Análise de SEO? – Conheça 5 ferramentas poderosas

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Fazer a análise de SEO dos seus projetos é algo imensamente necessário, apesar de muitos acreditarem que basta apenas aplicar as técnicas e nunca mais mexer, esse é um pensamento equivocado.

Com as atualizações do mercado, que acontecem de maneira muito rápida e frequente, estar sempre de olho no SEO dos seus projetos pode te prevenir de problemas graves.

Para quem não sabe, o SEO, uma sigla do termo em inglês, Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que tem como objetivo otimizar as suas páginas, sites e conteúdos para os mecanismos de buscas, como o Google.

O SEO visa potencializar o ranqueamento dos seus materiais nas pesquisas online, fazendo com que você apareça mais bem posicionado e, consequentemente, atraia mais tráfego de maneira “orgânica”.

Quando estamos falando de atração de forma orgânica, nos referimos à técnicas que não trabalham diretamente com a publicidade paga, como o Google Adwords, por exemplo.

Essa técnica é caracterizada por ser extremamente positiva aos negócios, principalmente, por proporcionarem um efeito duradouro de seus resultados, apesar de mais lentos se comparados à compra de espaços publicitários.

O SEO é realmente muito importante para qualquer negócio que deseja atingir patamares mais elevados em suas trajetórias, mas nem todos sabem como analisar se as técnicas que aplicam estão, ao menos, satisfatórias e adequadas à realidade do mercado atual.

É por isso que nós, do Mestre do Adwords, resolvemos criar esse conteúdo, para te ajudar nessa questão.

A seguir você verá algumas ferramentas poderosas que te ajudará a fazer uma análise de SEO completa e cheia de diretrizes para que você consiga melhorar, se preciso, as suas aplicações.

Vamos nessa?

 

analisar SEO site

 

#1 – Google Analytics

Não tem como falar de SEO e não citar o Google Analytics, não é mesmo? É por isso que a nossa primeira indicação de ferramenta não poderia ser outra.

Muito utilizada nas mais diferentes estratégias que englobam o marketing online, o Google Analytics é uma ferramenta bastante completa e como o próprio nome sugere, tem a função de analisar o seu site.

Trabalhando com um sistema de métricas, o Analytics, quando “ligado” ao seu site, monitora o comportamento do seu tráfego, assim como as características dele.

Sabe o que é melhor? A ferramenta do Google é totalmente gratuita. Você terá em mãos relatórios que lhe mostram:

  • De onde vem o seu tráfego.
  • Qual o tempo de permanência deles em seu site.
  • Qual o caminho que ele percorre até a conversão.
  • Palavras-chave que atraem o seu tráfego.
  • Qual é a localização de seus usuários.
  • Qual a faixa etária.
  • Qual o gênero.
  • Os principais assuntos de interesse que eles possuem.
  • Quantas páginas eles visitam por sessão em seu site.

Entre milhares de outros dados que podem contribuir e muito para que você possa melhorar o SEO de acordo com o próprio desempenho que você possui e também baseado no comportamento do seu público alvo.

#2 – Web Page Test

O Google e outras plataformas muito fortes no mercado digital, como o Facebook, vem demonstrando que a tendência do momento é o consumo via mobile.

Pesquisas bastante sérias também provam isso, apontando, inclusive, que o acesso e o consumo via mobile estão praticamente equiparados aos das grandes telas.

Se você acompanha as atualização do marketing digital, certamente ouviu falar do Mobile First, uma campanha do Google que incentiva seus usuários a pensarem primeiro nas estratégias para as pequenas telas, contrariando o que vinha sendo feito até aqui.

Paralelo à todos esses acontecimentos, nós podemos ver claramente a importância de oferecer sites cada vez mais rápidos, inclusive levando em consideração o acesso via 3G/4G, afinal, o usuário não espera mais que 10 segundos para que seja possível acessar um material na internet.

