3 Sacadas Chave para Melhorar Suas Campanhas de Social Ads

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não é de hoje que as plataformas sociais têm se mostrado um excelente ambiente para negócios divulgarem e promoverem seus serviços e produtos.

Seja para engajar ou simplesmente para atrair mais tráfego, milhares de empresas estão apostando cada vez mais em Social Ads.

O problema é que na contramão desse crescimento, a grande parte das redes sociais começaram a modificar seus algoritmos, o pior, é que elas priorizam conteúdos orgânicos produzidos e publicados por amigos e familiares.

O Facebook, por exemplo, aplicou algumas alterações com a justificativa de melhorar a experiência dos usuários, onde diminuiu o alcance das publicações de páginas, para que posts orgânicos, feitos por amigos e familiares, ficassem em evidência nas timelines, o que seria mais relevante teoricamente.

Diante disso, as marcas que apostam nesse ambiente, acabaram por ter que enfrentar um grande desafio. Ou seja, vencer as barreiras impostas pelas novas diretrizes dos algoritmos que impactam diretamente no alcance de seus conteúdos.

Para que você entenda, segundo relatos, um conteúdo postado organicamente por uma página atualmente, não consegue atingir, em média, 90% de seus seguidores.

É muito, não?

Então o que fazer para conseguir extrair resultados, no mínimo, aceitáveis?

Desistir?

Não, esse definitivamente não é o melhor caminho!

Quer uma prova?

Segundo um recente estudo produzido pela consultoria Zenith, o investimento publicitário no mundo crescerá mais de 4% em 2018 em relação ao ano de 2017. Isso totaliza, mais ou menos, US$580 bilhões de dólares.

O mesmo relatório indica também que esse índice de crescimento se manterá pelos próximos 2 anos, 2019 e 2020. Chegando ao final do período a registrar cerca de US$650 bilhões em movimentações.

China e Estados Unidos lideram o ranking de maiores investidores. Juntos, serão responsáveis por quase US$72 bilhões de dólares.

O Brasil ocupa a sétima colocação entre os que mais investirão em publicidade entre 2017 e 2020.  Acumulando mais US$2 bilhões de dólares em movimentações.

De modo geral, os dispositivos móveis são apontados como canal que mais receberá atenção dos investidores. Especula-se que quase 30% de todo o volume de investimento global será destinado ao mobile até 2020.

Ao social Ads serão destinados cerca de US$36 bilhões de dólares só em 2018.

Incrível, não?

Como você viu, desistir não é a melhor opção. O caminho ideal é aquele que lhe conduz para uma estratégia otimizada, voltada a vencer as barreiras impostas pelas mudanças promovidas pelos algoritmos das plataformas sociais, como o Facebook.

Não sabe como elaborar essa estratégia?

Tudo bem! O Mestre do Adwords vai lhe ajudar.

Veja a seguir, 3 sacadas chave para melhorar suas campanhas de social ads.

1ª Sacada – Crie Campanhas de Social Ads com Objetivos Bem Definidos

Não adianta mais criar campanhas indiscriminadamente para atrair resultados, sem, sequer, saber o que se deseja atingir.

Hoje, com algumas barreiras, como o aumento da concorrência e a diminuição do alcance das páginas, é quase impossível colher resultados, sem que eles tenham sido plantados com o objetivo desde o início.

Até porque, você só vai conseguir entender as métricas de desempenho e otimizar a sua estratégia, se souber que destino deseja chegar.

Criar campanhas de Social Ads com objetivos bem definidos é imprescindível para traçar o melhor caminho, pois a partir disso sua visão quanto às oportunidades e táticas estará mais nítida e clara.

Por exemplo…

Se você deseja engajar, talvez, seja muito interessante anunciar para atrair tráfego para o seu conteúdo relevante. Ou seja, aliar social ads ao marketing de conteúdo.

Se você quer gerar mais leads para trabalhar relacionamento através de e-mail marketing, muito provavelmente, produzir iscas digitais, como e-books, infográficos e artigos exclusivos, seja uma excelente tática.

2ª Sacada – Crie Campanhas de Social Ads a Partir de Um Estudo do Alvo

Você precisa, de uma vez por todas, esquecer a ideia de que uma vez traçado o perfil do público alvo, basta criar campanhas e veiculá-las em qualquer que seja o canal.

Isso não funciona e é um erro absolutamente grande!

É muito importante saber que por mais que o seu alvo frequente a plataforma A e também a B, ele age de forma diferente em cada uma delas.

Os ambientes demandam padrões específicos de comportamento, isso impacta nos interesses, no desejo, na forma de consumir, e em outros aspectos que o formam como seu potencial consumidor, enquanto ele navega naquele espaço.

Então, sempre que for apostar em uma nova plataforma de Social Ads, crie campanhas a partir de um novo estudo do alvo.

Isso garantirá melhores resultados, pode acreditar!

Não se esqueça de também verificar que tipos de conteúdos cabem melhor para cada rede, que tipo de linguagem, sem esquecer de manter a sua identidade.

3ª Sacada – Crie Campanhas de Social Ads Apenas Nos Canais Relevantes

Todos nós sabemos que as redes sociais têm enorme potencial de elevar resultados, de fazer com que marcas consigam converter mais.

No entanto, é muito importante observar que, na maioria das vezes, não é interessante estar em todas elas.

Fato é que a melhor estratégia de Social Ads é aquela que considera quais canais são mais relevantes no sentido de marcar presença.

Isso quer dizer, para manter seu investimento com um ROI interessante, o ideal é estar presente apenas nas plataformas onde o seu público alvo se encontra e está ativo.

Por exemplo…

Se você, por meio de um levantamento, descobriu que a sua audiência está no Twitter em maior número e de forma mais ativa que no Facebook…

Então a maior parte dos seus esforços deve estar no Twitter. Mesmo que os números gerais, de outros negócios, e do mercado de publicidade, indiquem que o Facebook tem mais alcance.

O seu público e as particularidades do seu negócio é que devem direcionar a sua estratégia.

Além das três sacadas que lhe entregamos, você também deve sempre se preocupar em aplicar uma boa segmentação em suas campanhas de Social Ads, utilizando, da melhor forma, os recursos que cada plataforma lhe oferece.

E, claro, acompanhar e analisar as métricas de desempenho das suas estratégias, visando otimizá-las com base nos comportamentos apresentados pela sua audiência.

Por hoje é só!

Até breve.

Forte Abraço.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

PARTICIPE DA PRÓXIMA TURMA DO CURSO MAIS COMPLETO SOBRE GOOGLE ADWORDS

Treinamento estratégico de tráfego e conversão

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Conteúdo Exclusivo
do Instagram