5 dicas para diferenciar o Instagram de sua marca

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Quem trabalha com marketing digital, principalmente no gerenciamento de redes sociais, sabe bem que o Instagram é uma das plataformas que mais cresceu nos últimos anos.

Segundo dados do próprio Facebook, de 2012 para agora, ele teve um crescimento de mais de 400%, o que impressiona e muito.

Inicialmente, o Instagram tinha um caráter muito pessoal, ou seja, pessoas que postavam sua rotina, suas fotos e imagens para compartilhar momentos com amigos e conhecidos. No entanto, empresas e até mesmo grandes marcas notaram que poderiam usar essa rede social para se aproximar, ainda mais, de seu público.

E assim tem ocorrido… A grande questão é que que o Instagram não é tão simples quanto parece. Apesar de ser de fácil utilização, as limitações de postagens que ele oferece, torna o trabalho um pouco mais complexo.

Então, quando o trabalho é muito difícil, é preciso dar espaço para que a criatividade possa trabalhar!

Justamente por esse motivo, hoje, aqui no Mestre do Adwords, você vai aprender dicas incríveis para que suas estratégias de Instagram possam se diferenciar dos outros.

Vamos lá?

Como se diferenciar usando Instagram?

Se você tivesse feito essa pergunta há uns 2 anos, certamente, a nossa resposta seria muito diferente da que te daremos agora. Ao que percebemos, essa rede social demorou para despertar o interesse das empresas, mas agora, estar fora dele é quase que informar ao seu público que algo não está correto.

De pequenas a grandes marcas, todas elas já têm algum tipo de estratégia de Instagram. Então, o nosso conselho é que você estude e observe muito bem os seus concorrentes diretos, pois serão eles que te darão uma ótima ideia do que você deve ou não fazer.

Aqui cabe atenção a um detalhe: Não é porque aconselhamos você a observar seus concorrentes que deve fazer exatamente as mesmas ações que eles estão fazendo. Olhe, absorva e supere. Isso sim irá te diferenciar.

Para te ajudar nesse estudo, preparamos algumas dicas que irão te diferenciar de outras marcas do mesmo segmento.

Prontos?

#Dica 1 – Escolhendo um tema que imprima a sua marca

O Instagram é um espaço muito aberto, ou seja, você irá sentir que tem a liberdade para falar de tudo, postar sobre tudo. No entanto, é muito importante que você não perca o foco, afinal está ali para gerar autoridade a sua marca.

Se você não sabe muito bem como escolher um tema, o melhor a se fazer é olhar para o seu segmento de mercado e entender o que eles mais gostam.

Diferente de um blog, o Instagram não foi feito para matar as objeções, ou seja, tirar as dúvidas. Até porque, o espaço limitado não permite isso.

Ali, você deve usar como um canal para chamar a atenção e levar os leads à uma outra etapa da doutrinação, seja ela a conversão ou um lugar do qual ele poderá entender melhor o assunto.

Justamente por isso, é importante que você aborde assuntos relacionados ao seu mercado.

#Dica 2 – Tenha uma apresentação que imprima sua personalidade

Abordar temas que seja dentro do contexto da sua empresa é algo excelente, mas o seu perfil do Instagram precisa estar condizente com isso!  Por exemplo, se você faz postagens sobre o ramo de imóveis, pois você tem uma imobiliária, ter o perfil sem um site ou sem algum telefone de contato, parece estranho, não acha?

Sabemos que essa dica parece muito óbvia, mas você precisa preencher certinho toda a biografia de seu perfil, pois isso passará a ideia de seriedade.

#Dica 3 – Pouco Conteúdo + Imagens

Trabalhar estratégias de Instagram é isso, seja em publicações ou em anúncios. Aqui, a imagem, realmente, precisa valer mais que milhares de palavras.

Várias pesquisas já abordam que os usuários dessa rede quase nunca leem as descrições, no entanto, as imagens são curtidas e até mesmo compartilhadas.

Quando estiver fazendo o seu planejamento, dê um foco mais que especial na parte visual. Se for possível e se você tiver recursos, contrate um profissional para criar imagens exclusivas.

#Dica 4 – Entenda o momento e abuse disso

Uma marca ou empresa conectada precisa estar a par do momento. Esse ano em particular, temos um evento que movimenta o mundo: a copa.

Sua empresa, não pode passar ilesa desse fato, ela precisa demonstrar alguma empatia, algum tipo de torcida, não acha?

Tenha ciência disso na hora de fazer o seu planejamento estratégico! Isso criará uma conexão muito grande entre você e seu público alvo.

#Dica 5 – 80/20

A regra do 80% de conteúdo interessante para 20% de conteúdo de venda continua valendo. Não tente vender algo ou promover o tempo todo, isso é bastante incômodo e no Instagram gera muito a perda de seguidores.

Para que isso não ocorra com você, siga sempre a regra básica do 80/20, fornecendo conteúdo de qualidade.

Claro que esses conteúdos podem induzir a venda em um momento posterior, mas não deixe entender isso.

Quer um exemplo?

Vamos supor que você tenha um e-commerce que vende máquinas para choperia. Com toda a certeza, seus seguidores serão pessoas interessadas, ou em comprar máquinas, em chopp ou, mesmo, no estilo de vida de seu segmento.

Então, você pode trabalhar postagens sobre os diferentes tipos de Chopp, sua composição e, até mesmo, fazer uma leve indicação de qual máquina é melhor para produzir cada um deles.

De forma direta, você não está tentando vender nada, porém está abordando seus produtos de uma forma onde está doutrinando para a venda.

Conseguiu entender?

É dessa forma que você deve fazer sempre! Uma postagem ou outra, você pode divulgar uma promoção ou algo do tipo.

Gostou das dicas?

Esperamos que elas te ajudem a trabalhar melhor com o Instagram!

Forte Abraço.

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