Essa velocidade de carregamento das páginas também faz parte do SEO, isso porque um site cada vez mais rápido, melhora a qualidade da experiência do usuário, o que tem ligação direta com a otimização para os motores de busca.

Se você não tem noção da velocidade de carregamento do seu site, então o Web Page Test pode ser um bom aliado.

Essa ferramenta de uso simples e online, tem como objetivo realizar esse teste para você.

Assim que a análise for feita, um relatório será exibido, apontando diversos pontos do seu site que podem ser melhorados ou que estão ok.

Junto aos pontos “fracos” haverá dicas sobre como proceder para consertar possíveis falhas.

 

anilise de SEO

 

#3 – Google Seach Console

Sim, mais uma ferramenta do Google! O Search Console pode ser utilizado junto ao Analytics, fazendo uma análise ainda mais completa.

O foco dessa ferramenta está voltado aos termos de buscas ou palavras-chave, que podem ser apontadas por você.

Nesse caso, o Search Console fará uma análise e buscará a otimização desses termos, lhe entregando dados interessantes sobre sites que as utilizam.

Utilizá-la não tem nenhum segredo, uma vez que ela é bem simples, dinâmica e até mesmo intuitiva.

#4 – Woorank

Apesar de muita gente não saber, o SEO também faz parte da estruturação interna de um site, aquela composição cheia de códigos e linhas, muitas vezes complexas, por onde os robôs dos motores de buscas “leem” as páginas.

A ferramenta Woorank é muito conhecida por trabalhar essa fase do SEO. Muitos profissionais a utilizam, afinal, ela tem uma função muito interessante.

Com foco no SEO On-page, ela faz uma análise profunda e interna na estrutura do seu site e ao final lhe entrega um relatório com notas e informações sobre o que melhorar, como e porquê.

Para usar o Woorank, basta colocar o endereço do link que deseja analisar, é, realmente, muito simples e rápido.

#5 – SiteTrail

Se você procura por uma ferramenta capaz de analisar diversos pontos diferentes do SEO do seu site, além de apontar fatores externos que podem contribuir para os seus resultados, o SiteTrail pode ser uma excelente alternativa.

Essa ferramenta busca informações das mais variadas fontes, analisando em conjunto de modo a entender influências diretas e indiretas na qualidade do seu SEO.

Ao final da análise, ela aponta através de um relatório resumido, informações sobre:

  • Tráfego
  • Redes Sociais
  • SEO
  • Conteúdos
  • URL
  • Servidor
  • Receita
  • DNS

Entre outros pontos importantes em uma análise completa de SEO. Certamente você terá muitas informações valiosas em mãos, capazes de te impulsionar para um nível mais elevado.

 

SEO

 

 

Dica Extra: Para finalizar com chave de ouro, nós queremos lhe entregar uma dica extra de ferramenta. Ela se chama SEOptimer. Muito completa, essa plataforma é totalmente gratuita e analisa o seu site por completo, desde os links até o servidor. Ao final, você verá um relatório resumido com todos os pontos fortes e fracos de cada item analisado.

 

Pronto! Agora você sabe como fazer uma análise de SEO com 5 ferramentas poderosas.

Cada uma com sua função, é verdade! Por outro lado, todas são muito úteis e valiosas no dia a dia de um profissional, principalmente, por otimizarem nosso tempo e nos dar informações importantes para nos levar ao próximo nível.

Esse é o momento de você agir, não deixe o tempo passar e comece a construir a base de seu sucesso.  Está em suas mãos!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente relevante para você e que tenha lhe entregue todas as informações que você procurava.

Tem alguma dúvida? Então envie seus questionamentos pelo espaço para comentários abaixo ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Vai ser uma honra poder lhe ouvir. Nós estaremos à sua disposição, sempre prontos para ajudar da melhor forma.

Tem uma dica de ferramenta para análise de SEO? Então vem contar para gente… Contamos com a sua ajuda para enriquecer ainda mais o debate à cerca de assuntos interessantes sobre o mercado digital.

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Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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