ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Dicas Simples para melhorar seus vídeos com o Youtube Analytics

Um novo ano se inicia e diversas novidades chegam junto à ele, mas algumas coisas não mudam, apenas, se desenvolvem ainda mais.

Esse é o caso dos vídeos no marketing digital, que só tende a ser mais utilizado nas estratégias em 2017.

Por sua versatilidade, dinamismo e grande aceitação, criar vídeos para atrair potenciais clientes e estabelecer uma conexão assertiva é uma grande escolha.

Certamente, essa não é uma novidade para você que já trabalha nesse setor, porém pode ser que você não saiba sobre o Youtube Analytics.

É, isso mesmo que você imagina! Assim como o Analytics tradicional, o indicador de métricas de desempenho do Youtube lhe entrega dados importantes dos seus vídeos.

Pode ser algo simples aparentemente, mas essa “novidade” tem grandes chances de representar o que faltava para você melhorar seus vídeos e alavancar seu canal de uma vez por todas.

Como você sabe, acompanhar métricas de desempenho é extremamente importante para que seus conteúdos se tornem cada vez mais efetivos, atraentes e relevantes.

Hoje, nós, do Mestre do Adwords, queremos lhe mostrar através de dicas simples, como melhorar seus vídeos com o Youtube Analytics.

Pronto para anotar? Então vem com a gente!

 

melhorar seus vídeos com o Youtube Analytics

 

#O que é o Youtube Analytics?

Como dissemos logo no início, o Youtube Analytics é uma versão do já tão conhecido e utilizado Google Analytics, só que com análise voltada ao desempenho dos vídeos.

A ferramenta já está integrada à todos os canais que são criados no Youtube, gerando dados a partir da análise do “comportamento” dos seus vídeos na rede.

Entre os dados entregues, estão:

  • Quais conteúdos trouxe mais inscritos para o seu canal no Youtube.
  • Qual a maior fonte de tráfego, ou seja, qual o canal que está mandando usuários para o seus vídeos, seja Facebook, pesquisas, Google, blogs, sites e outros.
  • Qual é o dispositivo que o seu público utiliza para acessar seus vídeos. Por exemplo, smartphones, computadores ou tablets.
  • Quantas visualizações seu vídeo possui, incluindo visualizações em tempo real.
  • Tempo médio de consumo de cada conteúdo disponibilizado e do seu canal de modo geral.
  • Quais vídeos são mais visualizados e, portanto atraíram mais interesse e engajamento do público alvo ao qual ele se destina.
  • Quais vídeos foram mais compartilhados na rede.
  • Qual a região predominante do público que acessa o seu canal.
  • Quais temas são mais visualizados.
  • Composição da sua audiência, entre inscritos e não inscritos.
  • Porcentagem de retenção da audiência do seu canal.
  • Possibilidade de fazer combinações de dados para encontrar dados mais específicos e importantes.

Entre dezenas de outros dados que podem lhe contar muito sobre a sua audiência, fazendo com que você se torne mais assertivo nas estratégias de marketing digital.

Agora que você conhece todas as possibilidades que o Youtube Analytics lhe oferece, vamos às dicas?

 

YouTube-ganhar-dinheiro

 

#Apostando em temas regionais

Como você deve saber, para acertar em cheio, é preciso oferecer conteúdo relevante e de boa qualidade ao público que você deseja atingir.

Só que na internet, isso pode ser um pouco complexo, pois a abrangência do tráfego é descomunal.

Então o que poderia ser um ponto positivo, ter um grande alcance, se transformaria no seu pior pesadelo, ou seja, a atração de um tráfego de baixa qualidade, resultando em uma taxa de rejeição e conversão abaixo de zero.

Para não sofrer com isso, basta que você aplique essa dica simples: Verificar no seu Analytics qual é a região predominante do seu público alvo.

Uma vez descoberta, você pode pegar esses dados e pesquisar temas mais regionais para tratar em seus vídeos, conseguindo segmentar ainda mais e trazer um tráfego mais interessado, com maiores chances de gerar conversão.

Há diversas maneiras de trabalhar com esses dados, por exemplo:

  • Você pode descobrir que a sua audiência é bastante diversificada, sendo alguns de São Paulo, outros de Belo Horizonte, Rio de Janeiro…
  • Então, diante desse cenário, você consegue trazer materiais especiais para cada nicho da sua audiência ou ainda descobrir temas que os conectam em um mesmo universo.

O interessante é que esses dados disponibilizados pelo Youtube Analytics permite que você conheça seu público de maneira mais detalhada, lhe dando a possibilidade de entregar o que eles, realmente, procuram.

 

YouTube_Analytics

 

#Olhe para os vídeos mais visualizados

Se você não sabe exatamente sobre o que tratar em seus vídeos para ter melhores resultados, saiba que a resposta para essa questão pode estar nos vídeos que você já fez anteriormente.

É isso mesmo! Como você viu no início, o Youtube Analytics lhe fornece dados sobre quais vídeos do seu canal foram mais visualizados, além dos conteúdos com maior engajamento. Certo?

Saiba que através dessa informação você consegue entender quais assuntos o seu público acha mais interessante.

O resto você já sabe não é? Basta fazer essa identificação e pesquisar ramificações dessas temáticas, criando outros conteúdos com forte possibilidade de gerar interesse e consequentemente visualizações e engajamento.

Sem dúvidas, conhecendo o “gosto” da sua audiência, ficará mais simples oferecer o que eles desejam consumir.

#Descobrindo as melhores plataformas para investir

Por mais que um canal seja bem sucedido de maneira geral, sempre irão existir as melhores plataformas para investir. Isso quer dizer, aquelas que trazem maior e melhor fonte de tráfego.

Para você descobrir quais são as suas, é muito simples! Basta ir até o Youtube Analytics e verificar os dados que correspondem à origem do tráfego do seu canal.

Por meio dessas métricas você entenderá como os usuários estão encontrando e “entrando” no seu canal, se foi por meio de indicações de blogs ou sites, se é por meio de pesquisas no Google, pelo Facebook, ou até mesmo pela lista de vídeos relacionados no Youtube.

Assim que essa informação ficar clara para você, será muito mais simples criar uma estratégia priorizando esses meios e, consequentemente, atrair melhores resultados.

 

Pronto! Agora é com você… Aproveite todas as dicas e comece a testar em seus vídeos hoje mesmo. Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a entender como o Youtube Analytics pode melhorar seus vídeos.

Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente, será um prazer poder lhe ouvir.

Até a próxima!

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog