ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Zapier – O Que É e Para que Serve? [Entenda como Usar]

Conforme o mercado digital cresce, soluções nos são apresentadas para tornar o dia a dia profissional mais prático e dinâmico.

Essa é uma das maravilhas do setor que acaba exigindo atualizações muito mais do que outros nichos, principalmente, pelas suas velozes e constantes mudanças.

Se você já é atuante há algum tempo no ambiente digital, deve ter presenciado, ao menos, uma dezena de modificações nesse cenário, desde comportamentos à estratégias.

Nós, que trabalhamos direta ou indiretamente com marketing, sabemos o quanto muitas vezes é difícil manter a organização e o planejamento.

Afinal, lidamos todos os dias com dezenas de estratégias e ferramentas diferentes para implementá-las, até mesmo, integrá-las umas às outras para só então partir para a prática.

Chega a ser mais cansativo e trabalhoso realizar esse “gerenciamento” do que fazer efetivamente marketing. Concorda?

Se você não aguenta mais perder tempo, dinheiro e performance pela grande carga de trabalho acumulado.

Se você não suporta ver seu tempo se esvaindo entre o abrir de uma ferramenta e outra…

Então, você precisa conhecer o Zapier. Certamente, irá gostar de saber que ele pode fazer muito pela sua produtividade e organização.

Se interessou?

Então vem com a gente!

Zapier,

O que é Zapier?

Muita gente se pergunta o que é o Zapier e logo após conhecê-lo, questionam porque não o descobriu antes.

É que a ferramenta é uma ótima aliada para quem trabalha com as diversas ferramentas do marketing.

É verdade que já existem plataformas que conseguem “andar” no piloto automático, mas do ponto de vista prático elas representam um volume bem baixo.

Por isso, até aqui sempre ficou em aberto essa solução que oferecesse a integralização de diversas ferramentas em um só lugar, compartilhando dados e organizando informações.

Até aqui, porque agora existe o Zapier. Ele nada mais é que uma plataforma de integração de ferramentas.

Sabe o melhor? Ele não exige que o profissional entenda de programação para utilizá-lo.

Para Que Serve o Zapier?

O Zapier organiza os seus processos, permite que você colete dados de uma ferramenta e entregue na outra com segurança e rapidez.

Agora, usar a base de leads captada pela sua campanha de links patrocinados, por exemplo, e adicionar na sua ferramenta de e-mail marketing se torna simples.

É como se ele fosse um otimizador e automatizador de seus processos. Conectando as ferramentas que você utiliza na sua rotina profissional.

Por exemplo, é possível integrar na plataforma o Gmail, Trello, Google Sheets, Google Calendar, Zendesk, Asana, Facebook Pages, MailChimp, Excel, Typeform, Hellobar, entre outros.

Zapier...

Quanto Custa o Zapier?

Há basicamente dois planos diferenciados para quem está interessado em aderir ao Zapier.

O primeiro deles é gratuito, porém apresenta limitações, como é esperado. Esse plano nomeado de Free Forever oferece ao usuário a conexão de 2 ferramentas.

Além disso, nem todas as disponíveis podem ser integralizadas nesse tipo de assinatura. Infelizmente, o Facebook Lead Ads está nessa lista de restrição.

Bem básico, mas pode ser uma ótima maneira de você começar, ganhando experiência de como trabalhar com a plataforma.

A segunda opção custa cerca de $20 dólares mensais. Assinando, você pode integrar ferramentas em 3 sequências ou mais.

Quer um exemplo?

Bem, imagine que você queira coletar os leads captados em uma campanha do Facebook, organizar em uma planilha do Google Sheets e, após isso, mandar para a sua ferramenta de e-mail marketing.

Nesse plano você pode!

Claro, todas as ferramentas possíveis podem ser trabalhadas para integração dos processos de seu interesse.

Como Funciona e Como Usar o Zapier?

Zapier

De maneira geral não há grandes dificuldades para entender o funcionamento e usar o Zapier.

O que você precisa saber primeiramente é que a cada integração entre duas ferramentas que você fizer na plataforma será nomeada de “Zap”.

No entanto, isso não restringe a possibilidade de realizar combinações entre as mais variadas ferramentas disponíveis.

Se você é um profissional de marketing digital, por exemplo, pode utilizar o TypeForm para fazer uma pesquisa com a intenção de captar leads e depois extrair todos os contatos para o MailChimp.

Para fazer isso, basta:

  1. Montar as perguntas da pesquisa e o formulário de dados no Typeform.

Se você não tem uma conta na ferramenta é só fazer o processo simples, caso já a tenha, realize o login. Assim que tudo estiver pronto, siga para a segunda etapa.

  1. Elabore um Zap, iniciando com o Typeform.

Nesse caso é importante que você respeite a sequência, pois será necessário para conseguir extrair os e-mails do Typeform para passar posteriormente para o MailChimp.

O processo é simples. Faça o login no Zapier, elabore o Zap, basta dar um clique no botão alaranjado.

O Zap criado precisa se conectar com o Typeform, para isso, basta procurá-lo na busca e assim que o encontrar, selecioná-lo.

  1. Siga os passos de configuração e integração.

Depois de fazer todo o processo anterior, a própria plataforma lhe levará por um passo-à-passo de configuração.

Na primeira opção, selecione “New Entry”, isso fará com que o seu Zap seja ativado sempre que um usuário responder sua pesquisa no Typeform.

O segundo passo será colocar o seu questionário dentro do Zapier. Basta logar com a sua conta, ir até Edit Options, selecione a pesquisa correta entre a lista automática.

Para assegurar que tudo vai funcionar, faça o teste. Para isso, clique em “Test This Step”, a plataforma lhe retornará com o resultado.

  1. Enviando para o MailChimp.

Assim que coletar os e-mails, você precisa ir no Zap criado e clicar no sinal de “+”. Faça a busca pelo MailChimp e selecione-o.

Repita o processo de configuração que fizemos anteriormente com o Typeform. Após isso, escolha qual ação deseja fazer através dessa integração.

Uma vez escolhida, conecte sua conta do MailChimp no Zapier. Depois é só selecionar quais dados da pesquisa você deseja mandar para a outra ferramenta.

Feito!

Com um pouco de treino rapidamente você conquista uma grande familiaridade, obtendo o melhor da plataforma.

Agora basta aproveitar e começar a utilizar o Zapier!

Esperamos ter lhe ajudado.

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog