Ad Blindness – O que São e Como Reconquistá-los?

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Você já ouviu falar sobre os Ad Blindness? Sabe exatamente do que se trata? Se a sua resposta foi negativa, sugerimos que você leia esse conteúdo o quanto antes.

Está se perguntando o porque, certo?

Pode parecer exagero, mas, acredite, você precisa saber agora o que são os Ad Blindness, afinal eles podem estar minando o potencial de resultados das suas campanhas de marketing.

Ficou preocupado? Calma, tudo será solucionado!

Vem com o Mestre do Adwords e descubra tudo sobre o assunto, antes que a falta de conhecimento nesse aspecto faça com que seus resultados despenquem!

Ad Blindness,,

O que São os Ad Blindness?

Por se tratar de um assunto muito importante, vamos direto ao ponto! Se você trabalha com anúncios de links patrocinados ou pretende investir nesse tipo de publicidade, preste muito a atenção.

Uma pesquisa especializada, desenvolvida pela GooCreate, por volta de 2015, chamou muito a atenção dos profissionais da área de marketing, deixando-os seriamente preocupados.

O que muitos não sabiam é que o ponto levantado pelo estudo acabou se concretizando e crescendo ainda mais até agora, 2018.

Bem, ficou comprovado na época, que usuários de 18 a 34 anos que se conectam à internet, tendem a ignorar mais os anúncios digitais do que os físicos.

Isso mesmo! Os usuários da internet, diante a alta exposição de anúncios de links patrocinados, desenvolveram uma blindagem em suas mentes, onde a principal função é torná-los inatingíveis por esse tipo de material.

Ainda não entendeu? Então vamos simplificar ainda mais!

Os Ad Blindness, são usuários que desenvolveram a habilidade de ignorarem os anúncios de links patrocinados. Sejam eles banners e, até mesmo, links que aparecem nos resultados de buscas do Google, por exemplo.

  • Você deve estar se perguntando porquê e como isso pôde ser possível, não é?

Vem entender!

Como e Porque Surgiram os Ad Blindness?

Ad Blindness,

O nosso cérebro é uma máquina altamente poderosa. Por isso, diante de alguns cenários, ele tem a capacidade de se reprogramar, se readaptar, para tornar a nossa experiência mais agradável, relevante e proveitosa.

Com a chegada da internet e a sua ampla acessibilidade por todo o mundo, o cérebro de quem utiliza a rede mundial de computadores foi exposto à um cenário jamais visto antes.

Diante dessa nova realidade, a principal parte afetada por essa enorme tempestade de informações e conteúdos foi a nossa atenção.

A nossa atenção pode ser definida como uma condição, onde nosso cérebro nos mantém focados e atentos a algo e/ou alguém.

Uma pessoa se mantém atenta ou não, baseada em suas percepções e orientações de seletividade.

A partir dessas bases, pensamos e/ou agimos, sendo apenas mantendo a audição e a fala ativa ou agindo diante dos estímulos.

Basicamente, de maneira geral, podemos dizer que prestamos a atenção em coisas que nos oferecem algum valor, que possuem alguma relevância.

  • Está se perguntando o que isso tudo tem a ver com anúncios e Ad Blindness?

Bem, pare para analisar a principal proposta e, talvez, oportunidade, que a internet nos trouxe…

  • Respondeu comunicação sem fronteiras?

Você está correto! No entanto, a vantagem deixou de ser positiva depois de ser amplamente utilizada.

Veja bem! Por muito tempo, a maioria dos negócios presentes na internet se utilizaram da liberdade de transmitirem suas mensagens sem fronteiras, impactando milhares de usuários com muita frequência.

Um levantamento da Infolinks mostrou que os usuários que navegam na internet são impactados por quase 2 mil banners mensalmente.

Impressionante, concorda?

Como falávamos no início, o nosso cérebro tem a capacidade de se readaptar quando situações pouco relevantes se apresentam!

E, nesse caso, ninguém consegue lidar com um bombardeio de informações, mantendo a mesma atenção, sem enlouquecer.

Então, nossa habilidade de seleção aliada às nossas percepções, acabou redirecionando o nosso foco de atenção.

O resultado disso?

Ad Blindness

O aparecimento de Ad Blindness, ou seja, usuários capazes de bloquearem os anúncios de sua percepção e atenção.

Claro que, com isso, os resultados dos anunciantes foram atingidos negativamente!

Uma pesquisa feita pela Mashable, em 2013, mostrou que no início, os anúncios digitais possuíam um CTR médio de 44%, na época do estudo, essa métrica já batia o índice médio de 0,06%.

Recentes estudos demonstram que o crescimento desse tipo de usuário é evidente. A Adobe, por meio de um levantamento, mostrou que mais de 60% das pessoas que se conectam a internet não desejam visualizar anúncios, mesmo se eles direcionassem para materiais gratuitos.

Como Reconquistar os Ad Blindness e Melhorar os Resultados das Campanhas?

A primeira coisa a se fazer para começar a reconquistar os Ad Blindness é entender que a causa dessa cegueira perante os anúncios é a falta de relevância das campanhas.

Isso mesmo! Como nossa atenção só é conquistada por conteúdos relevantes e de qualidade, perante à nossa percepção de valor, o que não é selecionado, passa diante dos nossos olhos como se nem existissem.

Como forma de proteção, bloqueamos a visualização de coisas que poderiam nos oferecer uma experiência negativa.

É claro que a quantidade de informação disponibilizada atualmente também interfere no que enxergamos. Afinal, precisamos filtrar tudo, quase que automaticamente para conseguir nos manter em uma situação confortável.

Considerando tudo isso, para reconquistar os Ad Blindness, você precisa:

  • Estudar o seu público alvo.
  • Basear suas campanhas nos interesses da sua persona.
  • Trabalhar com conteúdos relevantes, inéditos e originais.
  • Relacionar campanhas com conteúdos e/ou páginas.
  • Estudar seu mercado e concorrentes para buscar diferenciais.
  • Adotar a postura de entender e ajudar, antes de vender.
  • Anunciar nos locais certos, sem ser invasivo e incômodo.

No mais, é muito importante que você acompanhe sempre as suas métricas de desempenho para aplicar otimizações no intuito de melhorar, cada vez mais, a experiência do seu potencial cliente.

Esperamos ter lhe ajudado. E que, sobretudo, esse conteúdo tenha sido imensamente útil para você.

Se ficou com dúvidas, entre em contato com a gente!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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