Alcance orgânico no Facebook – 5 dicas de como melhorar

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Não é novidade para ninguém que uma das redes sociais com mais usuários no mundo, o Facebook, tem diminuído de forma bastante expressiva o alcance orgânico das publicações.

Isso tem feito com que profissionais de social mídia percam muito tempo planejando estratégias que consigam reverter esses resultados. Ou então, é preciso dedicar uma parte da verba para patrocinar publicações.

Se você está passando por essa situação, calma! O blog do Mestre do Adwords vai te ajudar!

Muitas das dicas que lhe daremos aqui foram testadas e fizeram a diferença em nosso alcance, acredite, elas também podem trazer belas melhorias para você, especialmente, se adequá-las ao seu modelo de negócio e estratégia.

Venha aprender como melhorar o alcance orgânico no Facebook!

Alcance orgânico no Facebook ,

#Dica 1 – Qualidade nas publicações

O Facebook tem priorizado fanpages que compartilham conteúdos de forma regular, ou seja, se você não mantiver uma rotina de publicações, dificilmente irá conquistar as métricas que tanto procura. No entanto, publicar em excesso também irá diminuir o seu alcance.

É importante que você encontre o equilíbrio perfeito entre publicar demais e de menos. Muitas publicações por dia tornam cansativas a timeline de seus seguidores que acabam só vendo você, então a rede social acaba diminuindo o seu alcance para não atrapalhar a experiência do usuário.

No entanto, se você publicar de menos, ficará esquecido em meio à tantas novidades e não será visto!

Um outro ponto importante aqui é o investimento em artigos que sejam atemporais. Sabemos muito bem que muitas fanpages querem apostar em “assuntos do momento”, mas eles ficam ultrapassados rápido demais.

Com conteúdos atemporais isso não ocorre, pois ele sempre será útil a alguém. Então, cada vez que um usuário ler ou compartilhar, ele voltará a ganhar alcance, mais curtidas e tudo mais, mesmo que você tenha publicado há semanas.

#Dica 2 – Aposte nos melhores horários de publicação

Muitos se apegam exageradamente em postar em horários em que os concorrentes também estão postando, isso pode não ser uma boa estratégia, pois o nível de competitividade no período é alta. Que tal fazer um teste de audiência e postar quando ninguém está postando?

Será que seu alcance não será maior?

Você pode fazer um teste e ver como isso funciona com seu público. Já existem marcas que vêm publicando uma hora depois dos horários considerados de pico. Isso tem dado resultados orgânicos muito melhores.

Aqui vale um ponto de atenção: Não publique em horas muito afastadas das de pico, pois certamente o alcance será ruim. Vamos supor que seu horário de pico seja das 17h às 20h. Não adianta você querer postar as 7h da manhã e reclamar que não teve resultado.

Seu guia será o seu relatório de métricas, então fixe nele. Talvez postar um pouco antes do início do horário ou um pouco depois, seja um teste inicial interessante.

Alcance orgânico no Facebook

#Dica 3- Conteúdo de qualidade para melhorar o alcance orgânico no Facebook

Se você quer, realmente, melhorar o alcance orgânico no Facebook, aposte na produção de conteúdo inédito e de qualidade. Nessa rede social, o que mais tem são cópias de conteúdo de veículos importantes, então muitos acabam compartilhando a mesma coisa.

Procure criar conteúdo que seja útil e relevante para seu público, que agregue algum valor. Talvez você não saiba, mas o algorítimo do Facebook dá atenção à quanto tempo o usuário passa lendo a sua publicação. Para ele, esse é um fator que demostra qualidade.

Se você conseguir chamar a atenção e despertar a emoção de seus leitores, certamente, o nível do seu alcance será incrível!

#Dica 4 – Poste vídeos no Facebook

O Youtube é uma das maiores plataformas de vídeos do mundo, mas compartilhar vídeos por ele e usar o link no Facebook não irá te trazer resultado tão bacana. Se você quer mesmo ter qualidade em suas publicações com vídeo, deve compartilhar usando a própria plataforma.

A grande diferença é que ao compartilhar vídeos do Youtube dentro do Facebook, ele não habilita a reprodução automática. Já diretamente na plataforma isso ocorre, o que dá maior visibilidade à publicação.

Pesquisas do próprio Facebook já apontam que vídeos do Youtube são menos assistidos dentro da rede social, enquanto há um aumento dos que são postados diretamente. Eles atribuem isso ao play automático que acabam interessando os usuários.

Sabendo disso, de a devida atenção à esse tipo de postagem, tomando muito cuidado com a qualidade do vídeo. Faça com que os primeiros segundos sejam muito relevantes e interessantes.

#Dica 5 – Nada de caça cliques!

Alcance orgânico no Facebook ..

Se você está pensando em usar conteúdos caça cliques, esqueça isso agora mesmo! O Facebook já está tomando medidas e fazendo modificações bastante assertivas para que esse material não ganhe destaque na plataforma. Ele quer intensificar a qualidade na entrega do conteúdo e não o compartilhamento de matérias sensacionalistas.

Se pudéssemos te dar uma dica é para que você aposte em conteúdo que seja de interesse dos seguidores da página. Isso fará com que você conquiste compartilhamentos de forma natural, já que eles irão entender a relevância da informação.

Diversas contas já estão sendo bloqueadas ou excluídas por esse tipo de prática. A empresa promete intensificar, ainda mais, a regulamentação para que esse tipo de conteúdo seja impedido de ser publicado.

Acredite, é possível conquistar um alto índice de Alcance orgânico no Facebook sem precisar ter que produzir conteúdos caça cliques.

Anotou todas as dicas que passamos para você?

Temos a certeza de que elas irão te ajudar a melhorar seus resultados. O importante é sempre ficar de olho em suas métricas, pois elas irão te nortear sobre o melhor caminho a seguir!

Se você quer fazer algum comentário ou dividir conosco uma dica, use o espaço abaixo!

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