não deve se desesperar, sabemos que o Google está em constante mudanças e sempre vem com uma novidade que nos afeta positivamente.

Sabemos, que não faz muito tempo que a empresa deu uma ênfase muito grande ao mobile, sendo assim, é possível que ela esteja querendo padronizar o formato de anúncios para que sejam vistos de forma igual em todas as plataformas, uma vez que, já é certo que o futuro será nas pequenas telas.

Tudo é muito incerto e novo, então não tem como fazer qualquer afirmação nesse momento. O que iremos fazer é monitorar o funcionamento dessa nova estratégia para que assim, possamos entender melhor o seu funcionamento e como podemos trabalhar para melhorar nosso desempenho de campanha.

Muitos usuários já estão afirmando que o CPC ficará mais caro,  que a verba diária utilizada não será mais suficiente, que o CPC que antes era médio para todos os anúncios terá um aumento significativo, que a concorrência entre anúncios ficará desleal e até mesmo que o custo de aquisição de lead subirá muito… Tudo isso ainda são especulações e nada mostrou que essas afirmações são verdadeiras. São apenas opiniões de quem está olhando a mudança de outro ângulo.

Toda a mudança é muito positiva e lutar contra ela só nos fará perder tempo e energia em algo que não está em nosso alcance. O certo a se fazer é analisar os resultados obtidos no decorrer dos próximos dias para que assim, possamos acertar as arestas para trabalhar nas novas diretrizes.

Acredita-se, de uma maneira geral, que a mudança irá dar mais valor a uma estratégia de CPC sólida e consistente, além de uma maior valorização no índice de qualidade do site, o conhecido como Quality Score, porém ninguém pode afirmar com certeza.

Nós do blog Mestre do Adwords, vamos ficar de olho na mudança e atualizando vocês de todas as informações que tivermos para que assim, você continue atraindo tráfego qualificado e consequentemente, mais conversões para o seu negócio.

Ficamos de olho por aqui e você de olho por aí, então qualquer novidade venha compartilhar conosco, pois assim, podemos informar um maior número de pessoas.

Aproveite e compartilhe esse conteúdo, assim faremos essas informações chegarem ao maior número de pessoas possível!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram