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Whatsapp Marketing – 5 Dicas Para Engajar o Público Alvo

Ostentando por volta de 1 bilhão de usuários ativos e trilhões de mensagens diárias, o Whatsapp é, incontestavelmente, uma excelente ferramenta do marketing na atualidade.

O Whatsapp Marketing apresenta uma característica muito peculiar, que é o fato de proporcionar uma comunicação mais próxima entre empresa/público, oportunidade que não está presente em qualquer ferramenta.

Com tanta potência, é óbvio que para que ele se tornasse um fenômeno dos negócios, não iria demorar muito tempo. Certo?

Por outro lado, o Whatsapp Marketing, por conta de sua característica principal, citada acima, ou seja, o fato de proporcionar uma comunicação muito aproximada e, portanto uma maior facilidade de gerar uma conexão forte, se não utilizado de forma correta, pode atrair problemas irreversíveis.

 

Whatsapp Marketing,

 

O que eu quero dizer com tudo isso é que para trabalhar o Whatsapp marketing é necessário que você consiga dosar as ações muito bem, caso contrário, você poderá ser acusado de invadir a privacidade do usuário, de ser chato e até mesmo ter a sua credibilidade posta em dúvida.

Foi vendo as constantes abordagens sobre esse assunto e o incentivo das práticas tão presentes que eu resolvi que deveria te alertar sobre os perigos de uma prática não tão bem feita.

Para solucionar essa questão, eu achei melhor lhe mostrar 5 dicas para engajar o público alvo através do Whatsapp Marketing, a partir dessas informações, você poderá ter uma melhor visão sobre o que fazer nesse caso.

Vamos lá?

 

Whatsapp Marketing Para Engajar – #1 Abra o Canal de Comunicação

Uma das primeiras coisas que você precisa fazer para iniciar uma espécie de relação entre empresa/público é abrir o canal de comunicação, ou seja, mostrar-se disponível para ouvir, informar, conversar, solucionar, comunicar através de um canal.

E no Whatsapp  Marketing isso não é diferente, você também precisará abrir o canal de comunicação para começar a mostrar ao seu público alvo que você está ali, presente e disponível para atendê-lo sempre.

Essa é uma forma de começar o processo de engajamento. Isso porque, quando você mostra essa disponibilidade ao público, quando você estabelece um canal de comunicação, onde ele pode se expressar e, possivelmente, buscar soluções mais direcionadas e personalizadas, a conexão público/marca se estabelece com maior facilidade e naturalidade por conta da empatia criada.

Acontece uma espécie de mágica que entrega a seguinte mensagem ao potencial cliente:

  • “Essa marca se preocupa, essa marca me ouve. Ela se comunica comigo!”.

A minha dica aqui é que para executar essa tarefa, você preze em fazer a divulgação do seu número de Whatsapp, ou melhor, do número de Whatsapp do seu negócio.

Essa divulgação pode ser junto as suas campanhas de links patrocinados, no seu site, nas redes sociais, tudo muito natural e integrado as suas peças de marketing. Ok?

Não se esqueça de verificar qual é o local que o seu público alvo mais frequenta, a divulgação será muito mais eficaz, atraindo usuários, realmente, interessados e não apenas curiosos.

 

Whatsapp Marketing.

 

Whatsapp Marketing Para Engajar – #2 Comunique-se Com Qualidade

Se você deseja engajar o seu público alvo através do Whatsapp Marketing, não basta mostrar-se disponível, você precisa se comunicar com qualidade.

Isso quer dizer que antes mesmo de se comunicar, você deve estudar o seu público alvo, a fim de entender melhor como é a linguagem utilizada por eles, quais são as necessidades, desejos, entre outras coisas no intuito de estar o mais próximo possível da realidade desse alvo.

A sua comunicação será responsável por estabelecer uma conexão, gerar empatia e engajamento. Por isso, fale da mesma linguagem do seu público, seja objetivo e claro, esteja posicionado no mesmo patamar que eles, não se posicione como pouco nem como demais a um nível inalcançável.

É importante que você se empenhe em solucionar possíveis problemas ou dúvidas apresentadas, que você se mostre interessado em apresentar soluções personalizadas e relevantes.

Dica Extra: Tenha muito cuidado nessa fase, principalmente, se ela for o início do contato. Você deve ponderar essa abordagem, pois é imprescindível que você não invada a privacidade do seu potencial cliente. Caso contrário, você pode criar um ambiente bastante desconfortável e ao invés de trazê-lo para perto, mandá-lo para bem longe do seu negócio.

 

Whatsapp Marketing Para Engajar – #3 Conteúdo Relevante

Como eu lhe disse acima, o Whatsapp Marketing tem como uma de suas principais características o fato de proporcionar uma comunicação muito mais aproximada do que outras plataformas do mesmo segmento.

Essa característica se mostra como uma grande facilitadora para o marketing, principalmente, no quesito direcionamento de conteúdo para o usuário.

Se você não entendeu, não se preocupe, pois eu vou te explicar melhor. Olha só, por você se comunicar de maneira mais próxima com o seu alvo, o ambiente da conversa é mais restrito e aparentemente privado e essa sensação possibilita que o potencial cliente entregue muito mais sobre suas características de consumo, como necessidades e desejos.

A partir dessas informações, você consegue entendê-lo melhor e formular conteúdos relevantes e extremamente personalizados a essa característica apresentada por ele.

Automaticamente, esses conteúdos serão muito mais eficazes na tarefa do engajamento, correto? Afinal, você está entregando o que o cliente em potencial precisa.

Você pode estar querendo me dizer:

  • “Tiago, mas eu terei um enorme trabalho para direcionar um conteúdo para cada usuário que eu me comunicar!”.

Calma, não se preocupe. Realmente, você terá muito trabalho, mas a grande sacada aqui é criar grupos por categoria de interesse, desejos, necessidades, entre outras características que podem selecionar um tipo de conteúdo específico para engajar.

Ao criar esses grupos, você saberá que o grupo A, será engajado com o conteúdo 1 e o grupo B, com conteúdo 2 e assim por diante. Captou a ideia?

Tem mais, com essa prática simples, você só direcionará conteúdos de qualidade, sem ficar importunando seu público com informações que não são relevantes.

 

Whatsapp Marketing Para Engajar – #4 Listas Vips e Atrativos

Para engajar, nada melhor que criar uma seleção especial de atrativos para o seu público alvo, não é verdade?

No Whatsapp Marketing isso é extremamente possível e eficaz, basta que você coloque a sua criatividade para funcionar a todo vapor.

Essa prática funcionará como uma espécie de gerador de interesse de quem ainda não pertence ao seu seleto e vantajoso grupo de Whatsapp.

Para quem já está presente nesse grupo, os atrativos só virão para comprovar o quanto é benéfico ser um integrante.

A minha dica aqui é que você se empenhe em criar ações que incentivem o interesse em participar, por exemplo:

  • Um grupo Vip.
  • Descontos ou Brindes Exclusivos.
  • Acesso a Lançamentos Antecipados.
  • Valores de produtos especiais.
  • Acesso a materiais exclusivos.
  • Informações em Primeira Mão.

Entre milhares de outras coisas que chamam a atenção e atraem o interesse dos usuários em fazer parte pela quantidade de benefícios, pela exclusividade oferecida.

 

Whatsapp Marketing

 

Whatsapp Marketing Para Engajar – #5 Preocupe-se com a Satisfação

Para ter um engajamento completo em torno de sua marca ou negócio, você precisa cobrir todas as áreas, inclusive a importante área que diz respeito à satisfação do cliente.

Quando você trabalha com Whatsapp Marketing, essa pesquisa de satisfação é muito mais simples de ser alcançada e, mais, geralmente ela é mais verdadeira, por se tratar de um ambiente restrito ao público externo.

O que eu quero dizer é que o seu potencial cliente se sente mais a vontade em expor opiniões, sem se preocupar com julgamentos alheios, afinal, ele está em um ambiente privado e a conversa é direta, entre ele e a sua empresa.

Esse tipo de relação propicia uma conexão ainda maior e, consequentemente, um engajamento contínuo.

Por isso, preocupe-se com a satisfação do seu cliente, pergunte, faça pesquisas se for o caso, isso lhe ajudará e muito a manter o engajamento em alta.

Pronto! Agora você já conhece as 5 dicas para engajar o público alvo com o Whatsapp Marketing, esse é o momento ideal para que você entre em ação.

Basta realizar testes e colocar em prática tudo que você aprendeu por aqui. Espero que esse conteúdo tenha sido imensamente relevante para você. Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato comigo agora mesmo, envie sua pergunta pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais, te retornarei o mais breve possível.

Volte sempre que quiser ou precisar de sacadas, dicas e informações sobre o mercado digital. Certamente estarei lhe esperando aqui no Mestre do Adwords com conteúdos relevantes e atualizados diariamente.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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